Estudantes da FAU ganham concurso de escolha de novo Logo da Rádio USP Beatriz Flausino - 30/09/2008 16:21 - Agência USP de Notícias. Logo ganhador do concurso foi elaborado por alunos da FAU
O novo logotipo da Rádio USP FM foi escolhido. O vencedor do concurso, organizado pela Rádio para a escolha do logo, foi o projeto elaborado por três estudantes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP: Andrea Silva Ribeiro, Leandro Lopes de Oliveira e Aline Coutinho de Araújo.
A comissão encarregada de escolher o novo logo era formada por Heliodoro Bastos Filho (Dorinho), professor do curso de Publicidade e Propaganda da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP; Cinzia de Araújo, designer da Editora da USP (EDUSP); Francisco Homem de Melo, professor FAU e Thais Helena dos Santos, da Divisão de Marketing da
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da USP.
Entre mais de 100 trabalhos inscritos, a comissão optou pelo trabalho dos estudantes da FAU. "Essa é uma proposta muito contemporânea. Além disso, os designers responsáveis pensaram em muitas aplicações e conceitos interessantes para o logo", afirma Dorinho Bastos. Cinzia de Araújo explica que a comissão procurava um logo que desse uma identidade visual para a Rádio.
Outro ponto no projeto desenvolvido pelos estudantes da FAU que chamou a atenção dos membros da comissão foram os usos dados ao novo logotipo. Os estudantes aplicaram a marca em camisetas, bolsas, adesivos e outros meios de divulgação. ?Eles deram um plano futuro para o logo de forma muito criativa?, opina o professor Dorinho.
Os estudantes Andrea, Leandro e Aline decidiram participar do concurso porque têm um projeto de design juntos, o Quadradão (http://www.quadradao.com.br/), iniciado este ano. O logotipo da Rádio USP foi o primeiro trabalho desenvolvido por eles. Leandro conta que em atividades extracurriculares eles descobriram afinidades com o
design e pretendem seguir neste ramo.
Sobre a idéia do logo, Leandra diz que "o Quadradão tem uma ligação muito forte com a tipografia, então, fizemos os parênteses remetendo às ondas de rádio". Eles já sabem também o que fazer com o prêmio: investir no Projeto Quadradão.
A iniciativa do concurso partiu do diretor da Rede USP de Rádio, Lupércio Tomaz, e organização foi feita pela Divisão de Marketing da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da USP.
A cerimônia de premiação do logotipo ocorrerá junto com a inauguração das novas instalações da Rádio USP, no prédio da Antiga Reitoria, na Cidade Universitária, em São Paulo, no dia 16 de outubro, às 17 horas.
Um comentário:
Os vencedores do "concurso" deveriam explicar aos demais concorrentes a incrível semelhança entre sua criação e o logo da Revista do Brasil (www.revistadobrasil.net).
Postar um comentário