terça-feira, 26 de setembro de 2006

Globo Móvel é novo aliado da Semana Criança Segura

A partir de agora, o GloboMóvel, espécie de estúdio itinerante da rádio Globo que desenvolve um trabalho social junto aos ouvintes, é o mais novo parceiro da “Semana Criança Segura” – fruto de parceria entre a Johnson & Johnson e a ONG Criança Segura Safe Kids Brasil. A campanha tem como objetivo evitar acidentes com simples atitudes de prevenção. Anualmente, segundo o Ministério da Saúde, cerca de 6 mil crianças morrem por ano vítimas de situações que poderiam ser evitadas.

Além da cobertura do evento – marcado para sábado, 7 de outubro, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, com direito a espetáculo teatral entre outras atrações, com previsão de duas horas de duração –, a ação do GloboMóvel inclui reportagens diárias, flashes ao vivo pela manhã e outros que serão gravados e veiculados à tarde.

Na semana que vai de 2 a 7 de outubro, o estúdio itinerante vai estar em vários locais da cidade, como escolas, por exemplo, conversando com educadores, pais, médicos e representantes da ONG Criança Segura. O foco das matérias serão os diferentes tipos de acidentes que envolvem crianças.

Um dos primeiros temas a serem abordados na série sobre acidentes com crianças são as quedas, que representam 55% das internações hospitalares de crianças de até 14 anos. Sacadas, janelas, escadas e, principalmente, lajes costumam liderar o ranking dos lugares mais perigosos.

Outros temas que estarão em pauta são queimaduras por álcool líquido e acidentes de trânsito. Nesse caso os atropelamentos são responsáveis por quase 50% das mortes de crianças de até 14 anos. A má acomodação no banco de trás do automóvel também constitui um agravante nessas circunstâncias. Sobre esse último aspecto é interessante salientar que estudos apontam que os riscos de morte de crianças em acidentes diminuem cerca de 71% quando as mesmas estão acomodadas corretamente em cadeirinhas de segurança.

Conhecido por dar voz à comunidade, apurando e entrevistando moradores da cidade, o GloboMóvel é uma espécie de estúdio de rádio sobre rodas. Durante a semana, repórteres da emissora produzem flashes e entrevistam a população para as notícias que são veiculadas nos programas “Manhã Globo”, “Amigas Invisíveis” e “Globo Cidade”. Num itinerário que inclui diferentes lugares da capital paulista, o veículo vai percorrer a cada dia uma região diferente.

Nenhum comentário: