sábado, 15 de abril de 2006

Cultura AM traz especial sobre Floriano Belham

"A Voz Popular" deste domingo apresenta um intérprete muito pouco conhecido, mas que em seu tempo foi um prodígio: Floriano Belham. O carioca nasceu em 1913, e viveu até 1999. Teve uma carreira curta na década de 1930, gravando apenas 8 discos em 78 rpm. Foi o primeiro cantor infantil do Brasil a gravar um disco comercial.

O programa apresentado por Luiz Antônio Giron conta com depoimentos de Eduardo Belham (filho de Floriano), José Ramos Tinhorão (crítico de música) e Humberto Franceschi (pesquisador e historiador). No repertório do programa, parte das 16 gravações registradas por Floriano Belham, entre elas "Negra sorte", "Saudades do meu barracão" e "Mamãezinha está dormindo".

"A Voz Popular" mostra a história e o presente da música popular brasileira "escrita" por suas vozes. É uma nova maneira de contar a evolução dos gêneros no Brasil. O programa mostra que a linha evolutiva de nossa música se deu no fio das vozes. Não é um programa no estilo "esta é a sua vida". Traçamos o percurso das experiências de cada intérprete com depoimentos deles e músicos que fizeram parte de sua carreira, além de especialistas.

"A Voz Popular" – Domingo – 16 de abril – às 11h
Reapresentação: quinta-feira, 20 de abril, às 18h
Apresentação, textos e comentários: Luiz Antônio Giron
Rádio Cultura AM - 1200 KHz - São Paulo
http://www.tvcultura.com.br/radioam