sábado, 3 de janeiro de 2009

O blog Rádio Base revisita o telejornalismo norte-americano 3

Ed Murrow é levemente conhecido do público brasileiro graças ao filme Boa Noite e Boa Sorte, de George Clooney. É um quase-documentário que relata o embate entre o jornalista e o senador Joseph McCarthy, que dirigia uma comissão que investigava, com resultados desastrosos, supostas atividades comunistas de cidadãos norte-americanos.

Contudo, poucos aqui conhecem a atividade de Murrow no rádio. Ele foi correspondente em Londres para a rede de rádios da CBS em plena Segunda Guerra Mundial. Vários historiadores consideram que seus boletins ajudaram a tirar os EUA da neutralidade durante o conflito. Ouçam abaixo o relato que ele fez sobre um momento de tensão vivdo pela cidade.





No player abaixo, podemos acompanhar uma de suas reportagens durante aquele período. Ele fala sobre a queda do campo de concentração em Buchenwald, no ano de 1945.



Na televisão, Ed Murrow apresentou programas como Person to Person e See it Now. Foi neste último que ele apresentou a série de reportagens mostrando os abusos de Joseph McCarthy em sua investigação. Como vimos em Boa Noite e Boa Sorte, apesar de ter vencido a batalha, Murrow perdeu seu programa e foi tranferido para outra atração nas tardes de domingo.

Abaixo, podemos acompanhar a estréia de See It Now.

Nenhum comentário: