quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Sheila Magalhães passa a limpo

No dia seis de novembro, publicamos um e-mail do leitor Jose Ramos Coelho sobre uma reportagem ouvida na Band News. O texto dizia:

Caros amigos da Rádio Base.

Hoje pela manhã ouvi um atropelamento ao nosso pobre Português. A repórter da Band News FM, Sheila Magalhães, em um texto que falava sobre a crise aérea, soltou o seguinte petardo. "No Natal passado, milhares da passageiros passaram horas fio esperando para embarcar......" Se fosse um texto de improviso era até perdoável, mas a coitada teve de fazer a matéria, escrever, entrevistar e, com muta sorte, ela mesma editar o arquivo de áudio e colocá-lo no ar. Não é mesmo umsinal ruim de que o pessoal erra estas coisas tão simples porque estão de cheios de trabalho até a tampa da cabeça? Abre olho, dona Band!!!!!!!

José Ramos Coelho
São Paulo - SP

A jornalista Sheila Magalhães, citada diretamente pelo leitor, tentou responder pelo sistema de comentários mas não conseguiu. Então, publico abaixo sua resposta.

Olá José Ramos! Manifesto-me em favor do bom e NOBRE Português. Passageiros passam, sim. O verbo "passar" tem várias acepções, certo? Portanto, eles passam mal, passam por maus bocados, passam por revista. Aqui, são submetidos a uma ação. Ali, vivem uma experiência. Acolá, permanecem numa situação. Em nenhuma dessas acepções o sentido está relacionado a movimento. Passageiros estão de passagem, mas não por isso deixam de passar mal, ou de passar horas na fila. A sonoridade pode até desagradar, mas não há erro. De qualquer forma, ficarei alerta para evitar o que soa como tal. Fiz a matéria de ponta a ponta: escrevi, entrevistei, editei e levei ao ar na BandNews FM. Isso, sim, para mim, é uma sorte, um privilégio, uma oportunidade digna de agradecimentos diários. Estar cheia de trabalho, para mim, é bom e NOBRE.

Obrigada pela audiência e um abraço,

Sheila Magalhães Rádio BandNews FM

3 comentários:

Anônimo disse...

Não quis por em dúvida, em momento algum, o trabalho da Sheila Magalhães. A reportagem é muito bem feita, apesar de sabermos que um erro desses só pode ser gerado pela falta de tempo na revisão e pela carência de recursos humanos com o qual os empresários de rádio insistem em trabalhar. Mas isso não a dispensa de tomar cuidado com o nosso idioma tão judiado e maltratado no rádio por pessoas que não tem nem ao menos capacidade de assumir o microne com dignidade, tal qual fazem os profissionais da Band News FM.
Espero que ela se vigie mais e cobre de seus colegas de empresa e de outros veículos também um cuidado redobrado com o idioma. A audiência, tranquilizada, agradece.

nasbera disse...

Olá meu caro José Ramos,

Acho que você está literalmente "viajando" cara, adoro a Sheila e não tem erro nenhum na frase meu amigo. Num pais em que ouvimos pérolas como as letras de Funk voce sem se preocupar com a sonoridade que um verbo vem causar em uma frase, me poupe. Sheila, te ouço todos os dias, sucesso!

Adriano disse...

Por mais que eu queira, não consigo encontrar o tão polêmico erro citado pelo colega José Ramos.
Sheila, parabéns pelo seu trabalho. Sucesso !!