terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Sei lá, mil coisas 1 e 2

por Mário Marona

Band News FM de São Paulo.

A cidade debaixo dágua.

No ar, ao vivo, um diretor da DM9DBB é entrevistado num programa sobre propaganda.

A pergunta é uma pérola:

"Como está a pegada criativa da DM9?"

Da resposta, só consegui extrair três frases, todas encerradas com exclamação porque é assim que publicitário conclui qualquer manifestação verbal:

"Hoje em dia tá tudo muito ONOFF!"

"Isso acabou, e vai acabar cada vez mais!"

"Rádio é um veículo que eu a-do-ro!"

"É um mundo de possibilidades!"


*

CBN de São Paulo, 4 e meia da tarde de ontem.

A cidade debaixo dágua.

A prefeitura acabara de declarar "estado de atenção". Já havia 32 pontos de alagamento que paralisavam o trânsito da cidade inteira.

Um apresentador chamado Kioto, ou algo parecido, conversa animadamente com um entrevistado sobre... Truman Capote.

Logo depois, o assunto é futebol e discute-se, mais uma vez animadamente, se o nome do time inglês deve ser pronunciado Mânchester ou Manchéster.


*

Mário Marona é Sócio da empresa de assessoria, produção e consultoria de comunicação Mrmarona Produções Jornalísticas Ltda. Tem 53 anos. É gaúcho. Jornalista há 35 anos. Uma enorme lista de 'ex-funções': diretor de jornalismo da Band-Rio, editor-chefe do Jornal do Brasil, diretor de jornalismo da TV Globo em Brasília, editor-chefe do Jornal Nacional (TV Globo),editor-chefe adjunto do Globo, editor-executivo, editor de política, editor de cidade, editor de esportes e chefe de reportagem do Globo.

*

Comentário: O Kioto a que Mário Marona se refere é, na verdade, o Adalberto Piotto, que comanda as tardes da CBN.

4 comentários:

Alessandro disse...

bom, ele tb não foi lá um poço de profundidade ao tentar explicar o que queria dizer.

rádio fútil? sim, acredito que seja msm, mas ele provavelmente não ouve rádio há muitos anos, pois o tal Kioto que ele se refere pejorativamente é o Adalberto Kioto, apresentador do CBN Total desde 2003 ou 2004, quando a Maria Lydia saiu da CBN.
Tb acho alguns quadros desse programa bem futeis, tais como o quadro de musica e de futebol. Mas entendo que se trata de um dos raros espaços de "variedades" da CBN.
quanto a Bandnews, realmente é irritante ouvir certas coisas. Eles pisam na bola msm, mas o que ele quer? um rádio formal, como o de 70 anos atrás?
melhor ele se observar primeiro, pois clareza não é o seu forte.

Anônimo disse...

Pra mim, falar de vinho, moda e gastronomia é futilidade. Música e futebol são assuntos que geram polêmica, mas que a maioria das pessoas gostam de conversar e debater. Gosto do CBN Total. Pra mim é o melhor programa da CBN. Mas tanto ela quanto a BandNews perdem muito tempo falando de coisas realmente fúteis como as citadas acima. O noticiário diário é muito pesado, um pouco de variedade não mata, mas bom senso é melhor ainda. Pra que quero saber que vinho tomar quando como arroz, feijão e ovo frito? Tomo suco em pó mesmo!Pra que saber sobre alta gastronomia e moda se nada disso está a meu alcance e sinceramente não me interessa?

Abraços. Feliz ano novo.
WAGNER - MAUÁ - SP

Marco Antonio Ribeiro disse...

É Adalberto Pioto, gente. Dá pra falar de tudo um pouco. Não existe assunto fútil em jornalismo. Existe assunto mal explorado ou que não atende o interesse público. Se ouvinte não gosta que falem de vinhos, paciência. outros gostam. eu acho interessante este mundo dos vinhos, muito embora só tenha dinheiro para beber vinho "Chapinha" ou "Sangue de Boá". Gastronomia, também, embora só coma carne moída com legumes, contra-filé grelhado (contra vontade e por recomendação médica), omelete de tudo que é jeito, salada de beterraba, berinjela recheada, charutinho de repolho, etc. Também é interessante o noticiário sobre moda que é um setor da economia que cresce a cada dia.

De qualquer maneira, existem assuntos mais fúteis do que estes três, como por exemplo, FUTEBOL. E eu provo: seja a comida de um chefe francês de origem cearense, seja o p.f. do restaurante por quilo perto do seu serviço, seja a comidinha caseira da mamãe, a gente precisa comer, não precisa? A menos que você seja adepto do Naturismo e more na Praia de Tambaba, você precisa se vestir, seja com uma calça de 19 e 90 e camiseta de 12 e 90 da C&A, seja com um terno da grife DASLU Homem. Beber, você tem que beber, seja uma garrafa de X Tapa ou de água Perrier. E futebol? Alguém morre se não souber as últimas fofocas do futebol? Claro que morre. Eu conheço uns 5 lá no canal que tem um treco se não tiverem notícias boas do "Curíntia", futuro bi-campeão mundial. Então, senhores, tudo é importante. Ou não, como diria o filho de Dona Canô, de Santo Amaro da Purificação - Bahia ("esse blog Rádio Base é lindo!", diria ele). hahahahahahaha

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.