domingo, 6 de julho de 2008

Aumenta o número de ouvintes de rádio via internet (e o ECAD vem aí...)

Do site português de mídia Jornal Briefing:

Marina Chiavegatto

O número de ouvintes de rádio online, bem como de podcasts, aumentou desde Novembro, revelou um estudo realizado pela Rajar (Radio Joint Audience Research).

O estudo, que contempla apenas o Reino Unido, concluiu que 14,5 milhões de cibernautas ouvem rádio a partir da internet, mais 2,5 milhões que em Novembro. O podcast também se tornou mais popular, sendo que o número de downloads aumentou de 4,3 milhões para 6 milhões.

Outro dado interessante da pesquisa foi o facto de 53% dos inquiridos mostrar-se aberto a fazer o download de podcasts com publicidade, caso estes fossem disponibilizados gratuitamente.

------------------------------------

Tentei pegar mais detalhes dessa pesquisa, mas não consegui acessar seu conteúdo sem fazer a assinatura do site. Apesar de serem dados referentes ao Reino Unido, acho que é uma boa referência para saber o que se passa com a internet e o movimento dos seus usuários.

Não é sem motivos que o ECAD acaba de criar o setor de "Novas Mídias". O Escritório já vem entrando em contato com as web-rádios, a fim de dialogar sobre como se dará a contribuição de direitos autorais na internet. Em outras palavras, cobrar. O valor mensal, para web-rádios, vai variar aproximadamente entre R$ 180 e R$ 600.

Mas aí temos dúvidas. E uma rádio convencional que também transmite pela internet, pagará duas vezes? Se não, porque uma web-rádio tem de pagar? Só algumas perguntas, de leve... depois a discute de forma mais aprofundada.

Um comentário:

Anônimo disse...

http://radiogospelviva.caster.fm/