segunda-feira, 24 de março de 2008

A audiência do rádio esportivo em SP (AM)

O site Bastidores do Rádio, conduzido pelo Adriano Barbieiro trouxe mais um ranking de audiência das emissoras de AM da grande São Paulo que têm jornadas esportivas.

O período pesquisado pelo Ibope compreendeu o trimestre dezembro (2007), janeiro e fevereiro (2008). Parte dele é fraco em termos de eventos futebolísticos. A última rodada do campenato brasileiro aconteceu no primeiro final de semana do mês de dezembro. De lá para cá, as emissoras se utilizaram de tapa-buracos para preencher o espaço de suas respectivas programações. Dá-lhe transmissões de jogos (off-tube) dos campeonatos espanhol e italiano. Em janeiro, mês de férias, tivemos a tradicional Copa São Paulo de Futebol Junior, que já não empolga tanto como em outras épocas. E o campeonato paulista começou apenas na segunda quinzena daquele mês. Ou seja, há um hiato que poderia ser descartado sem problema pelo instituto.

A grande surpresa é ver o fraco desempenho da Jovem Pan. Na pequisa que compreende o período das 14h as 20h, que vai, em tese, desde a abertura até o fim da jornada. A emissora aparece na quinta colocação, atrás da Record, nos levantamentos de sábado e domingo.

E mesmo durante a jornada esportiva, em tese, entre 16 e 18h, o desepenho da Pan não melhora. No domingo, ela fica também atrás da Record, na quinta colocação. Em levantamento divulgado em novembro, a emissora da Avenida Paulista chegava a brigar forte pela vice-liderança.

E quem se deu bem foi a Bandeirantes. Enquanto a bola rola, ela ocupa a segunda colocação, ainda que no sábado ela seja acossada pela Capital. No domingo, a emissora do Morumbi fica tranquila. Já na pesquisa que abrange a jornada esportiva como um todo, ela aparece na terceira colocação, atrás da mesma Capital, tanto no sábado, como no domingo.

A Globo continua líder absoluta. Impressionam negativamente os números da parceria Elorado/ESPN, nas duas pesquisas, bem abaixo dos 5 mil ouvintes por minuto.

A cada dia que passa fica mais difícil entender os hábitos do ouvinte de futebol pelo rádio.

3 comentários:

Anônimo disse...

A baixa audiencia da Jovem Pan deve ser por causa da tramissao - principalmente aos domingos - tambem no fm. Gostaria de saber de voces realmente quem tem mais ouvinte nas tranmissões de radio esportivo de São Paulo. Claro sem discriminaçao - isto é sem diferenciar am e fm. Ouvinte é ouvinte tanto no am como no fm. Forte abraço Henrique Sampaio de São João dos Patos - estado do Maranhao

Anônimo disse...

Realmente é estranho que a eldorado espn tenha tão poucos ouvintes. Acho que isso se deve em partes a equipe muito qualificada da rádio, que vai atrair um público naturalmente menor, mas possivelmente mais qualificado ou de um perfio bastante específico, e em parte ao fato de que a rádio não tem tradição, pelomenos nos tempos mais modernos, de transmissões esportivas, o que faz com que ela não seja naturalmente considerada como uma opção inconcientemente como as outras são pelos ouvintes.
De qualquer forma o projeto é bom, e seria realmente um retrossesso se decidissem acabar com o melhor acontecimento no rádio esportivo paulistano dos últimos tempos ..
Grande abraço!
Marlon

Anônimo disse...

Mesmo com a saída de profissionais renomados com Ângelo Ananias, Romeu César, Domingos Machado e Anderson Cherne, a Rádio Globo de SP ainda continua líder. Sinceramente, eu considero uma surpresa.