Por Enio Martins
Da Rádio Agência
Alto, muito falante e voz de locutor. Entrevistei Rubens Campos, Diretor Geral do Sistema Globo de Rádio na sede do Grupo de Mídia em São Paulo. Logo que fomos apresentados, ele me disse “sou fraldinha, tenho apenas seis anos de Rádio”. Pensei na hora: como assim? Para mim aquele executivo existiu desde sempre com o Rádio. Se não pelo biotipo, pela convicção com que defendia o veículo, as idéias e o posicionamento perante ao mercado de todas as rádios que estão sob seu comando na Globo. Confira.
RA - Quantas e quais emissoras compõe o Sistema Globo de Rádio, Rubens?
Rubens Campos - Represento a rede CBN com 22 emissoras, a Rádio Globo AM com 15, a 98 FM e Globo FM no Rio; em Belo Horizonte a BH FM. As FMs estão trabalhando nos segmentos adulto contemporâneo e top 40 basicamente. Ou seja, nós temos hoje duas redes, uma news outra talk.
RA - Fale um pouco sobre a 98 FM no Rio.
Rubens Campos - A 98 vai muito bem. Ela vem experimentando um crescimento de audiência a cada Ibope, nós tínhamos um desafio muito grande à tarde. Temos conseguido uma programação bem focada no nosso target, crescendo bastante. Existe uma aproximação muito forte da líder geral, que é a FM O Dia. Por outro lado nós temos hoje os principais targets que o mercado publicitário quer comprar. A FM O Dia é bem mais jovem que a 98, em função principalmente de uma programação de funk que acontece à tarde. Mas somos líderes em cobertura. Quando você vai nos targets de maior poder aquisitivo, nas mulheres de classe BC, a 98 está na frente. Isso tem facilitado bastante a nossa receita em função desses fatores.
RA - E a Globo AM?
Rubens Campos - Vai bem. Definitivamente ela é um ícone do Rio de Janeiro. Nós lideramos na parte da manhã. Estamos disputando à tarde com a Tupi, que tem uma audiência maior que a nossa nesse período. Nós temos feito ajustes na programação. Acreditamos que em dois, três meses, passem a surtir efeito e dar novamente à Globo a liderança que ela teve por 40 anos. Eu estou bastante confiante.
RA - Quem são os principais parceiros comerciais da Globo AM?
Rubens Campos - Temos muitos no segmento de supermercados, como Casas Sendas que é um cliente de mais de 40 anos, Supermercados Guanabara. Temos Dorsay, Volkswagen, Fiat, ou seja, a Rádio Globo tem hoje grandes anunciantes em seu portfólio.
RA - Qual o programa de maior audiência da Globo AM?
Rubens Campos - É o programa que tem mais audiência em todos os lugares: é o programa do padre Marcelo Rossi, que chega a picos de 530.000 ouvintes por minuto.
RA - A que horas esse programa vai ao ar?
Rubens Campos - Entre nove e dez da manhã.
RA - Depois do padre Marcelo, qual o outro programa que se destaca na grade?
Rubens Campos - O segundo programa de maior audiência é o Show do Antônio Carlos, de 6 às 9 da manhã em rede nacional, um programa que chega a 400 mil ouvintes por minuto em média na faixa horária. E o programa do Loureiro Neto, o Manhã da Globo, um programa de informação, debate e prestação de serviços que fica na faixa de 340, 350.000 ouvintes. Nós somos lideres absolutos com o Bola Rolando, programa esportivo. O "garotinho" José Carlos Araújo é um ícone do Rio de Janeiro, uma grande audiência. Nós temos todas as nossas cotas de futebol vendidas e isso é muito importante.
RA - Quem são os patrocinadores de esporte na Globo?
Rubens Campos - Dorsay, Loterj, McDonalds, entre muitos.
RA - Mudando o assunto de AM para FM: a Globo FM está incomodada com a entrada da Paradiso FM no mercado?
Rubens Campos - Na realidade a Paradiso anunciou uma modernidade que a Globo FM já tinha. Só que a Globo FM estava calada. Nós estamos lançando uma campanha bastante importante, que a agência Contemporânea criou para nós: "Globo FM, a diferença entre ouvir e sentir". A rádio hoje é muito mais do que uma rádio musical, é uma rádio de sensações, que provoca sensações: a sensação de você ouvir um comentário do Arnaldo Jabor junto com música boa, ouvir o comentário da Mara Caballero que é editora do Caderno Ela do jornal O Globo e música boa, uma Scarlet Moon, um Nelson Motta...
RA - Rubens, fale um pouco sobre o Sintonia Fina.
Rubens Campos - Ok. Qual é o posicionamento da Globo FM?
É uma rádio atual, ousada, irreverente, moderna. Música é um commoditie. Se você faz uma rádio só musical, é muito provável que se você tiver resultados, será clonado! Por que vem o concorrente que não tem o mesmo know-how, vê que você está sendo bem sucedido, copia tua programação por que a música está disponível. Então decidimos fazer uma mudança na Globo FM que nos leva hoje a ter hoje uma rádio que emite opinião através da música e da informação que ela dá. O Sintonia Fina entra nesse contexto com Nelson Motta falando do que já tocou, do que nunca tocou e do que ainda vai tocar no Rádio. Então ele é um cara que resgata coisas muito legais, que traz o novo com comentários, competência e conhecimento em torno da música que ajuda muito no posicionamento da rádio.
RA - Que tipo de música ele toca no programa? É mais nacional, internacional?
Rubens Campos - Ele toca música boa, música de qualidade. Desde Marcelo D2 até Frank Sinatra. Não existe limite. O Nelson é um colunista musical. A gente não vai dizer para ele o que ele vai tocar. Ele vai tocar o "estado de espírito" dele. A gente acredita muito no sucesso disso. Para você ter uma idéia, a gente vem experimentando uma queda de audiência que temos comemorado. É paradoxal, por que vem acompanhada de um crescimento significativo na zona sul e na Barra. Junto à uma qualificação do perfil bastante significativa. Nós estamos na rota certa. Entramos agora com Cinthia Howlett, que é a menina que faz o programa do SporTV, com o programa Vida Saudável que entrou com dois patrocinadores. Estamos hoje com todos os nossos programas, que são os diferenciadores da Globo FM em relação aos concorrentes, patrocinados. Isso garante um faturamento pra rádio já muito bom desde o início.
RA - O programa do Nelsinho também já tem as cotas de patrocínios vendidas?
Rubens Campos - Não. Nós lançamos o programa dia 4, anteontem. E nós fomos para o mercado no próprio dia 4, não saímos antes para vender. Já temos algumas empresas interessadas e eu te contarei em primeira mão.
RA - Por falar em primeira mão, você sabia que quinze dias atrás o RA deu com exclusividade a notícia da estréia do programa do Nelsinho na Globo FM?
Rubens Campos - Eu sabia sim, eu leio o site de vocês...
Nota da redação: Só para não perder o costume: quando eu acessava a internet por um modem de 33k, o som da Globo FM na Rádio Click chegava no meu PC Picotado. Agora que instalei banda larga NÃO CONSIGO OUVIR MAIS A RÁDIO E NEM UMA OUTRA DO SISTEMA GLOBO DE RÁDIO. JÁ MANDEI E MAIL PRO SITE DA EMISSORA E NÃO OBTIVE RESPOSTA. ALÔ, RÁDIO CLICK VAMOS RESOLVER ESTE PROBLEMA???
PS: Quem quiser ouvir a Rádio Globo e também não está conseguindo vá até a página da Rádio Globo de Londrina http://www.radioglobolondrina.com.br . Pelo menos você ouvirá os programas em rede e a programação local da filial de Londrina.
Um comentário:
Gostaria de saber de fato, quem fala a verdade. O Washington da Rádio tupi, diz que o programa dele tem a maior audiência, já a globo diz que no horário das 18:00 as 19:00 hs. é a rádio globo que vence.
Quem é que está falando a verdade?
Postar um comentário