sábado, 21 de maio de 2005

O fim da moribunda Rádio Cidade 969

Com a chegada da Band News FM, propalada rádio 100% jornalística do grupo Bandeirantes, chega ao fim, de forma melancólica, a Rádio Cidade 96.9, atual Sucesso FM. Integrante de uma rede que liderou anos a fio a audiência em São Paulo e em outros estados, a Cidade deixa saudade. Apesar da troca do nome em 2002, depois de longa briga judicial entre o dono da rádio e o grupo JB, do Rio, ainda era possível recordar bons momentos da emissora naquilo que sobrou sob o nome de Sucesso FM.

Saudade da vinhetas, de programas que existem há mais de 20 anos, como o “Vale a pena ouvir de novo” e o “Love Songs”, além da seqüência musical “Triplicidade”. Nos anos 80, podia até ser considerada de vanguarda, quando executava nomes do pop-rock brasileiro, como RPM e Engenheiros do Havaí. Ainda recentemente demonstrou ousadia ao modificar suas madrugadas com músicas do chamado estilo “Lounge”. Durou pouco. Nos anos 90, demorou para se entregar totalmente a pasmaceira que se encontra o nosso cenário musical atual.

Lembro que somente na noite de 25 de dezembro de 1993, após três anos da explosão dos sertanejos, a Cidade fez um tímido especial com a dupla Zezé de Camargo e Luciano e, mesmo assim, somente seis meses depois começou a executar as canções desses cantores e outros da mesma linha em sua programação. Depois disso, sabemos o que aconteceu.

Enfim, enterra-se de vez a já morta-viva por longos anos Cidade FM. E o rádio, assim como na TV, segue o mesmo caminho dos EUA, ou seja, poucos grupos monopolizando o que a maioria pode ou não ouvir.

Alessandro Pereira
Jundiaí - SP

Nenhum comentário: