quinta-feira, 22 de novembro de 2007

É gol, que felicidade...

Uma das artes que mais se aproxima do futebol aqui no Brasil é de fato a música, especialmente em época de Copa do Mundo. Alguns dos temas sobre o assunto, no entanto, são esquecidos com o fim da competição. Quem lembra de "70 neles", gravado por Gal Costa como trilha para uma campanha de uma famosa marca de cigarros? Por outro lado, outras canções permanecem eternas, graças a uma mãozinha do rádio esportivo. É o caso de "Replay", do Trio Esperança. Gravada na década de 70, ela atravessou o tempo pelo fato de seu refrão ir ao ar sempre que sai um gol nas transmissôes esportivas da Rádio Jovem Pan (SP).

Aliás, a influência da Jovem Pan nas transmissções esportivas é um caso a parte. Vamos recuar um pouco no tempo. A rádio, ainda com o nome de Panamericana, vivia um período de decadência. Era conhecida como a "emissora dos esportes", mas vinha perdendo público. No ano de 1966, decidiu-se por uma reformulação geral, pegando como gancho o sucesso de um programa de televisão de sua então "co-irmã" TV Record chamado Jovem Guarda. A atração era apresentada por um certo Roberto Carlos. A rádio mudou de nome e adotou o Jovem Pan, que permanece até hoje.

A Pan ganhou uma nova roupagem, uma linguagem mais arejada e isso se estendeu para as irradiações das partidas de futebol. Optou-se por adotar um tom bem humorado e a introdução de vinhetas mais descontraídas, muitas delas tiradas de canções de sucesso. Foi nesse ambiente que um dos monstros sagrados da narração esportiva nacional começou a se desenvolver: Osmar Santos.

Dentro desse espírito de inovação, algumas novidades se introduziram com o passar dos anos. É aí que surge "Replay", lançada originalmente em 1974. Escolheram o refrão "É gol/que felicidade/é gol/o meu time é alegria da cidade" para entrar sempre depois que saísse um gol, como trilha de fundo para que o locutor da ocasião soltasse a voz. E pegou. A plástica das transmissões da Pan mudou bastante nesses últmos anos, mas essa característica continua intacta.

Um dado curioso é que a música em sua íntegra fala de um gol do Flamengo (feito de falta, por Paulo Cesar), mas justamente seu trecho mais representativo se transformou num hino de todas as torcidas.

"Replay" é um sambinha diferente, gostoso, bem marcado por um orgão. Outro ponto a favor é o excelente vocal do Trio Esperança. Apesar de ser adotado pelo rádio, a estrutura da música emula as transmissões esportivas da televisão: "E atenção que vamos repetir o gol".

Quem melhor usou essa música em suas narrações foi o locutor José Silvério, em sua época de Jovem Pan. Era sensacional o 1-2 que ele fazia, esperando o primeiro trecho da vinheta para dizer o nome do jogador que havia feito o gol e arrematar com um "e que golaço", caso fosse o caso. Silvério foi um dos responsáveis para que "Replay" entrasse para a memória afetiva da torcida brasileira.

*

Para exemplificar o que foi escrito acima, nada melhor que ouvir um gol narrado por José Silvério em sua época de Jovem Pan

Get this widget | Track details | eSnips Social DNA



Ouça agora Replay, com o Trio Esperança.

Get this widget | Track details | eSnips Social DNA

3 comentários:

Marcos Lauro disse...

Em 2003, no álbum "Beleza, Beleza, Beleza", o Trio Mocotó regravou a música. Beto Hora participa da faixa, narrando um gol em que vários craques, de várias épocas, participam da jogada.

Anônimo disse...

Mas o exemplo tinha que ser logo um gol do Parmerinha contra o Timão??

Anônimo disse...

essa musica tamben cai bem com a narraçao de nilson cesar