domingo, 26 de junho de 2005

Band News FM - as principais falhas da CBN

Muito tem se dito sobre a Band News FM. Neste primeiro momento, os ouvintes manifestaram-se contra a novidade. Partindo do pressuposto que, a pessoa que bolou a emissora não dá ponto sem nó - porque já estão mexendo no formato que importaram dos EUA, dá para saber em quais pontos fracos da CBN a Band News FM vai atacar. Acompanhe:

1 - Dupla transmissão em AM e FM - embora essa solução tenha se mostrado eficaz em termos de audiência, essa tatica criou um paradoxo: a audiência da CBN AM é baixíssima. A grande maioria ouve a CBN FM em São Paulo. Segundo especialista em rádio ouvidos por este blog, seria uma ótima estratégia dar um outro destino aos 780 KHz paulistano, talvez para disputar de igual para igual com a Rádio Bandeirantes AM e demais emissoras nessa faixa de onda. Seria uma boa idéia, por exemplo, ressuscitar a Rádio Excelsior, com uma progamação e equipe própria.

2 - Globo FM vira CBN FM - Não parece ser uma boa idéia destruir a Globo FM, que há 30 anos está no ar e tem um público estável. Se eles querem fazer uma FM no Rio, seria interessante desativar a 98 FM, que tem um público flutuante e com um poder aquisitivo menor. O problema é que, segundo os institutos de pesquisa, a 98 é uma das líderes de audiência. Mas tudo tem um preço. A desativação da Globo FM vai angariar novos ouvintes para a CBN FM. Eles fatalmente migrarão para a Antena 1, JB FM e principalmente a Paradiso FM.

3 - Programação local - Já foi pior, mas a programação da CBN tem pouco espaço para o noticiário local. A Band News, verdade seja dita, neste aspecto, já saiu na frente. A cada hora de programação, há dois blocos com notícias locais.

4 - Entrevistas ao vivo - A Band News está marcando mais um ponto mais uma vez. No seu principal programa, na parte da manhã, não é raro Carlos Nascimento, seu âncora principal, receber e conversar com algum entrevistado no estúdio da emissora ao vivo. Raramente isso acontece na CBN. A grande maioria dos colunistas da Central Brasileira de Notícias grava tudo por telefone também. Na Jovem Pan, na Bandeirantes, na Band News e na Eldorado ocorre ao contrário.

5 - Equipe reduzida de repórteres - Chega ser uma absurdo que cidades como Rio e São Paulo tenha uma equipe tão reduzida de repórteres. As metrópoles são enormes e muitas coisas importantes acontecem ao mesmo tempo. Se a Band News FM quiser cativar o ouvinte, terá de colocar mais profissionais em campo, a aproveitando este falha da CBN.

Se alguém puder apontar mais falhas da CBN e consequentes sugestões é só postar aí embaixo.

Um comentário:

Anônimo disse...

PRA QUÊ DUPLA TRANSMOSSÃO AM/FM?ENTÃO COLOQUEM UMA RÁDIO MUSICAL NO AM!!!