segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Morre o jornalista Rui Viotti

Rui Viotti passou por várias emissoras de rádio e televisão desde o ano de 1944, quando iniciou a carreira aos 15 anos. Foi um dos pioneiros da televisão brasileira. Nos últimos anos, seu nome esteve ligado mais ao tênis. Foi ele o responsável por grandes transmissões de torneios do circuito internacional em emissoras como a Record (já na fase IURD), Canal 21 e Manchete. Sobre esta última, o Anderson Diniz Bernardo lembrou no Twitter de um dado interessante: "Rui Viotti foi a primeira pessoa a anunciar o "novo nome" da Rede Manchete, em 1999. Foi numa partida em 1999 que, depois de meses sem nome, foi anunciado o nome "RedeTV!". Sem exagero, Viotti tinha uma das mais belas vozes da narrações esportivas.

Contudo, o que poucos sabem é de sua forte atuação nos bastidores. Em julho deste ano, ele contou na Rádio Jovem Pan sobre o esquema utlizado pela TV Record para não deixar Silvio Luiz de fora da cobertura da Copa da Espanha, em 1982. Silvio era o principal astro da emissora ainda na fase Machado de Carvalho. Como a Globo decidiu transmitir o evento com exclusividade, o jeito foi migrar as transmissões para as duas rádios da Record (AM e FM). Houve uma campanha publicitária com um forte apelo: "Olhos na televisão e coração na Rádio Record". O Sucesso foi incrível. No player abaixo, Silvio e Rui contaram em detalhes sobre esse marco na história do rádio.



Uma grande perda para a mídia esportiva. Na sequência, podemos acompanhar Viotti em ação na transmissão de Roland Garros em 2001

Nenhum comentário: