quinta-feira, 5 de agosto de 2004

DX de FM - O assunto está rendendo

Muito legal a participação dos leitores contando os "causos" de DX em FM, o que é muito raro hoje em dia, com esse tanto de interferências e piratas da perna de pau no dial.
Me lembro até hoje do dia em que conseguí falar com um radioamador no Uruguai com o meu PX Alan 87 velho de guerra. Detalhe: operava com uma antena Titanium instalada na janela do meu apartamento!!! Tosqueira!
Bom, voltando ao FM: o leitor Rodrigo Daniel mandou uma explicação técnica de como o DX em FM ocorre:

------------------------
Marcos, vi no blog que algumas pessoas relataram sobre "dexismo" em FM, sem saber explicar porque conseguiam sintonizar emissoras tão distantes.
Acho que posso contribuir, pois tenho uma explicação para todos sobre isso. Sou de Jaú/SP, e por aqui já tive oportunidade de sintonizar emissoras da Argentina e Uruguai umas 5 ou 6 vezes nos ultimos 10 anos. Além de ter tudo registrado em fita cassete, pude notar também que a qualidade de som das radios dos nosso vizinhos argentinos é bem superior as radios daqui, e algumas radios transmitem em mono. Podem notar que o que há de comum em todos os relatos é que quando o ouvinte consegue sintonizar rádios a uma distancia superior a 500 quilometros, sintoniza várias emissoras de uma mesma região. Isso acontece por causa de um fenômeno meteorologico. Quando uma frente fria tenta ocupar o espaço de uma massa de ar quente, forma-se uma espécie de "bolha" entre ambas, com o ar se deslocando em forma de círculo. Esse fenômeno ocorre muito sobre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que ficam na "metade do caminho" entre o estado de São Paulo e a Argentina. As emissoras argentinas transmitem o sinal, que chega até essa tal "bolha" e reflete, vindo parar aqui no interior de Sao Paulo. Como a "bolha" se dispersa rapidamente, o sinal pára de ser refletido e não conseguimos sintonizar mais. Daí o fenomeno durar pouco tempo. Nas vezes em que pude ouvir, o "dexismo" durava no máximo 40 minutos. Somente uma vez teve duração de uma hora.

Abraços
Rodrigo Daniel


------------------------

Valeu, Rodrigo!
Ele também fez um desenho bem rudimentar (nas palavras dele! Eu achei bonitinho, até...) para ilustrar o efeito, mas não conseguí colocar aqui no blog. Se vocês quiserem apreciar, posso pôr no Orkut depois.
Daqui a pouco, até previsão do tempo a gente vai dar!! Essa, nem o Inpe esperava!!!

Nenhum comentário: