domingo, 23 de dezembro de 2007

Memória afetiva do rádio

Flavio Gomes, é jornalista especializado em Fórmula 1. Começou na imprensa escrita, e, em paralelo, tem passagens marcantes em rádio. Ele foi âncora do "Hora da Verdade", na Jovem Pan, além de ser comentarista da Bandeirantes. Atualmente, é apresentador da Eldorado/ESPN. No texto abaixo, ele fala sobre rádio, mas desta vez como ouvinte.

*

SÃO PAULO (sintonize) - Este post é motivado por e-mail de Mestre Mahar, saudoso da Eldo-pop, a Eldorado FM que de 1971 a 1978 levou música de verdade aos cariocas. Está tudo aqui.

Morei no Rio, lembro muito vagamente da Eldo. E, depois, da "Maldita", a Fluminense FM (voltou?). É porque quando eu morava no Rio, escutava muito meu radinho RCA portátil que colocava debaixo do travesseiro para ouvir o José Carlos Araújo, o Jorge Cury e o Waldir Amaral. Queria mais futebol, menos música. Mas às vezes viajava no "FM estéreo". O RCA tinha FM. Só não era estéreo.

Aqui em SP, o rock teve na 89 sua maior representante por anos a fio, até virar a merda que virou, incorporada ao grupo Bandeirantes. Hoje a Kiss FM cumpre essa missão, arduamente.

Adoro rádios misteriosas, e a Eldo-pop era um pouco assim com suas sequências de músicas sem identificação, pouca gente falando, muita guitarra gritando. "Uma rádio que, se voltasse ao ar hoje, tocando as mesmas músicas de 30 anos atrás, ainda estaria 100 anos na frente das outras", escreve o autor do site indicado por MM.

Meu ideal de vida era ser DJ de uma rádio no interior da Califórnia, ou do Alabama, ou de Ohio, nos anos 50. Acho que já falei disso. Pegar o horário noturno, da meia-noite às 4h, e embalar os amores nos drive-ins. Ninguém saberia quem eu sou, e eu não saberia quem é ninguém, até um dia desaparecer no éter sem deixar pistas.


*

Só vejo um único senão: Gomes incorre no mesmo erro de 99% dos ouvintes que consideram a 89FM como parte integrante do Grupo Bandeirantes. A única emissora do Grupo Camargo de Comunicação, dono da 89FM, que tem uma participação acionária da Bandeirantes é a Nativa FM.

Um comentário:

Anônimo disse...

� Rodney, quase 100% dos ouvintes e principalmente de outros blogs que falam sobre r�dio acham que a 89FM e a Alpha FM fazem parte do Grupo Bandeirantes, n�o fazem n�o, basta ver o pr�prio site da Band, n�o constam nenhuma das duas r�dios, n�o s�o citadas em lugar algum.