Obrigaaaaaaaaaado, meu povo!!!!!! Mas o blog está do jeito que eu gosto. Replicando um dos comentários da postagem anterior, eu acho que a Eldorado virou um pouco a "TV Cultura das FMs". Ou seja, todo mundo sabe que é boa, mas pouca gente ouve. É a que tem a melhor programação musical, mas o formato é horroroso. As vinhetas estão aquém da qualidade da Eldorado. São de uma falta de imaginação atroz. A Eldorado têm condições de fazer umas vinhetas musicadas. E por que não faz? Os locutores não tem voz para tal. Pior: não tem carisma para despertar o entusiasmo do ouvinte em escutar a rádio. Tirando a Rose de Oliveira e o Ronaldo Racy, o restante das vozes não FAZ A MENOR FALTA.
Para uma rádio que já teve Gilberto Rocha, Guilherme Maciel, Dedé Gomes, Toni Astassiê, Edinho Moreno entre outras grandes vozes, são até uma ofensa aos meus ouvidos os locutores atuais. Que não me levem a mal os demais ouvintes - nem o pessoal que trabalha lá. Mas nunca pensei que o rádio em que os locutores tinham voz de locutores iriam praticamente ser varridas do dial. Felizmente na Kiss, na USP, na ANtena 1 e na Scalla ainda é assim, ou seja, locução à moda antiga.
Coincidentemente, nas rádios ditas "jovens" e "populares" você só ouve uma molecada histérica levando seu recado "esperrto" pra rapeize, ou um bando de sublocutores "sorriso", tentando angariar a empatia do público feminino que adora um pagode-axé-bunda-funk-sertanojo de quinta categoria.
Metropolitana, Mix, 89/Band e afins querem "fidelizar" seu público dando a eles brindes, como se os ouvintes fossem cachorros amestrados que, quando dão a pata, você dá um pedaço de "Bonzo", quando rolam no chão, você dá um biscoito canino e assim por diante. Pior faz a Mix que agora resolveu dar camiseta de brinde pra qualquer um que ouça a rádio - basta dizer que ouve. Não precisa nem participar sorteio.
Não sou contra promoções. Elas são válidas sim, para aproximar o ouvinte da sua rádio preferida. Ela deve funcionar como um pequeno agradecimento ao "feedback" que a pessoa dá à emissora. Qualquer coisa além disso, é agir de má fé.
Lembro-me que quando era estudante, fazia um programa de domingo numa rádio da periferia. A audiência não era gigantesca, mas era bem fiel. Como a gente não tinha grana nem um anunciante de peso, resolvemos começar a dar o prêmio do próprio bolso. Optamos por uma cafeteira térmica. Era baratinha, mas era de uma marca de boa qualidade. Minha mãe sempre pedia: "olha, se a ganhador não for buscar quero uma pra mim". Nunca pude realizar este desejo dela, pois todos os ganhadores iam buscar seus prêmios, fosse o que fosse.
Ai, a gente começou a perceber que os ouvintes do nosso programa participavam não para ganhar os brindes por si só - em geral, eles tinham mais condições de comprá-los na loja do que nós mesmos, um bando de durangos - mas, no fundo, eles queriam era receber um presente, uma lembrança do seu programa dominical favorito, além de conhecer as caras daqueles meninos que bravamente sacrificavam seus dias de descanso para alegrar o domingo dos outros. Para nós, isto era emocionante. E esta emoção que o profissional sente, não há salário - nem jabá - que consiga pagar.
4 comentários:
Olá Marcos,parabéns a vocês pelo sucesso do blog! Um dos poucos onde a gente pode conferir discussões inteligentes e assuntos relevantes sobre o Rádio.
Realmente a Eldorado poderia melhorar sua plástica, que por enquanto soa "antiquada" e "batida". Agora, os coitados dos locutores não têm nada a ver com isso, já que as vinhetas devem (ou deveriam) ser gravadas com outras vozes e músicos em algum estúdio contratado para este fim.
Em relação à Rose e ao Racy, concordo plenamente com você, já que eles têm de sobra o que a grande maioria não tem: carisma. E isso independe da voz. Não tive o prazer de ouvir os locutores que você citou, mas esse estereótipo de "voz de locutor", (geralmente aquelas vozes bem grooooossas) já saiu de moda faz tempo. É claro que é muito mais prazeroso ouvir vozes bonitas e agradáveis no Rádio, mas sem o tal do carisma e o tal do talento, ninguém consegue segurar o ouvinte.
Bons locutores (com "voz de locutor" ou não) têm talento,carisma e, conseqüentemente, público fiel.
Quanto aos locutores de rádios jovens e populares (com exceções, claro) é melhor nem comentar...
Falando de promoção: A promoção deveria ser apenas parte de uma estratégia bem pensada para fidelizar/angariar ouvintes, fortalecer a marca ou para atingir qualquer outro objetivo da Rádio. Uma ação dentro de um conjunto de ações.
Do jeito que está, a promoção virou o fim em si, ou seja, faz-se promoção por fazer (ou porque os outros estão fazendo) e por isso, acabou perdendo o sentido, sem dar nenhum resultado prático para a Rádio.
sugestão: Um assunto que você poderia abordar fazendo uma pequena enquete seria o que o IBOPE significa para os locutores? Tenho certeza que Você vai se surpreender...ou não...rsrsrsrs
Grande Abraço!!!
Não gosto de citar nomes de locutores quando falo em alguma rádio específica porque a gente sempre acaba se esquecendo de um ou outro. Mas, além desses dois citados pelo Marcos Ribeiro, na Eldorado há o Daniel Daibem (melhor locutor do FM, na minha humilde opinião) e a Patrícia Palumbo, com seus vários anos de prestação de serviço à verdadeira MPB.
Na minha humilde opinião, não considero o Daniel Daibem um bom locutor, embora ele seja unânime entre os convivas daqui. Mas, como dizia Nelson Rodrigues, "toda unanimidade é burra!!!" hehehehe
E a Patrícia Paulmbo é muito mais apresentadora do que locutora. Ainda acho -acho, não, tenho certeza - que locutor tem de ter voz bonita porque é isso que vai marcar a emissora na memória do ouvinte. Cada macaco no seu galho. No tempo de locutor(a) de voz bonita, você sabia o nome de todos eles, fosse da Cultura Fm, fosse da Rádio Cidade. E hoje em dia? Você conhece alguém pelo nome? A menos que o cara tenha uma voz marcante, ou fora do comum, é tudo igual, nem na foto do site da internet dá para distinguir. Insisto e afirmo: para ser locutor, tem de ter voz bonita, sim. Gente com voz igual a do Daniel Daibem, está cheio nas outras emissoras.
Para ser locutor,precisa saber comunicar,passar a mensagem,com carisma,dedicação e não apenas "voz bonita" se a beleza fosse essencial em vários segmentos,como seria um hospital? Médicos-modelos desfilando pelos corredores cuidando de seus enfermos???De que vale uma voz grossa,empostada,vomitando informações,desanunciando músicas,sem estilo,sem conteúdo... só se preocupando em "embostar" a voz??? tem espaço para todos que tenham talento ,com vozes graves,médias e agudas...
Postar um comentário