sábado, 1 de março de 2008

Rádio brasileiro de luto com a perda de Haroldo de Andrade


Radialista Haroldo de Andrade morre aos 73 anos

do portal Terra

O radialista Haroldo de Andrade morreu na tarde de hoje, aos 73 anos, vitima de complicações provocadas por diabetes. Ele estava internado há quatro meses no hospital Pró-Cardíaco em Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro, conforme informou sua família.

Haroldo estava em quadro de coma induzido e já havia sido submetido a uma cirurgia de amputação de uma das pernas. Ele deixa oito filhos.

O radialista comandou por 45 anos o Programa Haroldo de Andrade na Rádio Globo, em um dos principais horários da grade de programação (das 9h às 12h). Em 2002, deixou a emissora e três anos depois comprou uma rádio, que leva seu nome.

O corpo de Haroldo de Andrade será sepultado neste domingo, às 11h, no cemitério São Francisco Xavier, no Caju.


*

Direto do Orkut, a saudade de seus ouvintes

Haroldo de andrade faleceu
Gente, eu sinto muito de ter que a notícia nesta comunidade, mas eu acabei de ouvir na radio globo, que o nosso mestre do rádio brasileiro faleceu. Toda a solidariedade e sentimento para sua família, que ele descanse em paz, e que seus filhos e netos continuem o seu legado inesquecível na história do rádio.

eu nao posso acreditar estou chorando emocionado pela morte desse icone do rádio nosso agora saudoso Haroldo de Andrade estou arrasado um homem que deu tudo pelo rádio e o seu sonho de ter sua propria rádio foi realizado é uma pena que nao teve aquele tempo de aproveitar vai com Deus meu eterno comunicador.

Que descance em paz pois lutou até o final trabalhando e nos dando o prazer de ouvir a sua voz. Que os filhos continuem esse trabalho nunca deixando apagar a chama por ele deixada. Como sugestão deixo que todos os dias as 9:00 entre a vinheta de seu programa com o bom dia. Ao Haroldo só podemos agradecer por tudo.

Era indizível o prazer de ouvir a sua voz.
Foi companhia por toda a minha vida.
Um homem sábio,educado e de grande carisma.

Sinto muito pela perda do nosso mestre Haroldo. Pêsames a todos.


Haroldo sai da vida terrena p/ entrar na história
Haroldo nasceu num dia especial ( 1º de maio) e entrou para a História numa data igualmente especial: 1º de março. A herança que uma pessoa como ele deixa é o profissionalismo inigualável e a amizade eterna com todos nós ouvintes. Que Deus o receba de braços abertos, mestre!


Fica no coração de todos uma imensa saudade
É realmente uma perda para a hsitória do radialismo brasileiro a perda do nosso grande amigo Haroldo de Andrade. Mas fica no coração sempre a imensa dedicação, o carinho pelos ouvintes e o amor pelo rádio e pelos debates. Para minha família permanecerá uma anorme saudade de sua companhia matinal nos Programas da Rádio Haroldo e todo o seu carinho e dedicação para seus ouvintes. De todo coração desejo para a família desse maravilhoso radialista que Deus reconforte seus corações com o imenso Amor de Pai , que consola aqueles que ficam nessa caminhada da vida. Sei que palavras nunca poderão expressar o sentimento de carinho e solidariedade para com os familares. Mas fica aqui nesse dia todo nosso carinho, nossa admiração , nosso amor para com o Locutor, radialista, amigo de todos: sempre no coração o Haroldo de Andrade.


Saudades!!!
Haroldo de Andrade, uma pessoa incomparável.
Fica com Deus.


MUITA LUZ!!!
e o que mais de sincero posso desejar a esse maravilhoso profissional e estimada pessoa.muita luz para vc,mestre haroldo,saudades eternas de todos amigos e ouvintes que com sem sombra de duvida,jamais irao esqueçe-lo.a familia,o meu mais sincero sentimento.abraços de um ouvinte e fa,com carinho,ANDRE DA PALMA.QUE DEUS TE ILUMINE QUERIDO MESTRE HAROLDO DE ANDRADE.FIQUE EM PAZ.


Saudades eternas !
O que falar de um exemplo de profissional e ser humano, HAROLDO DE ANDRADE irá fazer muita falta e sua ausência será sentida sempre, o rádio brasileiro perde um ícone da comunicação que marcou época e gerações. Que Deus abençoe e conforte o coração de seus familiares e de seus milhares de fãs e admiradores.
RONEI SILVEIRA


Muita tristeza
Que perda! que dor!

Foi com muita tristeza que ouvi pela TV a notícia da passagem desse grande homem. Choramos eu e minha filha como estou chorando agora.
Comecei a a gostar do Haroldo quando namorava meu marido e ficava me arrumando ouvindo o Programa Musifone na Rádio Mauá. Nunca mais deixei de acompanhar meu ídolo. Meus filhos passaram a infância ouvindo Haroldo de Andrade. Ultimamente ficou mais difícil pois onde moro pega muito mal a Rádio Haroldo de Andrade e só consigo ouvir no carro quando estou em trânsito.
Deixo aqui a minha grande tristeza e a minha solidariedade a toda a família. Quero dizer que ídolos não morrem e o Haroldo vai viver para sempre nos corações de todos nós que o amamos e admiramos tanto.
Descanse amigo e até um dia.


As manhãs ficam mais tristes
As manhãs ficam mais tristes sem Haroldo de Andrade!
Homem que marcou a comunicação, Mestre do rádio!
Amante de nossa cidade, e no aniversário desta se despede de nós.
O céu esta tarde estava cinza,refletindo a tristeza de nosso povo!
Vai em paz Haroldo!


As manhãs da minha infância...
HAROLDO DE ANDRADE faz parte da minha infância. Haroldo sempre foi uma referência que surge quando lembro das manhãs na casa de meus pais, eu ainda pequeno.

Quando eu acordava, lá estava Dona Maria, a empregada de meus pais que me viu nascer e crescer, passando roupas e ouvindo o "Bom Dia"... nunca esqueci a música de fundo, nunca esqueci a voz forte que se impunha na cozinha... naquela época eu não entendia as mensagens do "Bom Dia", mas para mim o meu café da manhã, meus sucrilhos, eram sempre ao som do Bom Dia.
Nunca esqueci.
Cresci, ouvi, aprendi o que é rádio bem feito com o Mestre Haroldo.
Descanse em Paz, Haroldo.
E obrigado pelos lindos inícios de manhãs da minha infância.


Estou muito triste
Eu conhecia o Haroldo de Andrade um dos maiores radialistas do Rádio brasileiro
o ícone do radiojornalismo foi para o andar de cima,talvez DEUS precisou de um jornalista para animar o paraíso e realizar o programa "Debates Populares" lá no céu, só Deus sabe.
Eu como radialista estou muito triste pois eu me formei em Jornalismo ouvindo Haroldo na Rádio Globo, e quando ele realizou um sonho antigo de ter a sua própria emissora de rádio fiquei satisfeito.
Descanse em paz Haroldo.............
Oscar Müller
Radialista da Rádio 98,5 FM


Estamos de Luto!
Meus queridos amigos, hoje todos nós estamos de luto...
- Mas não posso deixar de destacar que a história de Haroldo de Andrade se confunde com a história do rádio brasileiro.
Durante muito tempo caminharam juntos, mas aos poucos, ele foi ficando MAIOR que o próprio rádio.
Sua autonomia e independência dos meios de comunicação foi tanta que chegou a batizar sua própria emissora. Quantos se atreveriam!!!!
Não conhecemos uma TV Roberto Marinho, nem um Jornal Assis Chateubrian, mas conhecemos uma RÁDIO HAROLDO DE ANDRADE.
Sem sombras de duvida foi o maior comunicador que esse país já teve.
Que bom que pude ter o privilégio de conhecê-lo,
(Sandra Baptista - Debatedora do Programa do Haroldo de Andrade)


Mestre Haroldo de Andrade
Mestre Haroldo de Andrade é e continuará sendo o maior ícone do rádio brasileiro.
Digo que ele é Mestre porque é assim que ele merece ser chamado.
Aos futuros radialistas, faço um apelo: se quiserem honrar o ofício que abraçaram, mirem-se no exemplo do Mestre Haroldo de Andrade.
Valeu mesmo, Mestre Haroldo.


LUTO
´Cerca de um mes eu encotrei o a comunidade de Haroldo de Andrade!!!
sempre tive voltade de encontra-lo....Eu fiquei muito triste pois a vida inteira tive voltade de saber dele,e agradecer o que ele fez por meus paiz e por min,nao deu nem tempo de eu falar p/ minha mae que eu o tinha econtrado;quando eu conheci ele, eu tinha uns oito anos... hj tenho 46....
Obrigado Haroldo vc foi um anjo em nossas vidas!!!
Obrigado,Obrigado,Obrigado,Obrigado,Obrigado,Obrigado,Obrigado,Obrigado!!
Obrigado,Obrigado,Obrigado,Obrigado,Obrigado,Obrigado,Obrigado,Obrigado!!
Obrigado,Obrigado,Obrigado,Obrigado,Obrigado,Obrigado,Obrigado,Obrigado!!
Obrigado,Obrigado,Obrigado,Obrigado,Obrigado,Obrigado,Obrigado,Obrigado!!
Obrigado,Obrigado,Obrigado,Obrigado,Obrigado,Obrigado,Obrigado,Obrigado!!
Obrigado,Obrigado,Obrigado,Obrigado,Obrigado,Obrigado,Obrigado,Obrigado!!
Obrigado,Obrigado,Obrigado,Obrigado,Obrigado,Obrigado,Obrigado,Obrigado!!
Obrigado,Obrigado,Obrigado,Obrigado,Obrigado,Obrigado,Obrigado,Obrigado!!
Obrigado,Obrigado,Obrigado,Obrigado,Obrigado,Obrigado,Obrigado,Obrigado!!

Pena que nao consegui te mandar um e-mail agradecendo.mais tenho certesa que onde o senhor estiver,esta recebendo agora,meus agradecimento saiba que nunca esqueci do senhor, e do que nos ajudou!!
Eu tenho certesa que o senhor esta em um lugar muito bom,muito melhor.
Pois aqui o senhor ajudou muita gente!!!!
Um abraço,e muitossimo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


haroldo nos deixa
fui ouvite do programa ganhei um livro de trovas tenho até hj na epoca tinha 18anos hj estou com65anos saudadesum abraço a td familia em especial ao harodinho que cheguei aconhecer meus siceros sentimentos

Fico muito triste com essa perda, e mas devemos aplaudir o fato ter conseguido abrir um rádio, num mundo muito competitivo. Fique com Deus em seu descanço eterno!!!!!!!!!!!!!



*


Dos arquivos deste blog, recuperamos alguns textos publicados aqui quando Haroldo de Andrade deixou a Rádio Globo


Terça-feira, Julho 16, 2002

Programa Haroldo de Andrade chega ao fim

André Luis Alves de Amorim
da Penha Circular, Rio de Janeiro - RJ

Olá, gente!

Aqui é um ouvinte de rádio chamado André Luis Alves de Amorim, que mora no Rio de Janeiro, no bairro da Penha Circular. Foi uma tristeza receber a notícia de que o Haroldo de Andrade saiu da Rádio Globo do Rio de Janeiro. Uma pena para todo(a)s o(a)s ouvintes de rádio do Rio de Janeiro que sentirão falta de um vozeirão bonito e simpático.

Vamos ver se com Loureiro Neto, com o novo programa da Rádio Globo Rio, o "Manhã na Globo", que substituirá o "Programa Haroldo de Andrade" fará o mesmo sucesso que o Haroldão fazia na rádio do Roberto Marinho. Eis aqui a reportagem do jornal Extra, do Rio de Janeiro, de 13 de julho de 2.002, transcrita para vocês.

Haroldo de Andrade deixa a Rádio Globo

A partir de segunda-feira(15 de julho), a voz que marcava as manhãs da Rádio Globo há 42 anos não irá mais ao ar. O radialista Haroldo de Andrade, de 69 anos, decidiu ontem (sexta-feira), em comum acordo com a emissora, terminar o programa que foi líder de audiência por mais de 30 anos.

- 'Vou sentir saudades do meu público. Durante todo esse tempo, fiz muitos atendimentos e prestei inúmeros serviços à comunidade' - diz Haroldo. Um dos maiores profissionais da história do rádio, ele ocupava o horário das 9h às 12h durante a semana, com um estilo inconfundível.

- 'Haroldo de Andrade é um ícone do rádio' - diz Marcos Libretti, diretor da Rádio Globo. -'Estamos num processo de reformulação da emissora, que está ganhando uma programação em rede nacional'.

Em seus 54 anos de carreira, Haroldo só pensou em largar o rádio uma vez, para se aventurar na política. O comunicador foi sondado pelo PPB para a sucessão do prefeito César Maia, em 1996, mas desistiu, segundo ele, porque não queria deixar órfãos seus ouvintes. Haroldo saiu de Curitiba aos 19 anos, com destino ao Rio. Em 1977, foi apontado pela revista americana 'Billboard' como a Maior Personalidade no Ar e, nas comemorações pelos seus 50 anos de carreira, em 1998, ganhou até uma mensagem de elogio do presidente Fernando Henrique Cardoso.

Já na segunda-feira(15 de julho), o horário das 9h às 12h, durante a semana, será ocupado por Loureiro Neto, apresentador do 'Papo de Botequim'. Loureiro vai ficar à frente do programa 'Manhã na Globo'."

O programa "Papo de Botequim" é comandado desde ontem (domingo, dia 12) pelo Jorge Luiz, que fazia, na parte da manhã, o "O Globo no Ar". Haroldo, com certeza vai deixar saudades no mundo do rádio. Tomara que ele volte ao rádio, quem sabe, numa outra emissora. Agora, se o Haroldão decidiu não mais trabalhar em rádio, que desfrute de sua vida tranqüila e calmamente, assim como ele era, quando estava no microfone da Rádio Globo. Boa sorte a ele e a todos nós, ouvintes de rádio, fiéis ou não.


-------------------------------------------------------

Comentário: É uma pena, André, o Haroldo ter saído do ar. Durante muito tempo, ele apresentou seu programa aqui na Rádio Globo de São Paulo, salvo engano, entre 1977 e 1980, no lugar de Sílvio Santos, que foi para a Rádio Record. Ironia do destino, meses antes de sua sáida, seu programa passou a ser transmitido em "rede" (por telefone) com a Rádio Globo carioca. Depois, ele ficou só aí no Rio, sendo substituído por Humberto Marçal aqui em SP.

Certamente, Haroldo de Andrade influenciou muitos locutores em vários cantos do País com seu estilo peculiar de locução. Certa vez, quando viajei para o nordeste, ouvi um locutor que era uma cópia idêntica dele. Este locutor era o líder de audiência em sua emissora e se não fosse tão conhecido poderia jurar era Haroldo de Andrade que estava ali (Marco Ribeiro).


*

Quarta-feira, Julho 24, 2002

A saída de Haroldo de Andrade da Rádio Globo - a polêmica continua

Olá amigos da Rádio Base,

Venho trazer mais informação a respeito do ex-Rádio Globo Rio Haroldo de Andrade. O jornal "O Globo", na terça-feira, 16 de julho de 2002, publicou a seguinte reportagem:

RÁDIO GLOBO HOMENAGEIA HAROLDO DE ANDRADE

Emissora lê mensagem de agradecimento ao comunicador que encerrou programa após 35 anos.

A Rádio Globo prestou ontem uma homenagem ao radialista Haroldo de Andrade que depois de 42 anos deixou a emissora. Na abertura do novo 'Manhã na Globo', que ocupa o mesmo horário das 9h ao meio-dia em que o comunicador foi líder de audiência durante 35 anos, o locutor Elói Decarlo leu uma mensagem de agradecimento ao trabalho de Haroldo. O último programa de
Haroldo foi ao ar na sexta-feira(12 de julhor) e 15 de julho, segunda, o apresentador Loureiro Neto passou a ocupar o espaço.

Haroldo estreou seu programa em 1967, sete anos depois de entrar para a emissora, e logo triplicou a audiência do horário. A receita de utilidade pública, informação e entretenimento logo conquistou um dos maiores profissionais da história do rádio brasileiro. Apesar da empatia alcançada com o público do Rio, Haroldo é paranaense de Curitiba e só chegou à cidade aos 19 anos para trabalhar na Rádio Mauá. Em Curitiba, ele tinha estreado quatro anos antes, na Rádio Emissora Paranaense.

No texto, a rádio afirma que sua história se confunde com a história do radialista. Na homenagem, a Globo diz que Haroldo 'tinha nascido para ser um comunicador de sucesso.' A mensagem foi lida com a música do quadro 'O Bom Dia do Haroldo de Andrade' ao fundo. Foi uma forma de a emissora lembrar uma das marcas registradas do programa do radialista. No quadro, Haroldo falava sobre o drama particular das pessoas e dava conselhos para os ouvintes. Segundo o diretor regional da Rádio Globo no Rio, Marcos Libretti, a emissora decidiu encerrar o 'Programa Haroldo de Andrade', que tinha um público de 400 mil pessoas, por estar reformulando sua programação. O objetivo é ter um conteúdo de caráter nacional, enquanto o antigo programa tinha um cunho mais local. Com a reformulação a rádio espera ampliar seu público e conseguir mais anunciantes.

O comunicador, que continua à frente de uma agência de propaganda, ainda não tem um novo projeto no rádio, mas não pensa nem de longe em deixar a profissão. - "Sempre fui um radialista e continuarei sendo. Não sei o que vou fazer, mas, como diz o Zeca Pagodinho, 'deixa a vida me levar'."
---------------------------
Vamos torcer para que o Haroldão vá para uma boa rádio onde consiga uma ótima audiência (pode ser a Tupi, a Manchete, a Carioca - onde o filho dele, Haroldo Jr., trabalha lá, enfim uma rádio que recepcione bem o comunicador e os ouvintes).

André Luis Alves de Amorim,
da Penha Circular, Rio de Janeiro - RJ

----------------------------------------------------------------------------------

Comentário: É, André, aos poucos vai ficando claro porque Haroldo de Andrade e Paulo Lopes, dois campeões de audiência, saíram da Rádio Globo. Não creio que tenha sido por causa de uma nova filosofia de programação exatamente. Acho que foram motivos muito mais de ordem comercial, pelo que deu para ler no noticiário dos últimos dias.

A verdade é que a Rádio Globo quer se "despopularizar", ou seja, substituir a atual programação, baseada em comunicadores de grande audiência e de altos salários, por uma grade que priorize a marca da emissora, em detrimento do carisma e da popularidade de quem estiver ocupando o microfone no momento, como já acontece na CBN. Tudo isso talvez esteja sendo motivada pela tão esperada injeção de capital estrangeiro no meio. (Marco Ribeiro)


*

UPDATE (23h00): A Rádio Haroldo de Andrade tem site na web, mas o aúdio se encontra desabilitado. Quem está fora do Rio, não tem como saber se a emissora está com alguma programação especial em homenagem a seu proprietário.

*

O Jornal Nacional, da Rede Globo, deu manchete para a morte de Haroldo de Andrade. Veja aqui o vídeo da reportagem completa.

*

No dia 3 de maio de 2005, Haroldo esteve no programa Observatório da Imprensa, da TVE, apresentado por Alberto Dines e concedeu uma entrevista. Eis um resumo do que ele disse à época:

O Observatório da Imprensa do dia 03 de maio comemorou 7 anos no ar traçando um panorama atual do rádio no país. Humor, futebol, prestação de serviço, jornalismo, todas as vertentes do veículo, que possui cerca de noventa e cinco milhões de ouvintes, foram apresentadas neste programa especial.

Em nosso estúdio, no Rio de Janeiro, esteve o radialista e jornalista Haroldo de Andrade.

Em seu editorial Alberto Dines disse que "hoje o rádio está na vanguarda, é a palavra de ordem, sobretudo porque o rádio hoje está acoplado às novas tecnologias da informação".

Sobre as rádios do interior, Haroldo de Andrade disse: "Eu não concordo com emissoras de grandes capitais, como Rio de São Paulo, transmitindo para o interior. Isso impede, com muito vigor, que figuras da própria cidade, do próprio município ganhem projeção".

Em seguida acrescentou: "Hoje o rádio é prestação de serviço. Eu tenho orgulho de ser radialista, muito orgulho. Eu sei que posso ser útil as pessoas, que o rádio com sua prestação de serviços pode ser útil e eu fui um dos líderes disso (....) Eu acho que o rádio de hoje trabalha mal, perdendo todos os grandes anunciantes, o rádio vive do comércio e o comércio não atravessa uma fase das mais satisfatórias".

Com uma experiência de 57 anos de profissão, Haroldo de Andrade falou do momento atual das rádios no país: "Outro pecado que o rádio cometeu foi não se renovar e não se renovando, não fazendo dos profissionais consagrados verdadeiros mestres, os jovens procuram seguir para a televisão, que é um veículo mais moderno, mais completo. E para dirigir emissoras de rádio, radialistas, já que nós temos um número absurdo de políticos que apenas usam o rádio, além do grande número de emissoras religiosas".

Ainda em Curitiba, no início de sua carreira, Haroldo de Andrade cometeu sua maior gafe, ele nos contou: "Eu dei a mensagem comercial da Casa Tiradentes e entrei na notícia final, procedente de Roma, dizendo que havia sido descoberta a correspondência de Mussolini e Clara Petacci. Como eu havia acabado de falar de preço de calça em um anúncio, joguei no ar o seguinte: Foi descoberta a grande correspondência íntima entre Mussolini e Clara Petacci, divulga-se que o dutche guardava com muito amor e carinho as calças de Clarita Petacci".

Tiago Chediak (estagiário)

2 comentários:

Anônimo disse...

atualmente resido em salvadoe-ba mas, foi na adolcencia ouvindo e
seguindo os conselhos do Haroldo
com o programa o musifone e depois
o bom dia com Haroldo de Andrade,
é uma perda enorme logo agora com
as emossoras de rádio monopoliza-
das, mas Deus sabe o que faz, meus
pésames a sua família.Gostaria de
saber nome da música prog. bom dia
com Haroldo de Andrade na rádio
globo grato.Antonio salvador-ba

Anônimo disse...

Bem, com um certo atraso, através da versão eletrônica da revista "Isto É Gente" em Julho ou Agosto de 2002, de uma outra versão DIFERENTE a dos jornais das Organizações Globo: segunda essa revista, Haroldo de Andrade foi demitido por não aceitar a chamada Rede Globo de Rádio. Em algumas comunidades do Orkut da Rádio Haroldo de Andrade, alguns membros postaram EXATAMENTE isso que a revista relatou.

Mesmo assim, é uma lacuna que será dificilmente preenchida.