terça-feira, 2 de janeiro de 2007

Resumo da ópera - Maio

Esta é mais uma parte do Resumo da Ópera - Retrospectiva no rádio em 2006. Vamos ao mês de maio.

Independentes no rádio - Hoje pela manhã ouvi na Rádio Globo que representantes de bandas e artistas independentes se encontraram com o Ministro Gilberto Gil para protestar (mais uma vez!) contra o jabá e cobrarem mais espaço nas rádios. Ainda segundo a Rádio Globo, Gil afirmou que não teria muito o que fazer, já que as rádios têm fins comerciais, mesmo sendo concessões públicas. O Ministro disse que, o que ele pode fazer é instituir uma espécie de “cota para independentes” na programação das rádios. Solução um pouco estranha essa, não?

Bob Dylan ataca no rádio - Bob Dylan estréia hoje, dia 3, em uma rádio via satélite dos EUA. O tema de estréia da série "Theme Time Radio Hour With Your Host Bob Dylan" é clima. Ele vai receber convidados como Elvis Costello. Saiba mais lendo a matéria de Bernardo Araujo, de O Globo, no Globo Online. (Magaly Prado, no Uol)

Alto Falante ganha versão radiofônica - A partir do dia 30 de abril às 22h, a versão radiofônica do programa Alto-falante passa a ser veiculada na rádio 98 FM, de Belo Horizonte (98,3). O programa terá uma hora de duração e será apresentado aos domingos. O projeto da versão radiofônica do Alto-falante começou em junho de 2005 na webradio Pelo Mundo, onde continua até hoje em dois horários na sexta-feira (9h30 e 21h30).

A nova programação da Gazeta AM - Começou hoje a nova programação da Gazeta AM (890). Zé Bétio, querido por legião de ouvintes, estreou das 5h às 8h. Seu irmão Oswaldo Betio veio para comandar das 14h às 16h.

Rádios poderão escolher horário da Voz do Brasil - A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta feira, dia 10, um projeto de lei que permite às emissoras de rádio escolher o horário em que transmitirão 'A Voz do Brasil'. O programa, que hoje tem veiculação obrigatória entre as 19h e às 20h, poderá ser transmitido entre as 19h e às 22h.

Globo FM de volta ao dial - A Globo FM está de volta ao dial. Na próxima segunda-feira, dia 15, a rádio estréia em Maringá, na freqüência 97,9 FM. A novidade faz parte da estratégia do Sistema Globo de Rádio de estabelecer uma nova rede nacional, seguindo o modelo bem sucedido da CBN, presente em 24 cidades.

Aniversário da Rádio Bandnews FM - No próximo sábado, 20 de maio, a rádio BandNews FM completa 1 ano no ar. Apesar de um começo difícil, a data merece ser comemorada. Afinal muito do apresentando inicialmente foi modificado e o esquema de um novo jornal a cada 20 minutos parece ter encontrado o seu espaço no dial.

Pânico em SP!!!!!! - Vendo e vivenciando os últimos acontecimentos em São Paulo, lembrei-me de uma antiga página do cancioneiro nacional denominada "Pânico em SP", gravada em 1986, pela profética banda Punk Inocentes. Em caso de a 89, ou a Brasil 2000 ou a Kiss não tocarem esta canção, eis a aqui a letra.

Inocentes
"Pânico em SP"
Do LP - Pânico em SP
©1986 Warner Music

As sirenes tocaram
As rádio avisaram
Que era pra correr
As pessoas assustadas
mal informadas
Puseram a fugir... sem saber do quê
Pânico em SP, pânico em SP, pânico em SP

Radiodifusores preparam nova associação - Um grupo de radiodifusores se reuniu na semana passada para lançar as bases de uma associação em prol do rádio digital. A idéia é trocar experiências, manter contato com os fabricantes nacionais de receptores (para incentivá-los a produzir aparelhos capazes de captar os sinais digitais) e até com bancos, a fim de conseguir linhas de crédito para o financiamento da digitalização das emissoras menores.

Nenhum comentário: