sexta-feira, 15 de setembro de 2006

Os anos 90 estão chegando!

A febre dos anos 80 ainda arde. Além da original festa "Trash 80" realizada aqui em São Paulo, onde marmanjões e marmanjonas dançam e rebolam ao som de Xuxa, Menudos e Sergio Mallandro, outras festas trashs se espalharam pelo Brasil e ainda lotam casas e mais casas noturna. Outras festas, como a que acontece no Hotel Cambridge, também no centro de São Paulo, também festejam os anos 80, mas de uma forma mais "séria": com verdadeiros hits e sem músicas de gosto duvidoso.

Atualmente, um outra onda parece crescer para o nosso lado: a dos anos 90! Na Kiss FM, Rádio Classic Rock, já é possível ouvir sequências de músicas dessa época, de grupos como Pearl Jam, Garbage, Foo Fighters e Oasis. Passando esses dias pela MTV, me deparei com o clipe "Informer", do Snow, um dos símbolos da década passada. Outras bandas, como Stereo Mc's, já têm seus flashbacks tocados pelas FMs mais descoladas.

Os anos 90 foram interessantes para os mais diversos estilos musicais. No Rock, tivemos o grunge, o ápice das Riot Girrrls e a consolidação do black metal do Metallica. Já a dance music foi popularizada ao extremo com artistas como Ice MC, DJ Bobo, Taleesa e Playahit, que marcaram suas músicas com a batida grave e seca, característica dos produtores da época..

O tempo dirá se a febre dos anos 90 vira com a mesma força que a dos anos 80, que conseguiu resgatar carreiras perdidas, artistas do anonimato e bandas que estavam naquela fase volta-não-volta. A movimentação está só começando.

5 comentários:

Anônimo disse...

Seria interessante que a febre dos 90 tomasse força também...Eu, como fã da década, adoraria.

Marcos Lauro disse...

Desculpem... o Metallica faz (ou fazia) trash metal e não black metal.
Black metal é coisa do demo! kkk

Marco Antonio Ribeiro disse...

Aguarde, até o ano 2014, caro Rodrigo. A mídia pop sempre tende a fazer revival da década retrasada. Nos anos 70, o grande revival foi dos anos 50. Nos 80, os psicodélicos anos 60. Nos 90, os anos 70 do hardrock / punk / disco do milagre econômico e guerrilha armada e do novo sindicalismo. E na década atual, os anos 80 do plano cruzado, da nova república velha, dos menudos, do novo rock nacional, e da charrete que perdeu o condutor, tal como cantara Raul Seixas.
Se esta lógica valer, Bill Halley, Chuck Berry, Bossa Nova, Luis Gonzaga, Elvis the Pelvis, Lady Zu, Bee Gees, Commodores, Pink Floyd, Donna Summer, Sex Pistols, blondie, The Clash, Chic, Nirvana, Pearl Jam, Radiohead, Rage Against Machine e Raulzito Maluco Beleza estarão na moda de novo.

Anônimo disse...

Eu acho que a Kiss tem aumentado os clássicos dos anos 90 em sua programação para arrebatar ouvintes da antiga 89, a Rádio Rock.
A 89 sempre deixou em evidência em sua programação bandas anos 90 como Pearl Jam, Alice In Chains, Rage Against The Machine, Nirvana, Metallica (fase Black Album), Presidents Of The Usa, etc..
Aproveitando o assunto, estou freqüentemente fazendo especiais sobre os anos 90 em meu blog musical: http://jdanielneves.multiply.com
:^)
Abraços!

Anônimo disse...

Caramba, sempre ouço a KissFm e nunca o ouvi Foo Fighters nos 102.1 !