sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Documento histórico na Rádio Senado

Rádio Senado relembra edição do AI-5

Da Agência Senado

No próximo dia 13 completam-se 40 anos desde a edição do Ato Institucional n° 5 - o quinto e mais contundente dos decretos emitidos no período da ditadura militar no Brasil (1964-1985). A Rádio Senado relembra ess fato histórico levando ao ar o especial 40 Anos do AI-5, com veiculação inédita do áudio do encontro entre o então presidente Costa e Silva com ministros de Estado para a apresentação do AI-5.

Essa edição do programa Reportagem Especial - produzido pelo repórter Cezar Motta, da Rádio Senado - é pontuada por canções da época que manifestavam o sentimento de protesto da classe artística à censura, por meio de expressões e versos metafóricos. O programa apresenta ainda depoimento do então líder do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) na Câmara dos Deputados, Alencar Furtado - cassado pelo presidente Ernesto Geisel em 1977 por fazer uso, ao discursar na TV, de expressões associadas às práticas da ditadura militar.

O programa Reportagem Especial vai ao ar nesta sexta-feira (12) às 18h, com reprise no sábado (13), às 10h, e no domingo, às 17h.
------------------------
Não sei porque, mas nunca consegui ouvir a Rádio Senado pela internet. Sempre dá erro na conexão. Mas deixo a dica para quem conseguir ouvir. É documento histórico e importante, para entendermos um pouquinho mais sobre a história deste país.

Por falar em Rádio Senado, a emissora deve receber nova equipe em 2009. O concurso público, aplicado pela FGV, foi finalizado e os candidatos já aguardam a convocação. Para os locutores, o teste prático foi realizado na segunda semana de dezembro (isso se seguiram o cronograma!).

Nenhum comentário: