quinta-feira, 27 de março de 2008

Rádio Record volta ao passado para conquistar audiência

A nota divulgada pela Record faz pensar:

Rádio Record apresenta 9 horas de programação sertaneja aos finais de semana

A emissora, que ocupa a terceira colocação no ranking das rádios populares paulistanas, oferece aos seus ouvintes um grande destaque em sua grade de programação de um dos segmentos mais importantes do cenário musical e cultural brasileiro. Sérgio Reis, Donizeti e Sérgio Luis são os responsáveis por apresentar 9 horas de programação sertaneja aos finais de semana.
O melhor do sertão começa a ser exibido nas tardes de sábado. Sérgio Luis apresenta, das 12h00 às 14h00, o programa 'Especial Sertanejo'. No período noturno é a vez do cantor Donizete assumir o microfone. O programa vai ao ar das 22h00 à 0h00.
Nas manhãs de domingo, o programa 'Especial Sertanejo' volta a ser apresentado por Sérgio Luis. A atração vai ao ar das 10h00 às 11h30. Logo em seguida Sério Reis comanda o 'Raízes do Sertão'. O programa de um dos nomes mais consagrados da música sertaneja é voltado para a vida e cultura da zona rural do Brasil, a vida caipira, a música sertaneja, as modas de viola, danças e comidas típicas, grandes artistas, humor, moda country, entretenimento e muitas reportagens especiais. O 'Raízes do Sertão' é apresentado das 11h30 às 13h00.
O 'Especial Sertanejo' novamente é exibido nas noites de domingo. Donizete comanda a atração das 22h00 à 0h00.
Vale lembrar que a Rádio Record tem tradição no segmento. Nas décadas de 70, 80 e 90, a emissora mantinha no ar um dos programas mais ouvidos no Brasil: o inesquecível 'Linha Sertaneja Classe A', cuja apresentação foi protagonizada por três ícones do rádio: Zé Bétio, Zé Russo e Carlitos Martins.


Comentário: A Rádio Record administrada pela IURD está cada vez mais parecida com a Rádio Record que foi de propriedade da família Machado de Carvalho.

Assim que foi adquirida pela Universal, a emissora perdeu seu rumo, chegando a transmitir uma programação eminentemente religiosa, como não bastasse o fato da igreja ter a Rádio São Paulo e a Rede Aleluia (FM). O bom senso prevaleceu e a Record foi, aos poucos, voltando a ter uma programação secular. Tentou o caminho do jornalsimo, mas esse segmento já está ocupado por emissoras com ampla tradição histórica.

Com isso, nada melhor que voltar ao passado para tentar se reposicionar no mercado. A base atual da programação lembra muito aquela que fez da emissora líder de audiência nos anos 80: comunicadores populares, musica sertaneja e cobertura futebolística.

7 comentários:

Anônimo disse...

Acho que voltando ao passado a Rádio Record nao vai conquistar audiencia. O radio mudou e como mudou principalmente com o fortalecimento do fm e o surgimento da internet. Tocar musica em am e sim coisa do passado, mas que nao vai resultar em nada. O am tem que focar sua programação na prestação de serviço como fazem Globo e Capital. FORTE ABRAÇO

HENRIQUE SAMPAIO - SAO JOAO DOS PATOS - ESTADO DO MARANHAO

Anônimo disse...

Mas a nota é clara: a Record investe na parte musical (sertaneja) apenas nos fins de semana. Durante a semana a emissora continua apostando nos comunicadores populares (Gil Gomes, Kaka Siqueria, Paulinho boa pessoa) e prestação de serviço, igual a Globo e a Capital.
Com a potencia e dinheirama da IURD, se quiserem e fizerem direitinho, eles abocanham o segundo lugar a médio prazo. O AM musical ainda tem espaço, principalmente nas madrugadas, que na Record ainda prevalece a programação religiosa. Se jogarem um programa sertanejo das 00h as 6h, garanto que o ibope vai subir muuito.
Alessandro Pereira - Jundiaí

Anônimo disse...

Tava com pressa na hora de ler hein Henrique? rs rs

Ricardo Moralles - Passo Fundo-MG

Samuel disse...

Discordo do Sr. HENRIQUE SAMPAIO - SAO JOAO DOS PATOS. Ainda hoje os programas da Record dos anos 70 são comentados saudosamente por muitas pessoas, tanto é que cheguei a este blogger procurando notícias do Zé Bétio.

brasãozinho disse...

EU PARABENIZO A RECORD, POR DAR CHANCE PRAS PESSOAS QUE GOSTAM DE MUSICAS DO PASSADO AQSSIM COMO EU. BRASÃOZINHO CUIABÁ MT.NTNXMPHU

Anônimo disse...

Concordo com o colega, pois também cheguei a este blogger, procurando notícias do Zé Bétio. Eu era criança morava em um sítio e acordava de madrugada para escutá-lo antes de ir para a escola...joga água no gordo!!... sentado na porteira da fazenda la no estadão do Mato Grosso... ver a lua nova com su estrelinha ao lado... bons tempos!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Eu queria saber por que o ze betio não está mais no ar