segunda-feira, 13 de outubro de 2003

Carta aberta aos diretores de rádios "jovens"

Bom dia, amigos de diretores de "radiopoperroque" de São Paulo. Bom Dia, Marcelo Braga, Rui Bala, Alexandre Hurovoski, Luis Augusto Alper, Wagner Mello e outros menos cotados.

Hoje é o dia mais feliz desta minha vida de ouvinte nos últimos 20 anos: o programa de rock mais criativo dos últimos dez anos, que fora varrido do dial injustamente por pessoas que conhecem muito de rádio, mas pouco de ouvinte. Não graças a vocês, que tiveram todas as chances do mundo de colocá-la na grade de programação de vossas emissoras, mas preferiram mantê-los num ostracismo imbecil radiofônico sob a alegação de que a referida atração "não chamaria para a rádio anunciantes de peso" ou que eles "teriam de vir com o patrocínio" para poder mendigar reles 2 horas semanais de nossas "magníficas" programações. Isso sem contar aqueles que simplesmente fingiram que os produtores do programa não os procuravam. Pelo menos é o que diz a rádio corredor. Mas não acredito nisso. Suponho que vocês tenham rejeitado tal atração por critérios absolutamente de caráter artístico-comerciais. Agora de qual espécie confesso que não sei.

Fico imaginando uma coisa. Se este programa que tinha audiência fantástica e um potencial comercial enorme, que jamais foi explorado adequadamente por preguiça de quem era responsável pela parte comercial, quantos bons projetos de rádio de gente nova ou de profissionais experientes não são solenemente ignorados pelos "comandantes das rádios jovens, líderes de audiência", audiência esta que está desempencando dia-a-dia por causa da miopia destes mesmos comandantes?

Mas como disse e repito, estou feliz pela volta de um programa que talvez nem tivesse sido feito para uma pessoa da minha idade ouvir, mas que acabou me cativando pela sua ousadia de tocar coisas diferentes do que as "radirroque" paulistanas tocavam e por tirar do ostracismo artistas muito populares a carismáticos do passado e que as novas gerações de "radialistas de FM" têm vergonha de mostrar. Não bastasse isso, os mentores de tal programa não tinham medo de "profanar" e satirizar o templo de certas "vacas sagradas" intocáveis da nosso pop/mpb.

"Mas a Justiça tardará, mas também não faltará / E só será feita / Quando rolarem a cabeça dos opressores" costuma cantar a banda Desordem e Retrocesso, um dos melhores grupos da nova geração do Punk Rock Nacional, gênero este que os senhores julgavam estar morto. Se os senhores ainda não sabem, o Punk Rock, o verdadeiro Hard Core, o Ska e outras vertentes do verdadeiro rock estão mais vivos do que nunca, nas muitas casas de shows pelo Brasil afora, nos festivais da periferia, nos espaços underground, nas webradios independentes, nos e -zines, mundo virtual da internet, em programas fabulosos como esse que vocês solenemente ignoraram e até em atrações de baixíssima audiência, como este que vos escreve comete humildemente num valioso espaço absolutamente alternativo dentro da web, mantido às duras penas por seu webmaster.

Se vocês não sabem ou não lembram o nome desse programa, anotem que é para vocês ouvirem e se arrependerem até o último fio de cabelo, por não tê-los colocados no ar nestas 50 semanas em que eles deram uma sopa enorme:

Garagem
Segunda feira, 22h
Rádio Brasil 2000 FM 107,3 MHz
http://www.brasil2000.com.br


Eu vou até sugerir que eles encaminhem 50 CD's do péssimo grupo que alguns de vocês ajudaram a divulgar chamado Tribalistas, aos cuidados de Ana Maria Broca em homenagem a todos os radialistas que insistem em manter uma programação medíocre nas emissoras voltadas para o público jovem.

Tenham uma boa noite de insônia com o que acabei de escrever pois ela reflete também o pensamento de dezenas de milhares de ouvintes que não possuem um espaço democrático como este para se manifestar.

PS: Antes que apareça algum Zequinha da vida para "desqualificar" o teor deste texto, quero dizer que, nem os produtores do Garagem, nem os profissionais da emissora que os recolocará no ar, nada tem a ver com a idéia deste texto. Aliás nem sei se vão aprovar o que escrevi até aqui porque esta é a minha opinião, gostando ou não.

Parabéns, Paulão, Barcinski, Álvaro, Larissa, Kid Vinil e equipe e a todos os ouvintes da Brasil 2000, que a exemplo deste humilde blog, mantiveram-se firmes na idéia de fazer o programa voltar ao lugar de onde jamais deveria ter saído.

Cordialmente,
Marcos Ribeiro

Nenhum comentário: