quinta-feira, 31 de julho de 2008

Hoje é dia de debate

As rádios Bandeirantes (AM 840 / FM 90,9) e BandNews FM (96,9) transmitem ao vivo o primeiro debate entre os candidatos à prefeitura de São Paulo, que acontece nesta quinta-feira às 22h. A transmissão conjunta - ancorada por Paulo Galvão (rádio Bandeirantes) e Eduardo Barão (BandNews FM) - começa às 21h acompanhando a chegada dos candidatos à sede da Band no Morumbi. Oito repórteres das duas emissoras levarão aos ouvintes as informações dos bastidores durante os intervalos do debate. Oito candidatos participam: Gilberto Kassab (DEM), Paulo Maluf (PP), Marta Suplicy (PT), Renato Reichmann (PMN), Ciro Moura (PTC), Geraldo Alckmin (PSDB), Ivan Valente (PSOL) e Soninha Francine (PPS).

Mediado por Boris Casoy, o debate será dividido em cinco blocos. No primeiro bloco cada candidato responde a uma mesma pergunta feita pela produção (resposta de 1 minuto). No segundo e terceiro blocos candidato pergunta para candidato (pergunta 30 segundos e resposta de 1 minuto e meio. Réplica de 1 minuto e tréplica de 1 minuto). No quarto bloco os jornalistas do Grupo Bandeirantes José Paulo de Andrade e Fernando Vieira de Mello perguntam aos candidatos de acordo com sorteio prévio e escolhem o candidato que comentará a resposta (pergunta 30 segundos e resposta de 1 minuto e meio. Comentário de 1 minuto e réplica de 1 minuto). No quinto bloco, cada candidato terá direito a um minuto e meio para as considerações finais: “As regras do debate proporcionam um intenso confronto de idéias, mas não acredito em ataques pessoais. Os candidatos entenderam que o eleitor está mais racional, menos emocional. Por isso espero um debate voltado à apresentação de soluções dos problemas da cidade”, afirma Fernando Mitre, diretor nacional de jornalismo. Mesmo assim, em caso de ofensas pessoais, as regras prevêem a concessão do direito de resposta.

Quinze câmeras serão posicionadas - no pátio da emissora e no interior do estúdio - para registrar toda a movimentação ao vivo. Uma das câmeras será instalada num helicóptero para mostrar do alto a chegada dos candidatos. Durante a transmissão será utilizado o recurso da “tela dividida”, que colocará em cena ao mesmo tempo o candidato que faz a pergunta e aquele que dá a resposta. “Isso é importante para que o telespectador não perca nenhuma reação dos candidatos”, afirma Mitre.

Além de Band, o Bandnews TV (canal por assinatura) e o site da Band (www.band.com.br) também fazem a transmissão ao vivo.

No mesmo dia e horário a Band realiza debates em cinco capitais: Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Porto Alegre e Manaus. Candidatos de São José dos Campos debatem na Band Vale, candidatos de Araras debatem na Band Campinas, candidatos de Chapecó estarão na TV Barriga Verde (Santa Catarina), candidatos de Niterói debatem na Band Rio. As emissoras de Barra Mansa e Maringá farão debates com os candidatos locais.

3 comentários:

Anônimo disse...

Vale lembrar que a TV Band Rio pretendia convidar apenas os primeiros candidatos em uma pesquisa eleitoral na capital, e os demais candidatos seriam entrevistados separadamente. Mas um dos candidatos nanicos recusou a regra. E como a Band não queria convidar os 12 candidatos para o debate, acabou oferecendo o debate para os candidatos de Niterói, que aceitaram a regra da Band.

deivid disse...

Preferia que o debate fosse mediado pelo Ricardo Boechat, ao invés do Boris Casoy.

Anônimo disse...

Eu não perdi meu tempo vendo o debate de Niterói. Mas creio que escalaram o Ricardo Boechat para mediar. Ainda mais sendo ele filho legítimo da terra.