domingo, 3 de agosto de 2003

Panorama DX, por Célio Romais

BÉLGICA - A Rádio Vlaanderen Internacional também possui um espaço destinado aos dexistas. É o RVI DX Programme, emitidos nos sábados. Conforme Saulo Gomes de Souza, de Porto Velho (RO), vai ao ar às 2230, em 15565 kHz. Na última edição, apresentou gravações da Rádio Nova Zelândia. Confira!

BRASIL - Desde Tefé (AM), Paulo Roberto e Souza apurou que 12 emissoras católicas, localizadas na Amazônia, estão trabalhando um noticiário sobre a região. A proposta é criar um informativo sobre a Amazônia, a partir deste local, feito por "amazônidas". Segundo o padre Edilberto Sena, diretor da Rádio Rural, de Santarém (PA), "não é xenofobia, mas vontade de realçar os valores de nossa região e alertar nossa gente para a cobiça internacional, especialmente dos gringos norte-americanos". Fazem parte da rede, entre outras, as emissoras de Cruzeiro do Sul (AC), Bragança (PA), além da Rural de Santarém (PA). A Rádio Educação Rural, de Tefé (AM), cidade onde trabalha o Paulo Roberto e Souza, ainda não participa da rede, mas vai efetivar seu ingresso em breve.

BRASIL - A Rádio Clube, de Marília (SP), permanece emitindo firme, em 3235 kHz, em 90 metros, após seu retorno ao mundo das ondas curtas. Os telefones da emissora são os seguintes: (14) 433.3847, 433.3077 e 433.3078. Fax: (14) 422.5155 e 422.1400. Endereço dos estúdios: Rua Carlos Artêncio, 117, Bairro Fragata C, CEP: 17519-660, Marília (SP). O endereço eletrônico do apresentador do programa De Tudo um Pouco é: detudoumpoucopj@bol.com.br.

BRASIL - Sintonia da Terra é o programa mensal que a Rádio da Universidade, de Porto Alegre (RS), leva ao ar, nos sábados, às 1105, em 1080 kHz. O objetivo é divulgar os temas sócio-ambientais e promover o debate das propostas de convivência harmoniosa com o planeta. O programa é uma parceria da Rádio da Universidade com o Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul. As informações são do sítio www.coletiva.net.

BRASIL - Depois de deixar a Rádio Globo, do Rio de Janeiro (RJ), após 42 anos apresentando o Programa Haroldo de Andrade, o radialista volta ao dial 1060 kHz, do Rio de Janeiro, a partir de setembro ou outubro deste ano. As informações são do jornalista Tobias Jung, do sítio www.radioagencia.com.br.

BRASIL - Nas segundas, às 2300, a Rádio Bandeirantes, do Rio de Janeiro (RJ), emite o programa Casaca no Rádio. São veiculadas informações "100% vascaínas". A Bandeirantes emite em 1360 kHz.

BRASIL - O programa Além Fronteiras, emitido pela Rádio Canção Nova, de Cachoeira Paulista (SP), nos sábados, às 2200, tem novo apresentador. Leandro Gavioli substitui a Eduardo Moura, que "passa a desenvolver novas funções na Comunidade Canção Nova", de acordo com informações veiculadas na edição de 2 de agosto. O programa conta com a participação do experiente dexista Antônio Kosta de Oliveira. Contatos com o programa pelo endereço eletrônico: alemfronteiras@cancaonova.com.

EGITO - Em mensagem enviada a Sarmento Campos, do Rio de Janeiro (RJ), a apresentadora da Rádio El Cairo, Verónica Valderas faz um panorama da programação da emissora: "temos programas como El Cairo Contesta, onde lemos a correspondência que nos enviam, via e-mail ou correio postal, e dedicamos a todos uma canção. Rincón Filatélico dá informação atualizada sobre selos no Egito. Oferecemos, ademais, enviar-lhes estas estampilhas via correio postal. En Preguntas y Respuestas, respondemos as inquietudes de cada radioescuta que escreve. Já Papel y Lapiz é um 'programa-concurso' em que, além de proporcionar dados interessantes sobre o Egito, Espanha e países da América Latina, animamos o radioescuta e premiamos sua atenção e sua dedicação com alguma recordação da estação".

EQUADOR - A Rádio Federación Shuar, de Sucua, é a emissora latina ouvida em 4960 kHz. Recentemente, foi captada, em DX-Camp realizado em General Lavalle, na Argentina, por Nicolas Eramo, Nicolas Eramo Júnior, Marcelo Cornachioni, Norberto Pugliese e Arnaldo Slaen. Foi em 19 de julho, às 2329.

ÍNDIA - As emissões em hindu da All Índia Radio são um bom DX na América do Sul, pois são destinadas à Ásia. Osmar Rodrigues, de Atibaia (SP), ouviu a emissora, às 1030, pela freqüência de 10330 kHz.

INDONÉSIA - A Voz da Indonésia foi captada na América do Sul. Gabriel Iván Barrera ouviu a emissora, pela freqüência de 9524,90 kHz, em 23 de julho, às 1050. O programa era em chinês e apresentava melodias modernas.

JAPÃO VIA GUIANA FRANCESA - Em 1º de agosto, a Rádio Japão completou 50 anos de emissões, em português, para o Brasil. Um programa especial foi apresentado. Santiago Filho, que trabalha na Rádio Japão há aproximadamente 30 anos, fez contato com antigos colaboradores da emissora. Um deles, de nacionalidade japonesa, informou que, como nos anos 50 e 60 quase não tinha brasileiros residindo no Japão, a redação e locução da programação era feita por gente da embaixada brasileira em Tóquio e "por donas de casa brasileiras, casadas com japoneses". Santiago também conversou com Dirceu Rabello, que labutou, no início dos anos 70, ao seu lado, na NHK. O programa especial apresentou gravações antigas deles. Dirceu Rabello já foi apresentador do O Globo no Ar, pelo Sistema Globo de Rádios, e há muito tempo é a voz da Rede Globo, ou seja, grava as chamadas da programação desta emissora de televisão. Também foram entrevistados três ouvintes brasileiros que enviaram redações para a emissora e tiveram suas cartas selecionadas. Um deles, aprendeu japonês ouvindo a programação da NHK.

LIBÉRIA - O edifício onde funciona a Rádio Veritas, em Monróvia, foi parcialmente destruído pela artilharia do grupo rebelde "Liberianos Unidos Para a Reconciliação e Democracia". A informação é do boletim eletrônico da Rádio Mundial Católica.

MADAGÁSCAR - A RTV Malagasy, que emite desde Talata-Volondry, tem regular sintonia, no Sul do Brasil, após às 0300, em 5010 kHz.

PERU - A Rádio Santa Mônica, de Cusco, foi ouvida, em 4965 kHz, por volta de 0030, por Cesar Dioses, em Chimbote, naquele país. Ele observa que a emissora tem melhor sintonia que a Rádio La Hora, que também emite da cidade imperial de Cusco.

PERU - Alfredo "Spacemaster" informa que a Rádio Ilucán emite, de segunda a sexta, entre 1000 e 1300 e de 2200 às 0200. Nos sábados e domingos, 24 horas. Emite em 5678 kHz.

TAIWAN - Informação veiculada na programação da Rádio Taiwan Internacional dá conta de que, a partir de 2004, a emissora passa a enviar os cartões de verificação aos ouvintes com sua nova denominação. A informação é de Arnaldo Slaen, desde Buenos Aires, Argentina.

UZBEQUISTÃO - A Rádio Tashkent já está no mundo da WEB. De acordo com o dexista alemão Wolfgang Bueschel, em informação repassada por Bernd Trutenau e Arnaldo Slaen, a emissora tem o seguinte sítio: http://ino.uzpak.uz.

VATICANO - A Rádio Vaticano possui programação, em espanhol, especialmente dirigida para as Américas. Eis o esquema: às 1130, em 21850 kHz. Também às 0100, em 7305, 9605 e 11910 kHz. Ainda, às 0145, nas freqüências do horário anterior. Por fim, às 0315, em 7305 e 9605 kHz. Endereço eletrônico: hispano@vatiradio.va.

VENEZUELA EM ONDAS MÉDIAS - É muito boa, em Tefé (AM), a sintonia, após às 0300, da Rádio Apolo em 1320 kHz, desde Turmero, Venezuela. Em 31 de julho, Paulo Roberto e Souza sintonizou a emissora entre 0245 e 0333. Levava ao ar um programa sobre esoterismo e excelente programação musical com melodias românticas.

Colaborações para: panoramadx@pop.com.br

Nenhum comentário: