terça-feira, 20 de março de 2007

A audiência das FM em São Paulo

Saiu nesse inicío de março mais um boletim com a audiência das FMs em São Paulo. A medição, nunca é demais lembra, está sobre responsabilidade do Ibope. Alguns comentários:

-Empate técnico na liderança. Nativa e Tupi disputam orelha a orelha a liderança da tabela. Não lembro de uma disputa tão acirrada aqui em São Paulo nos últimos 20 anos. E a terceira colocada, a Transcontinental, acompanha a tudo de luneta.

-E a antiga Brasil 2000, hein? A tendência de ascensão se manteve nos resultados apresentados agora. Na pequisa anterior, ela aparecia com cerca de 9 mil ouvintes por minuto. Hoje, ela tem 13 mil e pode encostar em breve na Eldorado FM. A mudança de nome fez muito bem. Hoje ela se chama 107 FM e vem tocando um play-list audível, trazendo músicas como "Shine On", do Jet, "Ruby", do Kasier Chiefs, "Starlight", do Muse e "This is The Song", do Magic Numbers. Como nem tudo é perfeito na vida, rolam uns emos de vez em quando, para a alegria do Marcos Ribeiro. Mesmo com tantos problemas (e a perspeciva de pintar a Rádio MTV), a equipe merece os parabéns. Faltam apenas os anúnciantes, e estes sobram na Eldorado.

-É destaque no segmento adulto a liderança da Nova Brasil FM. É o coroamento de uma aposta feita em 1999, quando a fase MPB da Rádio Musical foi descontinuada. A emissora deixou muitos orfãos e alguns deles até se mobilizaram para cirar uma ONG chamada MPB Sempre. Fizeram um barulho danado na época, conseguinto até uma certa mídia. Fizeram vários atos públicos relacionados ao que eles consideravam "a baixa qualidade das FMs". Um conceito pra lá de subjetivo. Basta perguntar ao ouvinte da Transcontinental o que ele acha das músicas tocadas lá. Enfim, era apenas mais uma forma da classe média tentar impor suas preferências à maioria. O MPB Sempre chegou até a ter um efêmero programa na USP FM. Hoje, essa ONG sumiu, ninguém sabe, ninguém viu. Um dia, quem sabe, ela possa voltar a fazer barulho. Basta mexer na Nova Brasil.

-O que são os números da Band News FM?? Ela está atrás até da retransmissora da Rádio Bandeirantes nos 90,9Mhz, que é sintonizada em péssimas condições em grande parte da cidade de São Paulo. Enquanto isso, a CBN continua impávida,muito longe de ser incomodada.

-Quem prestar atenção vai reparar num item da tabela chamado Outras. É um balaio feito pelo Ibope para colocar as rádios clandestinas (ou piratas, ou comunitárias, escolha um nome), aquelas que nosso amigo Marcos Ribeiro tanto ama. O número de ouvintes é respeitável: 166,473. Para dar inveja em muita rádio oficial.

4 comentários:

Marco Antonio Ribeiro disse...

Eu amo as rádios comunitárias, mas odeio as piratas, inclusive a tal rádio do padre Zezinho, que tanto atrapalha a audição do Rodney da CBN lá na Zona Norte.

Rodney Brocanelli disse...

E de emocore? hehe

marcelo disse...

ei rodney,

respondendo ao comentário no Meio Desligado,
a análise das duas publicações virá no próximo post. não coloquei tudo junto porque ficaria enooorme.

valeu.

Anônimo disse...

27º 107 FM 0.08 13,415 0.53 MARÇO 2007
29º 107 FM 0.06 9,733 0.41 FEVEREIRO 2007
É isso ai,