sábado, 5 de dezembro de 2009

Lombardi é saudade

1981. Um garoto de quase 10 anos vai até ao bairro do Carandiru fazendo parte da caravana de sua escola que iria participar do Domingo no Parque, do Programa Sílvio Santos. Vinte e oito anos depois, uma lembrança daquele momento nunca se apagou de sua memória: ver o hoje saudoso locutor Lombardi em ação, narrando um texto comercial.

Para que não sabe ou nunca viu, na maioria das vezes Lombardi ficava bem ao lado do palco, vísivel ao público que estava na platéia, com uma mesinha de acrílico e um microfone. Era daquela posição que ele soltava a sua voz, quando solicitado por Sílvio.

*

No noticiário sobre a morte de Lombardi, foi destacado o seu sonho de ser um narrador esportivo. O que talvez poucos soubessem é que ele realizou esse sonho, ainda que por pouco tempo, dentro do próprio SBT. A emissora adquiriu os direitos do campeonato paulista de 1984 e exibiu partidas ao vívo no sábado, e vídeo tapes aos domingos, após as 22h. O repórter esportivo daquela equipe era simplesmente Jorge Kajuru. Que dupla. No You Tube não existe nenhum registro. E nas reportagens exibidas pelos seus telejornais, o SBT ignorou esse fato. Vamos torcer para que alguém tenha em vídeo o registro de alguma partida narrada por Lombardi e coloque um trecho no You Tube.

*

Lombardi era bastante atuante em rádio. Ele apresentou programas em emissoras do ABC e do litoral de São Paulo. Não lembro dele em nenhuma emissora de São Paulo. Em se confirmando isso, não deixa de ser estranho que rádios como Record, Capital ou América, dos bons tempos, não o tenham chamado para fazer parte de seu cast.




*

E assistindo as reportagens que registraram sua morte e vendo alguns vídeos no You Tube, dá para concluir que o Lombardi não se incomodava em ser o Lombardi. Postura contrária de muitas celebridades e, principalmente, sub-celebridades. O locutor sempre quando reconhecido sempre tratava as pessoas de forma cortês e gentil. Ele também nunca se incomodou quando alguém pedia para que repetisse os bordões que usava na televisão.

Um comentário:

Unknown disse...

Curto muito o blog.
Trabalho em radio. Numa AM do interior.

Legais esses videos do Lombardi.
Quem eu gostaria de conhecer é um dos possiveis substitutos do Lombardi, pelo menos um dos nomes citados para a função.
A voz padrão do SBT, que tem muito 'a cara' do canal mas nem no google achei.
Abraços!