segunda-feira, 25 de agosto de 2003

Panorama DX - Por Célio Romais

Todos os horários são em Tempo Universal Coordenado (Brasília: -3h)

ALEMANHA - A partir de 18 de agosto, a programação em língua portuguesa da Deutsche Welle passa a ser irradiada diretamente de Bonn.

BELARUS - Em 7105 kHz, a partir de 2030, tem chegado ao Brasil o sinal da Rádio Minsky. Nos domingos, neste horário, vai ao ar emissão em alemão pausado. Há alguma interferência da Rádio Sawa.

BOLÍVIA - Ao que tudo indica, a Rádio San Miguel, da cidade de Riberalta, não mantém freqüência fixa em 60 metros. Em Cochabamba, o dexista brasileiro Rogildo Aragão ouviu a emissora, em 16 de agosto, às 0215, pela freqüência de 4905 kHz. Na oportunidade, apresentava o programa Show de los Sábados. Anteriormente, era captada em 4930 kHz.

BRASIL - A Rádio Nacional do Brasil transmite, desde 1º de agosto, duas emissões, em português, para o continente africano. A Gerente da Radiobrás, Taís Ladeira, informou ao dexista Sarmento Campos, do Rio de Janeiro (RJ), que as emissões ocorrem entre 0500 e 0800 e entre 1900 e 2100. As freqüências utilizadas são as duas que a Radiobrás dispõe, no momento, ou seja : 6180 e 11780 kHz. De acordo com informações de Tobias Jung, publicadas no sítio Rádio Agência, a programação é constituída de espaços que a Radiobrás já produz para o público interno do Brasil. A única exceção seria o programa Giro Afro, este sim, um boletim diário com notícias dos países de língua portuguesa. No entender de Sarmento Campos, "o executivo brasileiro dá sinais de reconhecer a importância do rádio", com o anúncio.

BRASIL - Não há previsão do retorno do sinal da Rádio Liberal, de Belém (PA), na freqüência de 4775 kHz, em ondas tropicais. A informação é de Paulo Roberto e Souza, de Tefé (AM), que conversou com a direção da emissora. Algumas peças já foram adquiridas. Falta apenas o conserto do transmissor. Por enquanto, a Rádio Liberal pode ser ouvida em ondas médias, em 1330 kHz. Na Internet, possui o seguinte sítio: http://www.radioliberal.com.br.

BRASIL - Nos próximos dias, a Rádio Guarujá Paulista, de Guarujá (SP), passará a emitir pela freqüência de 5045 kHz. A informação é de Orivaldo Rampazzo, diretor da emissora. Ele conversou com Caio Lopes, de Itajubá (MG). A Guarujá Paulista já ocupa a freqüência de 3235 kHz, que era da Rádio Clube, de Marília (SP). A freqüência de 5045 kHz é da Rádio Difusora, de Presidente Prudente (SP). De acordo com Rampazzo, "a onda curta engrandece a emissora". A Guarujá também está projetando transmitir em 31 metros. O endereço da emissora é o seguinte: Rádio Guarujá Paulista, A/C Orivaldo Rampazzo, Rua Montenegro, 196, CEP: 11410-040, Guarujá (SP).

BULGÁRIA - As emissões, em espanhol, da Rádio Bulgária, para a América do Sul, podem ser captadas nos seguintes horários e freqüências: às 2300, em 9500 e 11600 kHz. Também entre 0100 e 0200, nas mesmas freqüências. O endereço eletrônico é o seguinte: spanish@nationalradio.bg.

CHINA - A programação, em português, da Rádio Internacional da China tem, desde 11 de agosto, uma hora de duração. O tradicional noticiário Beijing Informa passa a ter 15 minutos de duração. Já o comentário Temas Atuais passa de 5 para 10 minutos. Na segunda-feira, Wei Ling fala sobre a civilização milenar, sua sabedoria e filosofia, dentro do programa Nos Ares da Cultura.

CORÉIA DO SUL - Os ouvintes mais assíduos da programação em espanhol da Rádio Coréia recebem a publicação Anual Report. Possui ótima encadernação e interessantes informações, conforme dica de Osmar Rodrigues, de Atibaia (SP). A publicação pode ser solicitada ao endereço eletrônico: intl@kbs.co.kr.

CUBA - A Rádio Havana Cuba tem novo concurso, conforme dica de Valdirei Carneiro, de Curiúva (PR). O tema é a trova cubana. Para participar, o ouvinte deve responder, até 31 de dezembro, as seguintes questões: 1) Mencione 3 temáticas que coincidam entre os trovadores tradicionais e os atuais e suas respectivas canções; 2) Nomeie 3 representantes da trova velha e 3 da nova trova cubana; 3) Que é, para você, um trovador? Respostas para: Rádio Havana Cuba, Apartado 6240, La Havana, Cuba.

DINAMARCA VIA NORUEGA - A Rádio Dinamarca transmite, para o exterior, apenas programas em dinamarquês. São utilizadas as estações emissoras norueguesas de Sveio e Kvitsoy. Emissão, para a América do Sul, vai ao ar, às 0130, em 9975, 9985 e 11635 kHz. Aceita informes via e-mail. Anote: rdktek@dr.dk.

EGITO - A programação, em espanhol, da Rádio El Cairo é irradiada, entre 0045 e 0200, em 11755 e 11790 kHz. Endereço eletrônico para contato: radioelcairoespa@yahoo.com.

FRANÇA - Dica do Flávio Archângelo, de Jundiaí (SP): entre 0500 e 0600, tem boa sintonia, aqui no Brasil, a Rádio Monte Carlo, com programação, em árabe, que é emitida via Issoundun, França. As freqüências são as seguintes: 5925 e 7135 kHz. Ao final de cada boletim de correspondente da emissora há a identificação: "Rádio Monte Carlo".

GABÃO - Como o cartão QSL que recebemos vale do centro-emissor e não do país de origem dos programas, vale monitorar emissão, em espanhol, da NHK, que chega via Gabão. É entre 0500 e 0530, em 11915 kHz. É destinada à Europa, mas tem regular sintonia no Brasil. A emissora aceita informes por e-mail. Jorge Ferreira contesta todos os relatórios, no ar, aos domingos. Envie seu informe para: rj-espa@intl.nhk.or.jp.

HOLANDA - Andar las Américas é a produção que o Departamento Latino-Americano da Rádio Nederland apresenta nas quintas-feiras e sábados. O jornalista Sérgio Acosta faz um apanhado de interessantes temas da América Latina, na política, sociedade e economia. Confira, a partir de 2330, em 9895 e 15315 kHz.

SUÍÇA VIA GUIANA FRANCESA - A Rádio Suíça Internacional possui emissões em francês, alemão, italiano e inglês, para a América do Sul, a partir de 2200, em 9885 e 11905 kHz. A primeira freqüência é direto de Sottens, Suíça. A segunda, é via Montsinéry, na Guiana.

URUGUAI - Desde Montevidéu, Manrique Beceiro envia panorama atual das emissoras daquele país nas ondas curtas: em 6045 kHz, emite a Rádio Sport, com programação esportiva 24 horas, em paralelo com 890 kHz. Já em 11735 kHz, aparece a Rádio Oriental, em paralelo com 770 kHz. Na faixa de 31 metros, a SODRE pode ser ouvida em 9620 kHz, paralelamente com 650 kHz. Também a Emisora Ciudad de Montevideo, em 9650 kHz, em paralelo com 1330 kHz.

VIETNÃ - Para ouvir emissões, em ondas curtas, diretamente do Vietnã, aqui vai a dica do Elmer Escoto, de San Pedro Sula, em Honduras: a Voz do Vietnã emite, diariamente, desde seu transmissor de Hanói/Sontay, entre 1100 e 1130 e das 2000 às 2030, em 11630 e 13740 kHz. Por sua vez, Itamar Nunes, de Cuiabá (MT), agrega que a emissora aceita informes de recepção via e-mail. Anote o endereço eletrônico: btdn.vov@hnvnn.vn.

2 comentários:

Cynthia CV disse...

Olá, boa noite!
Não entendo nada de ondas curtas, mas gostaria muito de sintonizar a NHK do Japão, amanhã à noite. Como faço? Existe rádio onda curta na net também?
Desculpe se minha pergunta for muito sem noção, mas na verdade sou mesmo sem noção deste assunto.
Obrigada desde já!
Cynthia

Anônimo disse...

Gostaria de saber o nome do local que o grupo tradição tocou em 08novembro 2008