domingo, 28 de novembro de 2004

Universidades poderão ter rádio comunitária

A Comissão de Educação e Cultura aprovou o Projeto de Lei 2801/03, do deputado Carlos Nader (PL-RJ), que autoriza a concessão de serviço de radiodifusão comunitária às universidades públicas e privadas.O relator da matéria, deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG), considera a iniciativa válida sob o ponto de vista da qualidade dos cursos de Comunicação. Mas apresentou substitutivo para assegurar que só poderão pleitear canal de rádio as instituições de educação superior que ofereçam cursos de graduação naquela área. Além disso, a concessão deverá ser restrita às instituições cujas mantenedoras não tenham fins lucrativos.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado ainda pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

-----------------------------------

Bom, no papel isso é muito bonito, mas quem vai bancar essas rádios?
Se as universidades não colocam seus alunos nem em programas na internet porque "gera muito gasto", quem vai garantir que elas vão querer montar um estúdio e uma antena para transmitir numa comunitária? Se fosse uma rádio comercial, elas poderiam ter um retorno financeiro (que é o que visa toda universidade)... mas comunitária?
O que você acha?

Nenhum comentário: