sexta-feira, 5 de setembro de 2003

Morre Gontijo Theodoro

Faleceu hoje, aos 79 anos, o locutor e jornalista Gontijo Theodoro, que apresentou o Repórter Esso, na extinta TV Tupi, de 1952 a 1970.

Gontijo teve um infarte fulminante, por volta das 4h, em sua casa, no Bairro Peixoto, em Copacabana, na zona sul carioca. O corpo segue para Petrópolis, na região serrana do Rio, onde será sepultado.

Nascido em Araxá (MG), Gontijo Soares Theodoro foi levado para a Rádio Bandeirantes de São Paulo por Capitão Furtado e a seguir foi para a Rádio Nacional do Rio, sempre como locutor, onde apresentava musicais. Na televisão, seu primeiro trabalho foi como apresentador da TV Tupi no programa Retratos da Semana, até ser escolhido para ser o Repórter Esso.

Depois do fim do Repórter Esso na TV, Gontijo não conseguiu mais trabalhos na televisão porque sua voz ficou muito "marcada" pelo programa de notícias.


O programa Repórter Esso:

Às 12h45 do dia 28 de agosto de 1941 foi ao ar a primeira edição do Repórter Esso, com locução de Romeu Fernandez.
Patrocinado pela empresa norte-americana de combustíveis, o programa tinha suas notícias redigidas pela United Press Internacional e traduzidas pela equipe local. Dizem que o programa tinha tanta importância na época que, mesmo que outro programa noticiasse um acontecimento em primeir mão, ninguém acreditava enquanto não ouvisse no Repórter Esso. Por ser feito nos EUA, o programa levou a fama de só mostrar o lado norte-americano nos acontecimentos internacionais, como a Segunda Guerra Mundial e a Guerra do Vietnan. Mas isso de forma alguma tirou sua importância.
Devido ao sucesso no rádio, o programa ganhou sua versão televisiva na TV Tupi, onde Gontijo Theodoro continuou seu trabalho.

Nenhum comentário: