quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Colégio SESI de Londrina é o vencedor do 8º Prêmio Escola Voluntária

O Colégio SESI de Londrina (PR) foi o primeiro colocado da oitava edição do Prêmio Escola Voluntária. Os vencedores foram conhecidos na noite de ontem em cerimônia realizada no Itaú Cultural, em São Paulo. Apresentado por Marcelo Tas, o evento contou com a participação de João Carlos Saad, Presidente do Grupo Bandeirantes, Antonio Jacinto Matias, Vice-presidente da Fundação Itaú Social, Ana Beatriz Patrício, Diretora da Fundação Itaú Social, Milú Villela, Presidente do Faça Parte - Instituto Brasil Voluntário, e do prefeito de São Paulo Gilberto Kassab.

O projeto da escola paranaense, “Isolantes térmicos para residências de famílias de baixa renda na cidade de Londrina”, foi considerado o vencedor dentre as 623 inscrições de escolas de Brasília, Minas Gerais, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. O Prêmio deste ano obteve um aumento de 21% no número de projetos inscritos em relação a 2007.

A idéia do projeto vencedor surgiu por acaso, quando um dos alunos estourou uma caixa de leite longa vida. Sob a coordenação do professor de física Carlos Henrique Vici, alunos do primeiro e segundo anos desenvolveram, a partir desse tipo de embalagem, um forro que funciona como isolante térmico. Após a aplicação das mantas em casas de famílias de baixa renda que tinham telhas de amianto e de barro, observou-se uma grande redução da temperatura dessas residências.

O Colégio Estadual Doutor Adino Xavier, de São Gonçalo (RJ), ficou em segundo lugar com o projeto “Além do que os olhos vêem”. O terceiro lugar foi para o projeto “Qualidade de vida sim - horta, pormar e bosques comunitários” da Escola Estadual Coronel Francisco Gomes Campo, de Muriaé (MG).

A escola de Londrina ganhará dois computadores e uma viagem de sete dias para Salvador para conhecer projetos sociais de referência nacional. As outras nove escolas finalistas ganharão um computador cada.

O Prêmio Escola Voluntária, organizado pela Rádio Bandeirantes com o apoio da Fundação Itaú Social, tornou-se referência e tem por objetivo divulgar e premiar instituições de ensino responsáveis por projetos sociais que incentivem o trabalho voluntário entre os seus alunos. Desde sua criação em 2001, Ano Internacional do Voluntário, 2540 escolas inscreveram seus projetos.


Vencedores do 8º Prêmio Escola Voluntária

1º lugar

Colégio SESI (Londrina, PR)

“Isolantes térmicos para residências de famílias de baixa renda na cidade de Londrina”


2º lugar

Colégio Estadual Doutor Adino Xavier (São Gonçalo, RJ)

“Além do que os olhos vêem”


3º lugar

Escola Estadual Coronel Francisco Gomes Campo (Muriaé, MG)

“Qualidade de vida sim. Horta, pomar e bosque comunitários”



Menções honrosas



Escola Fundamental Alvacir Vite Rossi (Brasília, DF)

“A construção do pensamento ecológico para o despertar da cidadania”



Escola Internacional de Alphaville (Barueri)

“Janelas para o futuro”



http://www.radiobandeirantes.com.br/escolavoluntaria

Um comentário:

Anônimo disse...

Considero merecida a vitória do projeto realizado pelo SESI, que tem sido modelo de ensino para nossa cidade. E estou pessoalmente satisfeita por dois de meus filhos terem feito parte deste lindo projeto.