quinta-feira, 1 de dezembro de 2005

Parabéns para você nesta data querida...

Muito bom dia!!!! Hoje duas importantes emissoras FM de São Paulo fazem aniversário. Em 1° de dezembro de 1985 surgiam no eter paulistano a Rádio 89 FM e Rádio Brasil 2000 FM.

A Rádio 89 FM começou a operar em 12 de outubro de 1984, com o nome de Pool FM. Um ano e um mês depois o Sistema Jornal do Brasil de Rádio assumiu seu controle operacional e criou a "89 FM, a Rádio do Rock", aproveitando a então crescente onda do rock nacional. A 89 deu seu ar da graça às 6 horas da manhã, com a locução de Marcelo Moraes (aliás, que fim levou Marcelo Moraes?). A primeira canção que a nova estação tocou foi "Head Over Heels", faixa do então recém lançado LP "Songs from the Big Chair", um clássico do duo pop inglês Tears for Fears. O sistema JB de rádio comandou a emissora até 1992. De lá para cá, a emissora está sob a batuta da Rede Autonomista de Rádio, sua verdadeira proprietária desde o início.

A Rádio Brasil 2000 surgiu em caráter experimental no mesmo dia. Com cerca de 5 KW de potência, seu sinal mal cobria a área metropolitana. No começo da década de 90, as Faculdades Anhembi Morumbi assumiram o controle total. A outra sócia mantenedora eram as Faculdades Ibero-Americana. Dessa época em diante, a Brasil 2000 começou a dedicar-se a tocar o melhor da música pop contemporânea, sem se importar muito com os modismos da indústria do disco. Nos sete anos que se seguiram, ela foi comandada pelo jornalista e professor Roberto Muller Maia e sua equipe. Em 2005, esta rádio educativa passou a reproduzir a programação do horário nobre da Rádio Bandeirantes AM, das 6h ás 10h.

Em nome dos editores e leitores deste blog, queremos mandar nossos parabéns aos funcionários e diretores das destas duas importantes emissoras.

5 comentários:

Anônimo disse...

Estou torcendo para que a Brasil 2000 não feche contrato com o grupo Band. E a 89 se quiser continuar com esta programação "Jovem Pan de guitarras" que pelo menos deixe de se intitular "rádio rock" e assuma de vez que é uma rádio pop.

Anônimo disse...

Boa definição para 89: "Jovem Pan de guitarras".

Anônimo disse...

Eu sempre ouço a Brasil 2000 pela internet e acho uma rádio muito boa. Inclusive a locutora gaúcha Juliana Menz (ex-Ipanema) está na Brasil 2000.

Anônimo disse...

Meus pêsames! A Brasil 2000 era muito boa na sua primeira fase em que tocava de tudo e a "89" nunca deveria ter deixado de ser Pool FM, essa sim, uma rádio com estilo definido.

Marco Antonio Ribeiro disse...

Discordo!!!! A 89 Fm, em seu primeiro ano era muito boa, sim, e obrigou a então 97 FM a mexer seu traseiro gordo para não ficar defasada. Aliás, quando a 89 FM surgiu, a Pool FM estava numa precoce decadência de dar dó. A tal dance sei lá o quê da época estava na decadência, quando a Pool surgiu copiando descaradamente a então Bandeirantes FM. O trabalho que Luis Fernando Maglioca fez na "Rádio Rock" em seus primórdios é digno de entrar para a História do rádio paulista. O que fizeram antes dele nos 89,1 MHz, não. Apesar de seus milhares de defeitos e sua programação de "rock" de qualidade discutível, louva-se a atitude da 89 que, ao longo desses 20 anos, tentou manter uma linha de programação segmentada, mesmo com os apelos fáceis do modismo comercial.