quarta-feira, 10 de dezembro de 2003

Nokia inaugura uma nova era do rádio

A gigante da telefonia móvel Nokia planeja lançar no segundo trimestre de 2004 o primeiro aparelho de "rádio visual", equipado com uma tela colorida que, além de exibir conteúdo variado e em tempo real sobre a programação e artistas, oferece várias alternativas de interação com o ouvinte/telespectador - seja na participação de enquetes e concursos, até compras de ingressos para shows e de músicas para a campainha de celulares.

O serviço de mídia Nokia 7700, demonstrado no site da fabricante, terá seu primeiro teste de mercado na Finlândia. A emissora Kiss FM iniciará os testes do serviço 24 horas no começo do ano, e o lançamento oficial coincidirá com a chegada dos novos aparelhos às lojas da Finlândia, no segundo trimestre.

Rede celular

Reidar Wasenius, gerente de projeto na unidade de mídia e entretenimento da Nokia Mobile Phones, disse ao jornal britânico Financial Times que o serviço da Kiss FM, transmitido em rede GPRS (general packet radio service) de 2,5G, será operado por uma empresa finlandesa ainda não determinada.

Os dados fornecidos pela estação, explicou, serão enviados a um servidor e redirecionados, no momento certo, aos usuários do aparelho 7700 sintonizados na emissora. Um serviço de boa qualidade exigirá a transmissão de cerca de 200 KB de dados por hora, explicou, o que significa que, para o usuário que ouvir uma média de 30 minutos diários, a mensalidade do serviço sairá em torno de 15 euros (US$ 18).

Wasenius também informou que a Nokia está desenvolvendo uma série de outros aparelhos de rádio visual, e que a tecnologia será disponibilizada a outros fabricantes. Para as emissoras de rádio, segundo ele, a grande vantagem da tecnologia será a receita extra gerada pela publicidade interativa. (MM Online)

Nenhum comentário: