quinta-feira, 2 de novembro de 2006

O Quinto Sinal da Bandeirantes

Este é com certeza o sinal de hora certa mais famoso do rádio brasileiro. A cada 15 minutos, lá está ele no meio de uma reportagem, de uma narração de futebol, de uma música, de uma entrevista, de um comercial. O quinto sinal é o som mais característico da emissora do Morumbi. Basta ouvi-lo para saber em que rádio estamos sintonizados. Se você nunca escutou, ou é surdo, ou nunca ouviu a Rádio Bandeirantes.

Minha saudosa mãezinha nunca comprou um relógio de parede porque achava que o Quinto Sinal era mais preciso. O meu pai nem relógio usava. Pudera: ouvia Bandeirantes o dia todo na alfaiataria em que trabalhava. No reveillon, a emissora ficava em total silêncio só para que o ouvinte ouvisse o primeiro sinal de hora certa do ano. Depois o locutor anunciava:"O quinto sinal marcou zero hora de um novo ano. Feliz 1980."
Chique no "úrtimo".

Mas como ele surgiu? Quem teve a brilhante idéia de colocá-lo no ar? Ele sai de algum relógio? Já está programado na mesa de som? Quantos tons de hora certa já foram emitidos? Se alguém souber escreva para cá. Valeu.

Enquanto escrevia este texto, ouvi dois "Quinto Sinais": um às 21h e outro às 21h15. Portanto, devo ter levado usn 17 minutos para escrever este texto. Viu como ele é indispensável?

5 comentários:

Anônimo disse...

Estive na Bandeirantes em 2002, fazendo uma visitinha como convidado do repórter Agostinho Teixeira e como me interesso muito pela parte técnica, fiquei babando nos equipamentos, estúdios, mesas de som e perguntei sobre o quinto sinal, uma curiosidade que eu tinha desde criança. Ele não soube responder e chamou um cara da parte técnica que também deu uma explicação meio superficial. Mostrou um relógio de ponteiro bem grande que tem na parede do estúdio e disse que era sincronizado e concectado pelo ponteiro dos segundos daquele relógio.
Bem, continuei sem compreender muito bem como isso se dá com a mesa de som, mas tudo bem...rs
É bom lembrar que a Rádio Gaúcha tem o seu sinal também, não sei se são 5 ou 3 toques, sendo que o último é em outro tom, para diferenciar.

Anônimo disse...

oi ..meu nome e arthur e eu gostaria de sabem como vcs fazem pra colocar essa radio de musicas gravadas no seu blog....

por favor me respondam

hector_rodrigues@hotmail.com

Marco Antonio Ribeiro disse...

Qual delas, Hector? A Tributo à Bandeirantes, a Punk Radio, a Rádio Base On Line ou a Rota 77? Em qualquer caso, por favor escreva para vitroladojanja@gmail.com, que teremos o maior prazer em ajudá-lo.

Anônimo disse...

O que a história conta, é que o "Quinto Sinal" foi idéia do Hélio Ribeiro e foi introduzido na década de 70, período em que ele dirigiu a Rádio Bandeirantes.

Anônimo disse...

Silvio, a Gaúcha são 4 toques.