terça-feira, 20 de julho de 2004

Pela vida

Hoje pude assistir a uma bela demonstração de como o rádio poder servir para o bem da sociedade, num extremo gesto de utilidade pública.
Izilda Alves comandou na Santa Casa de São Paulo mais uma edição do "Joven Pan pela Vida, Contra as Drogas", programa que visita escolas e locais públicos para discutir o tema e que levou o prêmio APCA na categoria Ação Social.
Estavam presentes, além da Izilda, o Dr. Nabil Ghorayeb e o ex-dependente químico Maurílio.
Dr. Nabil, cardiologista do Instituto Dante Pazanezze, relatou, de forma clara, simples e, em alguns momentos, até bem humorada, os efeitos que as drogas causam no corpo humano, desde o simples cigarro fumado diariamente até a pedra de Crack.
Já Maurílio deu uma verdadeira aula de força de vontade, contando de forma emocionante todo o seu histórico com as drogas. Começou a beber com oito anos (!!) - incentivado pelo pai (!!!!!). Dois anos depois, partiu para a maconha. Já aos doze anos, começou a também cheirar cocaína. Usou as três drogas, simultaneamente, por mais de 20 anos. Teve momentos de lucidez, que o fizeram começar o tratamento de recuperação algumas vezes, mas nunca ficava mais de seis meses sem as drogas, combinadas. Após passar por um episódio de overdose, Maurílio "acordou" e começou um tratamento mais sério, que dura até hoje. E se depender de sua disposição, não acabará nunca.
Antes disso, Izilda comentou que passou por apuros no dia de ontem, quando ao chegar em Santo André, foi barrada por traficantes locais, que não queriam que a palestra acontecesse por causa de um toque de recolher que havia sido dado. Falou também sobre a dificuldade que pacientes carentes têm de conseguir uma internação em hospitais públicos para este tratamento tão complicado.
Estão de parabéns Izilda Alvez e a equipe da rádio Jovem Pan pela prestação de serviço e pelos momentes de informação que proporcionam aos seus ouvintes e às pessoas que comparecem aos eventos.

Nenhum comentário: