quinta-feira, 9 de setembro de 2004

QUE RÁDIOS A CLASSE "A" OUVE?

Magaly Prado
Do Uol

Pesquisa de Audiência e Flagrante de Audiência de Rádio Pesquisa dividida em duas fases.

Fase A Ponto de Fluxo - Levantar, medir e analisar, por meio de pesquisa, a Rádio preferida de indivíduos da classe "A".

Fase B - Seleção da amostra por meio do sistema intercept, em pontos de fluxos, nas cinco regiões da cidade.

Zonas
Sul: 62%
Oeste: 22%
Leste: 8%
Norte: 6%
Centro: 4%

Onde moram os entrevistados
A maioria dos entrevistados mora na região sul de São Paulo (62%). Essa maioria também pode ser observada quando analisamos o sexo do entrevistado. Moram na zona sul 56% dos homens e 67% das mulheres.

Sexo
A pesquisa foi realizada com 50% de homens e 50% de mulheres. Elas são maioria nas regiões Sul (55%) e Oeste (53%) e eles nas regiões Norte (62%), Leste (71%) e no Centro (82%).

Idade
De 18 a 20 anos - 8%
De 21 a 30 - 19%
De 31 a 40 - 22%
De 41 a 50 - 25%
De 51 a 60 - 19%
De 61 a 70 - 5%
De 71 a 80 - 2%

A pesquisa foi realizada apenas com pessoas acima de 18 anos. A idade média da amostra atingiu 41 anos, sendo 39 anos entre os homens e 42 anos entre as mulheres.
A faixa etária mais freqüente na amostra, é a que vai dos 41 aos 50 anos.

Hábito: Ouvir rádio FM em casa
A grande maioria dos entrevistados ouve rádio FM na residência. São 98,5% que ouvem, dos quais 23,5% afirmam que ouvem "às vezes". Os demais 1,5% ouvem rádio FM apenas no automóvel.

Hábito: Ouvir rádio FM no carro
FM - 74%
AM - 3%
FM e AM - 18%
Às vezes - 2%
Não ouvem - 3,5%
Apenas 3,5% dos entrevistados não ouvem rádio no carro. A grande maioria ouve rádio FM (74%).

Emissoras de rádio FM ouvidas freqüentemente em primeiro lugar
Nessa pergunta foram mencionadas 44 emissoras de rádio FM diferentes
Antena 1 - 19%
Alpha - 13%
Jovem Pan - 9%
Eldorado - 6%
Scalla - 6%
89 - 5%
CBN - 5%
Mix - 4%
Kiss - 4%
Nova Brasil - 3%
Metropolitana - 3%
Band - 3%
Cultura - 2%
Transamérica - 2%
Outras respostas - 17%

Conclusões

Perfil da Amostra
Os entrevistados são todos de classe A e foram abordados em locais de concentração de pessoas dessa classe. Existe um equilíbrio entre os sexos: 50% para homens e mulheres. A idade média da amostra atingiu 41 anos, sendo 39 anos entre os homens e 42 anos entre as mulheres. A moda é a faixa etária que vai dos 41 aos 50 anos, com 25%.

Hábito de ouvir rádio
Todos os entrevistados têm costume de ouvir emissoras de rádio FM, dos quais 75% ouvem em casa, 24% ouvem em casa às vezes e 2% só ouvem no carro. Apenas 4% não ouvem rádio no carro e outros 2% só ouvem às vezes. A grande maioria ouve apenas emissoras de rádio FM (74%), outros 18% sintonizam rádios FM e AM e 3% ouvem apenas AM. No total são 92% que costumam ouvir FM no automóvel. Estudo desenvolvido pela Toledo & Associados, na segunda quinzena de março de 2004, em São Paulo, com 460 entrevistados.


Alô, agências de publicidade, prestem atenção nesses números, ok? Afinal, papel aceita tudo, não é mesmo?

Nenhum comentário: