segunda-feira, 1 de janeiro de 2007

Resumo da ópera - Fevereiro

Esta é mais uma parte do Resumo da Ópera - Retrospectiva no rádio em 2006. Vamos ao mês de fevereiro

Anatel libera mais uma emissora para teste digital - A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) concedeu mais uma autorização para execução de testes para radiodifusão sonora digital. A liberação para o "serviço especial para fins científicos ou experimentais" foi publicada no Diário Oficial da União e concedida ao Sistema Atual de Radiodifusão Ltda., concessionária do Serviço de Radiodifusão Sonora em Onda Média em Itapevi (SP).

Resumo da Ópera - O Calil Bassit, diretor da Jovem Pan Sat me disse que participou de várias feiras no exterior, mas que não chegou a ouvir nenhuma rádio transmitindo em sistema digital> Mas ele garante que o Tuta, dono da Jovem Pan, disse que ouvir e achou muito bom!! Se o sistema digital for esse que a Bandeirantes implantou no sua emissora AM, um tremendo de um som horrível, é melhor deixar analógico mesmo!!!!!!

--------------------------------------------

Morre Nicolau Tuma - A última vez que conversei com Nicolau Tuma foi na festa dos 80 anos do rádio promovida pela rádio Bandeirantes. Um amor de pessoa, simpático e cativante. Quando eu estava descendo os elevadores, calhou dele descer também, tive o privilégio de trocar mais umas palavrinhas com primeiro narrador esportivo, na época, ele passava dos 90 anos. Era um narrador com espírito de repórter, dizia ele. (Magaly Prado, do blog de rádio do Uol)

--------------------------------------------
Morre o jornalista Jorge de Faria Vieira Ferreira - Vítima de câncer, o jornalista Jorge de Faria Vieira Ferreira, de 52 anos, faleceu na manhã do dia 20,no Hospital das Clínicas, na cidade de Niterói. Formado em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense, Jorge Ferreira trabalhou nas rádios Nacional e Tupi; nos jornais O Globo, Jornal do Brasil, O Dia e no jornal do Banco Nacional; nas revistas Brasil Sempre, Ecologia e Desenvolvimento, Revista da Feema e Cadernos do Terceiro Mundo. Defensor do meio ambiente, escreveu também o livro “Meditações sobre a Guanabara”. (Blog de Rádio do Uol)
21/2/2006

------------------------------------------------
Municípios podem retransmitir a rádio Câmara - Prefeitos de todo o país têm agora a possibilidade de retransmitir a TV Câmara, em sinal aberto, em seus municípios. O presidente da Câmara Aldo Rebelo enviou correspondência a mais de 5 mil prefeitos com a oferta. Na carta, ele informa como os executivos locais devem proceder para obter o canal e coloca à disposição deles equipe especializada para esclarecer as dúvidas sobre o assunto. A correspondência também está sendo enviada aos 513 deputados federais.

Resumo da Ópera - A Câmara não fez mais do que a obrigação. Afinal, estão lidando com dinheiro público e éo mínimo que eles podem oferecer em termos de comunicação radiofônica.

------------------------------------------------

Confirmado: Rádio Cidade vai pro saco mesmo!!!!

RÁDIO CIDADE VAI VIRAR OI FM
Jornal O Globo - 17/02/2006

Operadora de celular lançará sua emissora no Rio

A Rádio Cidade FM, do Rio, vai dar lugar no dial à Oi FM. Será a sexta emissora de rádio da rede controlada pela operadora de celulares do Grupo Telemar. O contrato foi assinado esta semana e a troca deve acontecer em março, mas ainda faltam detalhes operacionais para a estréia. O dono da Cidade FM, José Antônio Nascimento Brito — que arrendou a marca “Jornal do Brasil” para a Docas Investimentos — manterá no ar a JB FM.

A rede Oi FM é gerada a partir de Belo Horizonte, em uma parceria entre a Oi e o Grupo Bel, de Minas Gerais, que transmite a MTV fora do eixo Rio-São Paulo. A rede não usa satélite, mas a própria linha de fibra ótica da Telemar, para transmitir sua programação para Belo Horizonte, Uberlândia, Recife, Fortaleza e Vitória. A transmissão é adequada às características de cada cidade, com alguns programas locais e música adaptada ao público-alvo regional.

Resumo da Ópera - A Cidade foi por saco (ainda bem)e a OI FM ocupou o seu lugar. Será que melhorou? Aparentemente, sim. mas tenh minhas dúvidas.

--------------------------------------------------------------

Será o fim do Jabá? - Da coluna Gente Boa, do O Globo - A Assembléia do Rio vai tentar acabar com o jabá das rádios por decreto. O deputado Gilberto Palmares apresentou projeto que, se aprovado, proíbe “o pagamento de benefício em dinheiro ou benefício direto ou indireto para veiculação de determinadas músicas”. Curiosamente, o projeto não estabelece sanções. (Magaly Prado, do Uol)

Resumo da Ópera - Apesar de ser um esquema que prejudica o artista, muita rádio insiste em se fartar nos banquetes de carne seca das gravadoras. Felizmente o ouvinte está começando a reagir.

---------------------------------------------------------------

Cidade Web Rock vem aí - Nosso amigo e leitor André Alves Amorim, do RIo de Janeiro está sempre ligado. Ele descobriu que a Oi, operadora de telefonia que agora é dona dos 102,9 MHz carioca, vai abrir um site para abrigar os órfãos da recém-afundada Rádio Cidade Carioca. O endereço é http://www.cidadewebrock.com.br.

Fica a sugestão para turma da Oi: já que é para relembrar os bons tempos, porque não reeditar algo parecido com o que a rádio fazia entre 1977 e 1990, em seus tempos áureos?

----------------------------------------------------------------
Parceria entre Bandeirantes e Nativa caminha para o fim - A sociedade entre a Rede Bandeirantes de Rádio e a família Camargo, controladora de 12 emissoras - entre elas Nativa, 89 e Alpha FM -, pode estar chegando ao fim. Distintas fontes ouvidas por Meio & Mensagem apontam para um desgaste na relação dos Saad com os Camargo, especialmente com José Ernesto (Neneto) Camargo, promovido à vice-presidência das rádios da Band por ocasião do estabelecimento do acordo operacional, há um ano. Na época, foi divulgado que o objetivo da associação era "reduzir custos". Segundo as fontes, as iniciativas do empresário recém-chegado ao negócio estariam sendo sistematicamente "boicotadas". Paulo Saad, vice-presidente do Grupo Bandeirantes, negou veementemente a informação.

---------------------------------------------------------------
Gazeta AM volta a transmitir futebol em dose dupla - A Rádio Gazeta AM de São Paulo, emissora da Fundação Cásper Líbero,depois de 10 anos retransmitindo a programação da Rede Católica Canção Nova, volta as transmissões das partidas de futebol em cadeia. A equipe, que é comandada por Osmar Garraffa, está fazendo as transmissões dos jogos do campeonato paulista e Taça Libertadores, desde janeiro.

Resumo da òpera - Infelizmente, mais uma vez, a Gazeta abandonou um projeto que se revelava promissor.A equipe então formada se transferiu para a Rádio Capital.

------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: