terça-feira, 12 de agosto de 2008

Rádio 5.1: prepare-se para ouvir rádio digital com qualidade surround

Redação do Site Inovação Tecnológica

DAB Surround®: esta é a mais nova sigla da tecnologia e que estará nas paradas de sucesso quando chegar a transmissão de rádio totalmente digital. DAB é uma sigla para Digital Audio Broadcasting.

Rádio com qualidade surround

Os engenheiros alemães do Instituto Fraunhofer, criadores da nova tecnologia, acabam de demonstrar o funcionamento dessa nova forma de transmissão digital de rádio, que está para as atuais transmissões de FM assim como o CD está para o antigo LP.

"Quando você ouvir uma música pelo rádio, ela irá soar como se você estivesse numa sala de concertos e não na sua mesa da sala," diz o engenheiro Matthias Rose, um dos responsáveis pelo desenvolvimento das técnicas necessárias para o processamento e a compressão dos arquivos de áudio a serem transmitidos.

MPEG surround

A compressão dos dados fez com que as transmissões do rádio digital surround pudessem ser feitas com a mesma taxa de transmissão hoje utilizada pelas emissoras que transmitem em qualidade estéreo. Só que com uma qualidade de som muitíssimo superior.

O padrão utilizado é o MPEG surround, que comprime os seis canais (5.1) da música com qualidade surround em arquivos do mesmo tamanho dos atuais arquivos com qualidade apenas estéreo.

Aparelhos de rádio digitais

Outra vantagem do DAB surround® é que as emissoras de rádio poderão fazer a transmissão simultânea no novo padrão e na atual qualidade estéreo. Os receptores tradicionais irão simplesmente ignorar os dados extras que descrevem o som surround e executar o som de forma normal, enquanto os futuros aparelhos utilizarão esses dados para reproduzir o som 5.1 original com qualidade perfeita.

--------------------------------

Pois é. As novidades já acontecem (aos poucos) lá fora.

Mas o Brasil tem mercado para uma novidade dessas, por exemplo?

Que emissora se prontificaria a transmitir em 5.1, sem a garantia do retorno dos ouvintes?

Quem bancaria essa tecnologia toda?

Perguntas são o que eu tenho agora, somente.

Um comentário:

Anônimo disse...

A antiga Mundial 860 e Manchete 760transmitiam em stereo. Até hoje não vi nenhum receptor de AM stereo, apesar de serem comercializados no exterior. Esperemos que o sinal em surround tenha receptores para que possam ser ouvidos e apreciados.