quinta-feira, 27 de maio de 2004

89 FM investe em futebol com humor de Paulo Bonfá, da MTV

Por Laura Mattos
Da Folha Online

Quase dez anos após estrear "Sobrinhos do Ataíde" na 89 FM, Paulo Bonfá retorna à emissora, agora para falar de futebol. Parceiro de Marco Bianchi no bem-sucedido "RockGol", da MTV, ele comandará na rádio o "talk show" "Rock & Bola", a partir da próxima segunda-feira.

Será semanal, das 21h às 22h, com um convidado, que pode ser jogador, técnico, dirigente ou qualquer famoso adepto do assunto. Na estréia, excepcionalmente, dois boleiros estarão no estúdio, o atacante Luis Fabiano, principal estrela do São Paulo, e o meia Pedrinho, do Palmeiras. O técnico Carlos Alberto Parreira vai participar por telefone, pois estará em Belo Horizonte, preparando a seleção para a partida contra a Argentina, na quarta.
O programa terá música e um "Pressão Total Rock & Bola", no qual os ouvintes responderão a perguntas sobre o esporte.
Bonfá também comandará um quadro diário ao vivo no "Giro 89" -no ar das 18h às 20h-, que será reformulado. Gravações curtas do "Rock & Bola" irão ao ar ao longo de toda a programação.
A estréia do pacote e a reformulação do "Giro", de música e notícia, fazem parte da estratégia da 89 de investir em jornalismo. Neneto Camargo, proprietário da estação, acredita que essa seja uma tendência das FMs jovens. O ouvinte, em sua percepção, tem uma demanda crescente por informação. O segredo seria criar noticiários que tenham a "cara" das FMs musicais sem ser superficial.

Outra antiga vocação do rádio que tem se acentuado é a aposta no humor, com verdadeiros "casamentos" entre FMs e TVs. Só para ficar nos exemplos mais recentes: "Pânico", da Pan para a Rede TV!; "Cócegas" (da adolescente Tati), do teatro para a Globo e depois para a Mix FM; "Hermes e Renato", da MTV para a Mix.
Bonfá é exemplar clássico desse vaivém. Sua carreira começou em 91, na USP FM, com o "Rádio Alegre", embrião do "Sobrinhos do Ataíde". Este, propriamente dito, estreou em 95 na 89 FM e foi sucesso por quatro anos. Em 2000, ele e Bianchi emplacaram na MTV como narradores cômicos do campeonato "RockGol" e, posteriormente, como apresentadores da mesa-redonda dominical. E foi essa atividade televisiva que levou Bonfá novamente à 89.
Segundo ele, a intenção não é repetir o "RockGol" na rádio, mas certamente, diz, o humor da FM terá o mesmo tom da televisão.
"Rock & Bola" segue outra inclinação cada vez mais forte do rádio: a mistura de futebol com humor. Pelo horário, Bonfá estará livre da concorrência com dois fortes exemplares do "besteirol" esportivo: "Estádio 97", da 97 FM, e "Na Geral", da Bandeirantes.

PIRATARIA

FM clandestina de padre vidente volta ao ar nos 90,1
Não passou nem um mês, e a clandestina Planeta 90 voltou ao ar. Principal pirata de SP, estreou há dez anos e é comandada por Francisco Silva, que se auto-intitula padre vidente. Em abril, havia sido fechada numa megaoperação da polícia com a Agência Nacional de Telecomunicações, que teve até rapel de helicóptero.

BENEFICENTE

Sabrina vira madrinha de ação da rádio Bandeirantes
Sabrina Parlatore será madrinha do Prêmio Escola Voluntária, que incentiva alunos na realização de projetos sociais. A apresentadora gravou comerciais e visitará colégios.

laura@folhasp.com.br

Nenhum comentário: