domingo, 7 de novembro de 2004

Programa ROTA 77 comemora um no ar pela internet

O programa Rota 77, o único programa de rádio que toca exclusivamente Punk Rock e o Legítimo hard core está completando um ano de vida. O programa entrou no ar pela primeira vez em 12 de setembro de 2.003, por uma extinta webradio do Rio de Janeiro. Ele é produzido e apresentado por seus idealizadores, o ator e músico Manoel Barata, vocalista da banda punk DZK, e o jornalista e radialista Marcos Ribeiro, o "Janjão", editor do Portal Rádio Base, especializado em rádio.

"Há muito tempo estávamos com este projeto na cabeça porque percebíamos que as rádios convencionais não abriam espaço algum para as verdadeiras bandas de Punk Rock e Hardcore, sobretudo as brasileiras. Então, descobrimos na rede a extinta Punk Rádio e propusemos à sua direção fazer um programa nessa linha. O projeto foi aceito e começou a ir ao ar sempre às sextas-feiras, ás 23h, com reprise aos sábados às 19h, pelo site da emissora", explica Barata.

Na primeira fase o Rota 77 fazia parte da programação da Punk Rádio e ficou no ar até janeiro deste ano, quando o site saiu do ar. "Ficamos parados mais de um mês fora do ar, simplesmente porque o dono retirou a emissora do ar, sem dar satisfação nem mesmo a nós ou aos demais colaboradores. Como éramos cobrados constantemente pelos ouvintes, resolvemos hospedar o programa nos servidores do Portal Rádio Base, que possui outros programas de rádio gravados também", diz Marcos Ribeiro.

Programação "eclética" - Nestes 12 meses em que o programa está no ar, o Rota 77 fez uma panorâmica do cenário do Punk Rock feito no Brasil e no exterior, inclusive nos países de do terceiro mundo. "Conseguimos resgatar algumas raridades que só estão registradas em vinil, como o LP 'Miséria e Fome' (1987), dos Inocentes, 'Guilty'(1982), dos Vibrators, 'Os Primeiros Dias', (1988), do Olho Seco e as primeiras coletâneas de Punk nacional que saíram em vinil, ainda na década de 80: 'Sub', 'Ronda Alternativa', 'O começo do fim do mundo', entre muitos outros", informa Barata. "Também tocamos vários Cds que praticamente nem estão em catálogo no Brasil como Varukers, Rezillos, Sham 69, Adam & The Ants, e as primeiras gravações do Cólera, Ratos de Porão, Restos de Nada, Plebe Rude, Addicts, Stray Cats, Ação Direta, DZK e muitas outras".

Apesar de ter esta proposta de resgate do som Punk desde suas raízes na década de 70, o Rota 77 se empenha em divulgar as novidades e bandas do gênero de todo o país e de todos os cantos do mundo. "Praticamente toda semana estamos lançando um novo trabalho - ou de uma banda nova, ou de alguma que já está na cena - aqui na nossa programação. O pessoal nos envia pelo correio ou nos entrega pessoalmente nos shows, eventos e lojas de discos que a gente frequenta aqui em São Paulo e no interior. São nesses lugares que a gente tem um contato com as bandas e com os ouvintes, punks ou não, apesar do programa ter um site, email, caixa postal maciçamente utilizados também" relata Ribeiro. "Enquanto quea gente troca uma idéia com o pessoal que está mais próximo nos eventos, a internet acaba servindo para eu conversar 'online' com os ouvintes do Rota em outros estados e até outros países. A interatividade - como não oderia deixar de ser em um programa de Punk Rock pela internet - é total".

o Website - Atualmente, o programa Rota 77 pode ser ouvido através do endereço http://www.rota77.rg3.net Além dos últimos programas gravados - que podem ser ouvidos a qualquer hora do dia ou da noite por meio do sistema "on demand", o internauta tem acesso a uma lista atualizada de sites, emails e telefones de contato com as bandas nacionais que rolam na programação, livro de visitas, links para gravadoras independentes, distribuidoras de discos, fanzines e outros portais de punk rock. A página do Rota 77 conta ainda com uma agenda atualizada sobre os shows de Punk Rock que acontecem durante a semana e ainda há uma área onde estão guardadas algumas reportagens especiais com o escritor Antonio Bivar e o músico Marcelo Nova.

Para comemorar esse sucesso todo, os produtores decidiram organizar um show de aniversário. "A nossa intenção inicial era fazer apenas um show simples com apenas alguns grupos. Mas como o interesse das bandas em participar foi além das nossas expectativas, resolvemos fazer 3 dias de festa", diz Barata. "Muitas outras quiseram entrar, mas infelizmente ficaram de fora por falta de espaço na programação do evento", lamenta ele. "Mas, na medida do possível, pretendemos chamá-las nas próximas festas que o programa promover ao longo de 2005".

Serviço:
Festival de Aniversário do programa ROTA 77

Dia: 13 de novembro de 2004 (sábado) - 20h
Bal Rock Bar
Entrada Franca
Estrada da Baronesa, 26 - Parque do Lago - (011) 9566 5819 com Marcos
(No Terminal Santo Amaro ou Metrô Ana Rosa - pegar ônibus Vila Gilda, descer em frente à padaria Parque do Lago)

Droogs / Antimídia / Anemia Crítica / Revoltados / Má Postura (Vinhedo-SP)/ Social Dekadente / Lixo Suburbano / Falange Negra / Lei Seca / Insugentes

Dia: 14 de novembro de 2004 (domingo) - 18h
Bal Rock Bar
Entrada Franca

DZK / Ato Público / Disritmia / 88-Não / Resistência Punk (Curitiba-PR) / Sistema Homicida / FDS / Calamidade Pública / Subsversão Anarkika (Jundiaí - SP)


Dia: 15 de novembro de 2004 (segunda) - 13h
Clubinho Rock Bar
R$ 5,00
Rua Regente Feijó, 363 (próximo à Igreja matriz de Diadema) - Tel: (011) 7179 4010 com Bia ou Moisés.

Sub-Existência / Esgoto / Terceira Classe / Menstruação Anarkika / Rrraict Tufff / Autogestão / Conflito Final / Resistência Punk (Curitiba - PR)/ Chicanos

Informações para a imprensa: Marcos Ribeiro - tel: (11) 8274 3126 fransousa@uol.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

ai como eu8 faço para manar meu matrial para vcs da radio
somos banda anemia critica 10 anos estrada falou mail JEF_ victor@yahoo.com.br
jefferson victor
anemia critica