domingo, 31 de agosto de 2003

Desafio Rádio Base: Eldorado X Brasil 2000

Seguinte, pessoal:

Muito tem se dito por aí que a Brasil 2000 iria melhorar porque iria virar uma rádio adulta, que iria fazer coisas novas, etc, etc, etc. A única coisa nova que ouvi por lá foram o Kid Vinil e o Vitão Bonesso, que são antigos na casa. As novidades são eles. De resto, a Brasil 2000, no máximo, está igual aos bons tempos do Maia e Tatola na direção da emissora.

Concomitantemente, a Eldorado, pouco antes de sofrer intervenção "branca" e afastar seus principais acionistas, anunciara tempos atrás que queria "remoçar" a programação e contratou Luis Augusto Alper, um especialista em formato de rádios "jovens". Ele durou pouvo tempo lá e foi para Jovem Pan. A Brasil 2000 tirou Lélio Teixeira, sucessor de Roberto Muller Maia e contratou Juan Pastor, ex-produtor da 89 FM.

Agora fica outra pergunta: a Eldorado melhorou? Ficou mais "jovem". Não é uma cntradição uma rádio de perfil mais adulto querer "remoçar" e uma outra, cuja principal target sempre foi ter uma programação "jovem pop" querer ficar mais "adulta"? Quem está dizendo a verdade?

A Eldorado foi a primeira FM paulista a transmitir em sinal aberto e ter programação própria, quando deixou de ser link da Eldorado AM. Está a 30 anos no ar e sempre gozou de grande pretígio no meio publicitário. Era uma emissora "referência", quando o assunto era música adulta contemporânea adulta, jazz, world music, MPB e até música erudita. Bem verdade que nunca foi líder de audiência, mas era sempre uma das líderes em faturamento comercial. Na época alegou-se que estava perdendo dinheiro e que o seu público cativo estava "sumindo", segundo o Ibope e precisava de "novos" ouvintes.

A Brasil 2000 é uma emissora ligada a uma instituição educacional e essas mudanças neses últimos doze meses teriam sido motivadas para aumentar o faturamento comercial. Ué, mas uma emissora educativa se preocupa com este tipo de coisa? Pensei que a preocupação primeira desta emissora fosse com a qualidade.

O que nós e nossos leitores percebemos ao longo desse tempo é que há algo "esquisito" com essas duas emissoras. Se a gente reparar uma acaba copiando a outra. Por exemplo, a Eldorado tem um rograma em que o ouvinte apresenta e comanda a programação durante uma hora e ainda ganha um CD gravado com a sua participação. A Brasil 2000 resolveu fazer o mesmo, da mesma maneira, mas com uma roupagem um pouquinho diferente.

Afinal, aonde os comandantes das duas emissoras querem chegar? Mas melhor do que ficar falando é mostrar o que está rolando.

Colocamos nesta postagem dois links: um para você ouvir a Eldorado FM e outro para a Brasil 2000. Ambos transmitem em mídia player. Clique, ouça e tire suas conclusões. Depois, se quiser, escreva para a gente. blogradiobase@hotmail.com

Eldorado FM 92,9 MHz

Brasil 2000 FM - 107,3 MHz

Nenhum comentário: