quinta-feira, 1 de março de 2007

Podcast ganha corpo e atrai publicidade

O mercado global de publicidade começa a intensificar suas apostas em um recente formato de mídia. Ambientado no universo virtual, apenas em 2006, o formato "Podcasting", distribuição de áudio, vídeo ou fotos pela web, atraiu US$ 80 milhões em investimentos. Em 2011, a estimativa é que o número atinja US$ 400 milhões revela pesquisa realizada pela empresa eMarketer.

Para o executivo de Contas da agência Ogilvy, Marcelo Reali, embora o volume pareça expressivo, a realidade no cenário brasileiro ainda é contrária. "Pode ser que no exterior o negócio seja muito maior, porém em termos nacionais, a novidade ainda engatinha, é tudo muito novo", declara.

Segundo Reali, há duas formas mais relevantes de se pensar inserções publicitárias no formato Podcasting. "À medida que o número de produtores independentes de conteúdo aumentar, empresas patrocinarão diretamente os programas de variadas maneiras. Mas existe um outro modelo, mais utilizado, no qual anunciantes procuram o formato para divulgar seus produtos", explica. O executivo mostra otimismo com relação à aderência da novidade pelo comércio brasileiro e acredita que a tendência é o podcast disputar anúncios com outros canais de comunicação mais tradicionais, como o rádio por exemplo.

Já para o diretor geral da PodCasting Brasil, Raul Medici Ferreira, os números e previsões apontados na pesquisa norte-americana são superestimados. "É um exagero pensar em tal cifra quando se fala sobre publicidade nesse tipo de mídia", afirma.

Segundo ele, o mais plausível na atual realidade de ampliação do sistema é pensar a forma de patrocínio direcionada aos programas."A campanha tem que promover a marca ao invés do produto. Por isso prefiro pensar em canais patrocinados pelo próprio anunciante, justifica.

De acordo com Ferreira, a visibilidade da divulgação não é comparável a nenhum outro meio de veiculação. "O target é diferente. Ao se tratar de Podcast, o usuário é quem procura o conteúdo, enquanto que em outros meios, prevalece o caminho inverso".
Para o profissional, o tempo de exibição da mensagem exposta também deve ser revisto. "Sugerimos aos nossos clientes , baseados em pesquisas, que reduzissem a menos de dez segundos a mensagem, pois acima disso, o usuário tende a fugir do conteúdo", finaliza.


Sobre Podcast - Surgido em meados do ano de 2004, o conceito do Podcast é creditado ao ex-VJ da MTV Adam Curry, que criou o primeiro agregador do formato usando applescript e disponibilizou o código na internet, para que outros programadores pudessem ajudar. Pelo sistema, o usuário se cadastra por meio de assinatura e recebe as atualizações do conteúdo de maneira automática e pode reproduzi-las em tanto no computador , quanto em plataformas que suportem os arquivos de áudio. (ADnews)

Nenhum comentário: