terça-feira, 9 de dezembro de 2003

Noticiário de Ondas Curtas

Panorama DX

- Edição integrante do boletim eletrônico do DX Clube do Brasil. Edição de 8 de dezembro de 2003. Por Célio Romais, de Porto Alegre, Brasil. Todos os horários mencionados são no Tempo Universal Coordenado. Edição enviada a título de divulgação do hobby do dexismo a emissoras e ouvintes em geral. Saiba mais, acessando: www.ondascurtas.com e http://radioescuta.aminharadio.com

BRASIL – Em 11925 kHz, a Rádio Bandeirantes, de São Paulo (SP), opera com um transmissor da marca Inbelsa, de 10 KW de potência. Está direcionado para o centro, Norte e Nordeste do Brasil. Na programação da emissora, destacamos o início da cobertura de verão, a partir de 11 de dezembro. É o projeto Férias de Verão, que vai contar com equipe de 30 pessoas. Trará sempre as condições das estradas, dicas de turismo, meteorologia e saúde. O projeto vai contar com frota de veículos nos principais pontos de congestionamento e com um helicóptero.

BRASIL – Em Tefé (AM), o dexista e biólogo Paulo Roberto e Souza informa que o sinal da Rádio Guarujá Paulista, que emite desde Guarujá (SP), pela freqüência de 5045 kHz, tem boa sintonia, na região, entre 0250 e 0330. A emissora está com uma promoção de Natal, também válida para os dexistas brasileiros. Para participar, basta enviar uma carta para a Guarujá, informando quais os programas que você sintoniza e como chega o som em sua cidade. No envelope, deves escrever: “Promoção minha carta vale uma bicicleta”. O endereço é o seguinte: Rádio Guarujá Paulista, Rua José Vaz Porto, 175, CEP: 11431-190, Guarujá (SP). Nos sábados, a estação abre espaço para o dexismo. É o programa Nas Ondas Curtas da Guarujá Paulista, às 2330, em 1550, 3235 e 5045 kHz.

BRASIL – De segunda a sexta, às 1930, a Rádio Aparecida, de Aparecida do Norte (SP), apresenta o Jornal dos Jornais. São irradiadas informações da política, economia, esportes e acontecimentos mundiais. A coordenação é da jornalista Andréa Moroni. Confira em 5035, 6135, 9630 e 11855 kHz.

BRASIL – Já faz algum tempo que não são escutadas as seguintes freqüências no Sul do Brasil: 3205 kHz, da Rádio Ribeirão Preto, de Ribeirão Preto (SP); 5955 e 15325 kHz, ambas da Rádio Gazeta, de São Paulo (SP), que retransmite a programação da Rádio Canção Nova, de Cachoeira Paulista (SP).

ALEMANHA – Vale informar que a DW ainda possui uma redação em português, produzida por brasileiros. Está somente na Internet. Quem acessar o sítio da emissora, poderá concorrer a 24 prêmios, por motivo do Natal. Conforme dica de Hailton Biancardine, de Rio das Ostras (RJ), o interessado deve clicar em uma janelinha onde aparecerá o prêmio ao qual concorrerá. Vamos lá? http://www.dw-world.de.

BÉLGICA VIA ANTILHAS HOLANDESAS – O que ocorre na Bélgica pode ser conferido na programação, em língua inglesa, da Rádio Vlaanderen International. Duas emissões, via transmissor em Bonaire, podem ser conferidas, na América do Sul, no seguinte esquema: às 0500, em 9590 kHz. Também às 2200, em 11730 kHz. As informações são de Adalberto Marques de Azevedo, de Barbacena (MG). Endereço para contato: Flanders Today, B-1043, Brussels, Belgium. E-mail: info@rvi.be.

CANADÁ - O Serviço em Espanhol da Rádio Canadá Internacional apresenta um programa especial de contestação das correspondências recebidas. É nos domingos universais, durante a transmissão de 0130 às 0200, nas freqüências de 9590, 9755 e 11865 kHz. As informações são de Adalberto Marques de Azevedo, de Barbacena (MG).

CORÉIA DO SUL VIA CANADÁ – Entre 1000 e 1100, a Rádio Coréia emite, em espanhol, para a América do Sul, via Sackville, no Canadá, pela freqüência de 9760 kHz. Na programação, diariamente, vai ao ar o Panorama de Notícias. De segundas a sextas-feiras, também apresenta o Comentário de Actualidad. Já de segundas a quintas-feiras, irradia o programa Corea A Diário, com informações de artes, cultura, sociedade e esportes, com duração de 25 minutos. Nas sextas, tem 40 minutos de duração. Ainda, nas segundas-feiras, é apresentado o espaço La Nueva Era de la Península Coreana. As informações são de Adalberto Marques de Azevedo, de Barbacena (MG).

DINAMARCA – Confirmado! Terminam no próximo dia 31 as emissões da Rádio Dinamarca, no idioma dinamarquês, em ondas curtas. A informação foi repassada a Leônidas dos Santos Nascimento, de São João Evangelista (MG), pelo responsável técnico da emissora, Eric Koie. Se você ainda não possui o cartão QSL da emissora, tenha pressa! A emissora aceita informe, em inglês, via e-mail. Portanto, escute e mande seu informe para: rdktek@dr.dk.

EGITO – Por ocasião do final e início de novo ano, a programação em espanhol da Rádio El Cairo convida os ouvintes para enviar reflexões sobre o Natal e Ano Novo. Os interessados devem escrever frases breves de, no máximo, 10 linhas sobre as referidas datas festivas. O trabalhado mais comovedor receberá um prêmio da emissora. O anúncio ocorrerá na primeira segunda-feira de janeiro. E-mail para participações: radioelcairoespa@yahoo.com.

ESTADOS UNIDOS – A Rádio Mundial Católica publica um boletim eletrônico com informações sobre estações de rádios daquela denominação religiosa em todo o mundo. Para assinar, escreva para: MikeD509@aol.com.

ESTADOS UNIDOS – Desde o início de dezembro, a Rádio Marti ampliou os blocos de noticiários, conforme informações do dexista norte-americano Dino Bloise.

FRANÇA VIA ÁFRICA DO SUL E GABÃO – Há uma emissão, em português, da RFI, via Moyabi, no Gabão, entre 1700 e 1800, pelas freqüências de 11955 e 12015 kHz. Outra é emitida das 2000 às 2100, em 11965 kHz, via Meyerton, na África do Sul. As informações são de Adalberto Marques de Azevedo, de Barbacena (MG). E-mail para contato: cartadeparis@rfi.fr.

GRÉCIA VIA ESTADOS UNIDOS – Desde Assis (SP), Denílson Garcia dos Santos indica a emissão da Foni Tis Helladas – Voz da Grécia, entre 2000 e 2200, em grego, como boa opção para ouvir músicas típicas daquele país. A programação “é quase inteiramente musical”, informa. A emissão é via transmissor localizado em Grenville, Estados Unidos, em 17565 kHz. Confira!

IRÃ – Última chamada para quem deseja participar do concurso promovido pela programação em espanhol da Voz do Irã! Vai até o primeiro dia do ano de 2004 o prazo para o recebimento dos trabalhos no oitavo concurso Fadjr. O tema é polêmico: “a política expansionista dos Estados Unidos”. Todos os trabalhos devem conter a bibliografia. Podem ser enviados tanto por correio clássico ou por e-mail. Anote as coordenadas: Servicio Exterior de la Voz de la República Islâmica de Iran, Redacción Española, Apartado Postal 19395-3333, Teherán, República Islâmica de Irán. Endereço eletrônico: spanishradio@irib.com.

IRLANDA VIA CINGAPURA – Em 7 de dezembro, às 1025, Jose Jacob ouviu, em Hyderabad, na Índia, pela freqüência de 15280 kHz, que as emissões da RTE Overseas estão, agora, na Internet e no satélite. Estão pedindo opiniões pelo endereço eletrônico: sw@rte.ie. As informações foram publicadas na lista de discussão do HCDX e repassadas à coluna por Leônidas dos Santos Nascimento, de São João Evangelista (MG).

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE – O DX Clube do Brasil acertou intercâmbio de informações com o Clube DX-STP, daquele país africano. O sítio da referida agremiação é o seguinte: http://www.cstome.net/vitrina/dx.htm. As informações são de Antônio Carlos de Macedo Schüler, de Recife (PE).

SUÉCIA VIA CANADÁ – As informações sobre o que ocorre na Suécia você pode conferir na programação em inglês da Rádio Suécia. A emissora transmite no seguinte esquema: às 0230, em 9495 kHz; às 0330, pela mesma freqüência, via relay em Sackville, no Canadá. Ainda, às 1330, em 18960 kHz, com reprise uma hora mais tarde, pela mesma freqüência. A Rádio Suécia aceita informes de recepção por e-mail. Anote: radiosweden@sr.se.

TAIWAN – Está na roda mais uma promoção dos programas em espanhol da Rádio Taiwan Internacional. Desta feita, os interessados devem participar sobre o tema “10 eventos mais importantes de 2003 através do Estreito de Taiwan”. Todos os detalhes podem ser conferidos no sítio da emissora na Internet: http://www.cbs.org.tw. A dica é do Hailton Biancardine, de Rio das Ostras (RJ).





Nenhum comentário: