sábado, 17 de janeiro de 2004

60 anos da rádio Globo

Magaly Prado, da Folha On Line

A rádio Globo, do Rio, completa 60 anos e promove atividades de março a dezembro para comemorar. Um jingle, que fala de uma constelação de estrelas, já está tocando ao longo da programação, inclusive já foi mostrado em rede nacional. E por falar em rede, Marcos Libretti, diretor de programação, puxa a sardinha para a versão carioca da rádio, diz que "ela é tão forte que está se espalhando por outras cidades". O fato é que a Globo carioca é marcante mesmo, não há como duvidar. Quem não tem a famosa vinheta + assovio "rádio gloooobooooo", das transmissões esportivas, grudada na cabeça? Aliás, a emissora possui imagem consolidada como a rádio mais carioca do Rio, muito por causa do futebol, principalmente em fases áureas quando um Fla X Flu produzia um eco no Maracanã com todos assoviando a vinheta dando à rádio uma identificação com o esporte.

Libretti conta mais, avisa que os programas locais, do Rio, serão diferentes em alusão à data. A rádio vai para a rua. Uma unidade móvel será adaptada para um estúdio e promoverá ações e prestação de serviço à comunidade, nas áreas jurídica, médica e educacional. O parceiro é o Sesc-Senac para ajudar a população. Um bom exemplo das ações será proporcionar às pessoas a retirada de seus documentos de registro, afinal, muita gente não possui RG, e ainda muitos mais não possuem nem mesmo certidões de nascimento. Na área de saúde, em convênios com hospitais, pequenos exames poderão ser realizados.

É a primeira vez que eles vão transmitir direto da rua. O que eles possuem são os "amarelinhos", os carros da reportagem da rádio. Só que agora o carro terá que ser adequado para entrar no ar, será adaptado para gerar a transmissão pelo menos uma vez por semana. Loureiro Neto com "Manhã da Globo" ficará na rua aos sábados, já Gilson Ricardo, que não trabalha no final de semana, deverá ficar na rua às quintas-feiras. Artistas serão convocados a comparecer no carro, e claro, muitos brindes como camisetas, bonés chaveiros etc serão distribuídos.

Troféu

Além de colocar a rádio na rua, Libretti contou sobre o Troféu Rádio Globo, edição Rio, que vai premiar 20 pessoas que se destacaram (na comunidade ou no segmento artístico) ao longo dos 60 anos de vida da rádio Globo.

Nenhum comentário: