sexta-feira, 28 de abril de 2017

Quando a "imparcialidade" esconde a opinião no Rádio quem perde é o ouvinte

A entrevista feita pela CBN com o ministro da Justiça Osmar Serraglio por causa da paralisação desta sexta feira é emblemática e mostra a emissora jornalística do Sistema Globo de Rádio anda atordoada com o crescimento do prestígo e da audiência da concorrência . Enquanto a Rádio Bandeirantes, a Rádio Band News FM e a Rede Jovem Pan FM procuram deixar o mais claro possível as suas posições e o pensamento de seus comentaristas e colunistas, a CBN insiste em tentar manter uma certa pose de "neutralidade" inexistente, como se o veículo não fizesse parte do contexto da vida nacional e visse tudo de "fora", ou melhor, de cima. 

Tem-se a impressão de que há um certo medo de se posicionar objetivamente nas questões cruciais para o seu ouvinte, como se tal atitude interferisse no trabalho de apuração jornalística, que deve ser rigoroso, independentemente da ideologia que se segue. 

O paradoxo é que, ao tenta-se manter-se neutro, a emissora e seus profissionais deixam dúvidas sobre a sua forma de pensar, ao elaborar as questões e também na forma de conduzir a entrevista, como é o caso do exemplo abaixo. 

Por sorte, o experiente político e ministro da Justiça Osmar Serraglio - o entrevistado em questão - parece ter percebido a "armadilha" e resolveu "desarmar" o entrevistador apenas sendo sincero e dizendo o que pensava da situação, fazendo com que o jornalista sutilmente se revelasse com uma melancólica pergunta: "...então o senhor não reconhece a força da paralisação?". Serraglio, baseado no que conseguiu observar da situação, veementemente reafirma que o modo de pensar do entrevistador está estranhamente equivocado. 

Um comentário:

Unknown disse...

A pseudo neutralidade da CBN é irritante. Gosto da Fabíola Sidral, mas ouví-la no CBN São Paulo é uma experiência estarrecedora. A bandeira de ódio contra as ações do prefeito da Capital é evidente. Não sou de São Paulo, portanto não votei no Dória, mas ABSOLUTAMENTE TUDO o que ele faz tá errado, segundo a referida apresentadora.