domingo, 24 de junho de 2007

Artigo - O RÁDIO QUE QUEREMOS

Por Francisco Djacyr Silva de Souza*

O rádio é um meio de comunicação que resiste a todas as mudanças do tempo, da tecnologia e dos modos de vida da história humana. Seu papel informativo, cultural, de congraçamento e serviço deve sempre ser ressaltado, divulgado e analisado por todos aqueles que estão direta ou indiretamente envolvidos na construção de sua programação e na grade de ação de seu espectro radiofônico.

O rádio é plural, tem papel primordial na relação das pessoas e pode ser um instrumento extremamente forte na difusão de valores e na concretização de uma formação ética e cidadã dos que o ouvem ou dos que nele trabalham. Desse modo, é importante que o rádio seja cada vez mais aperfeiçoado, incentivado e divulgado no que se refere à sua importância e valor.

Nos dias de hoje temos uma programação de rádio variada, mas que infelizmente ainda se perde em interesses que não são os dos ouvintes que muitas vezes não têm oportunidade de expressar o rádio que querem e são acometidos por posições ideológicas distantes das reais necessidades populares e por agressões pornofônicas escondidas sob as vestes de um suposto humor. O povo quer que o rádio seja mensageiro de idéias adequadas aos ideais da ética e da moral, da construção da cidadania e da valorização dos seres humanos.

Precisamos que o rádio se modernize, mas esta modernização deve vir acompanhada de uma dose de humanismo e de momentos de concretização de uma sociedade sem preconceitos, sem discriminações nem agressões ao povo nas suas ondas, que vão a todos os lugares e a todos os lares que, com certeza, merecem respeito.

*Presidente da Associação de Ouvintes de Rádio do Ceará, Fortaleza (CE)
Fonte: www.romais.jor.br

3 comentários:

Rafael Circullare disse...

BOA TARDE,MARCOS RIBEIRO.QUERIA ESCLARECER UMA DÚVIDA.A ANTENA 1 MUDOU A PROGRAMAÇÃO?OUCO ELA DESDE 1999 E NOTEI QUE DE 2005 PARA CÁ,PARECE QUE RETIRARAM OS FLASHBACKS DA PROGRAMAÇÃO.POR QUE DESSA MUDANÇA?

Unknown disse...

Ah, Rafael, eles querem vender CDs das músicas que só eles tocam. Por isso que ele mal anunciam o nome do cantor. Sugiro que, se você não gosta mais da Antena 1, Ouça a Scalla FM, a Eldorado, a Alpha, etc. Um abraço e obrigado.

Anônimo disse...

OBRIGADO PELA RESPOSTA!