terça-feira, 30 de janeiro de 2007

Assustou, foi?

A gente não vive reclamando aqui que as rádios não surpreendem seus ouvintes? Então... quando a CBN "resolve" tocar Ivete Sangalo ficam reclamando.

Isso não é inédito, já aconteceu e ainda acontece em outras rádios. Talvez seja a primeira vez em uma all news...

A banda paulistana Funk como le Gusta já teve a música "Vem" tocada nas rádios com o oferecimento da Kaiser. Ao invés do refrão original "Vem, comigo vem", Reginaldo 16 cantava "Vem, vem Kaiser vem". Ouví na Nova FM e a música foi trilha sonora da campanha na TV também.

Depois foi a vez do Seu Jorge se render à Sagatiba. Já há alguns meses, sua música toca no bloco comercial da Jovem Pan FM, com direito à locução de abertura e encerramento. A marca Sagatiba aparece durante a música.

Agora, a toda poderosa Ivete Sangalo ataca, de forma mais subliminar, na rede CBN. A marca não aparece em nenhum momento da música... apenas a palavra "completo" bem colocada no refrão. Como todos sabem, "completo" é parte do slogan do gigante Bradesco.

Nâo caracterizo esse tipo de ação exatamente como jabá. E se for, pelo menos é honesto. Sabemos que estamos ouvindo determinada música com o "oferecimento" de uma marca. Isso poderia ser utilizado também pelas gravadoras, para divulgar seus novos contratados, lançamentos, etc. Por que não um "com o oferecimento da Warner Music do Brasil, a nova música do..." e aí toca a nova música do fulano ou fulana contratada?

Sem contar que é muito criativo, diferente. Isso chama a atenção do ouvinte para a rádio, para o artista e para o produto anunciado... eu mesmo, que não gosto de Seu Jorge, já me peguei cantarolando "sagatiba" por aí...

O Marcos Ribeiro me disse que se lembra de "causos" mais antigos. Eu, no momento, só me lembro desses três, bem recentes. Que ações como essa continuem aparecendo no nosso rádio, que clama por inovação e criatividade.



Minha aventura/é a sagatibaaaaa...

2 comentários:

Anônimo disse...

E essa propaganda da Sagatiba já está há algum tempo na Oi FM, com direito à locução, e tal...

Anônimo disse...

É isso aí. Fui surpreendido pela CBN na semana passada, liguei o rádio justamente na hora em que estava tocando a música. Confirmei umas duas vezes no dial p/ verificar se era mesmo a CBN. Logo me veio a lembrança da antiga rádio X, que ocupava a frequencia 90,5. Ainda bem que logo foi desfeito o pesadelo. Parabens ao Bradesco e a CBN. Alessandro Pereira - Jundiaí/SP