quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Conheça o novo som de Kleiton e Kledir, relembre o punk corrosivo da Plebe Rude e do Dead Kennedys e o swing negro do grupo Ifá


Opa, estamos voltando com força total no nosso podcast. A dupla de irmãos gaúchos mais querida do Brasil está de volta com um novo disco.


O álbum "Com Todas as Letras" é o novo trabalho de Kleiton e Kledir e traz composições dos manos "KL" com poetas conterrâneos como Luís Fernando Veríssimo, Fabrício Carpinejar, Paulo Scott, Lourenço Cazarré, Caio Fernando Abreu, entre outros.

Deste CD destacamos a faixa "Pingos nos Is". Confira também o som negro suingado do grupo Ifã e relembre um tremendo petardo da Plebe Rude e uma versão rara de "All Night Long", com Lionnel Richie e Jimmy Buffet. Boa audição!!!!!

Dead Kennedys - California - Ubber Alles;
Chic - Hangin';
Kleiton e Kledir - Pingos nos Is;
Lionel Richie (part. esp. de Jimmy Buffett) - All Night Long ;
Plebe Rude - Johhny Vai à Guerra;
Ultraje à Rigor - Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas ;
Tayrone - Nature Brings Me Joy;
Di Melo - Indecisão ;
Ifá - Salvador;
Lipstick - Na Na Na ;

sábado, 19 de novembro de 2016

Entrevista de colunista carioca é exemplo da "guerra pela audiência" das emissoras jornalísticas de São Paulo

O jornalista Ancelmo Gois, colunista de "O Globo". Em seu depoimento à Rádio Bandeirantes, ele afirma que a crise no estado do Rio de Janeiro é causada por vícios muito antigos. Sua entrevista é mais uma batalha pela "guerra da audiência" travadas pelas emissoras jornalísticas de São Paulo (Foto: Divulgação)

O ano de 2016 vai ser marcado indubitavelmente como o mais agitado no campo da política brasileira nos últimos tempos. Com uma presidente cassada, um presidente da Câmara deposto e preso, um líder do governo no Senado que passou o réveillon na cadeia, e um megaprocesso judicial que está revolucionando a forma de punir àqueles que assaltaram o erário e apontado que é preciso acabar com a impunidade de uma vez por todas, o brasileira ainda teve de assistir na volta do feriado à prisão de dois ex-governadores do estado que já foi o mais importante política e culturalmente do país. 

As prisões de Anthony Garotinho e Sérgio Cabral Filho suscitaram no jornalismo radiofônico de São Paulo – o mais concorrido e mais atuante do país, diga-se de passagem – uma guerra por melhor informar a sua audiência. 

As tradicionais @RBandeirantes e @portaljovempan estabeleceram nas últimas temporadas um “segundo horário nobre da informação”, em detrimento dos já nem tão atraentes programas esportivos do fim de tarde.  

Tais fatos comprovam que em época de crise como a atual cresce no Rádio a demanda por informações que ajude o ouvinte a entender a crise. Nas basta apenas informar e pouco opinar sobre o que está acontecendo (o chamado “hard news” ou o “factual”) como infelizmente faz a @cbnoficial atualmente. É preciso ir bem mais além. 

A exemplo das duas emissoras “veteranas”, a @radioestadao têm lançado mão da grande equipe de repórteres, colunistas, articulistas e correspondentes do jornal “O Estado de São Paulo” e da poderosa Agência Estado para participar e reforçar a sua programação.  Sem ter uma poderosa mídia impressa que lhe dê tamanho respaldo, a Pan trouxe para seu elenco alguns profissionais de imprensa para atuarem como analistas e comentaristas. 

A Rádio Bandeirantes não fez muito diferente de sua “arquirrival” e tenta a todo instante superar seus concorrentes também. Um exemplo disso foi a ampliação do programa vespertino “Bastidores do Poder”, agora com duas horas de duração e a participação de Thaís Freitas e Fábio Panunzzio, que vem se esmerando em trazer ao microfone a opinião de jornalistas, cientistas políticos e intelectuais, que expliquem ao seu ouvinte a origem dos tempos conturbados que vivemos hoje. 

Um exemplo disso foi a sensacional entrevista feita com o jornalista Ancelmo Gois (http://blogs.oglobo.globo.com/ancelmo/), um dos principais colunistas do jornal “O Globo”, do Rio de Janeiro. No trecho do áudio abaixo, (que também pode ser ouvido no podcast do programa no site da Rádio Bandeirantes) Alcelmo diz que a crise político-financeira por qual passa aquele estado vem do tempo em que a sua principal cidade era a capital do país, desde os tempos coloniais. “O Rio foi a capital federal durante muito tempo. Isso trouxe muitas verbas para grandes obras na cidade. Ao mesmo tempo, o Rio acabou criando hábitos arcaicos e perniciosos. Os 'males' que se atribui à Brasília são vividos aqui de modo muito intenso. Todos os efeitos da velha política deixaram uma herança por aqui também”, diz o colunista. 




Este episódio trata-se de mais uma batalha na "guerra pela audiência" entre as emissoras jornalísticas de São Paulo, que é o principal mercado radiofônico da país. 

Entretanto, ao contrário do que se possa parecer, não é uma guerra por alguns "pontos nos rankings de audiência" a qualquer custo. Com erros e acertos, essa luta por "corações e mentes" dos ouvintes vem beneficiando e estes. Nos chamados "horário nobres do rádio" - início da manhã e fim de tarde - há um verdadeiro congestionamento de colunistas e analistas tentando explicar à sua audiência os "mistérios da política e da economia" e os "bastidores do poder". Que bom para o Rádio. 

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Ouça no podcast Rádio Base, 392, o novo hit de Bruno Mars

O "hitmaker" Bruno Mars em novo clipe: 24k Magic (Foto: Divulgação)
Nesta edição você vai ouvir alguns lançamentos nacionais e internacionais, além de recordar Sidnei Miller, Lionnel Ritchie e um grande sucesso dos Paralamas. Confira:

Calvin Harris - My Way
Bruno Mars - 24K Magic
Paralamas do Sucesso - Uns Dias (Expresso Oriente)
Fábio Brazza - Hey, João (participação de Arnaldo Antunes)
Enio Lima - Dance e Balance
Thaide e DJ Hum - Senhor Tempo Bom
Caetano Veloso - Fora da Ordem
Plebe Rude - Seu Jogo
Igor Menezes - Lugar Nenhum
Iza Molinari - Raio e Luz
Sidney Miller - Pois é Pra Quê?
Lionnel Ritchie - All Night Long (versão 12 polegadas)

domingo, 13 de novembro de 2016

Conheça os indicados ao prêmio APCA 2016 de melhor humorista no Rádio

Conheça um pouco mais sobre os cinco indicados ao prêmio de melhor humorista na categoria rádio no troféu APCA 2016:

Beto Hora 

Wilson Roberto da Hora Santos, mais conhecido como Beto Hora, nasceu em São Paulo, no dia 31 de maio de 1963. É radialista e humorista. Beto Hora mudou-se para Itanhaém com 18 anos de idade, onde trabalhou com material de construção. Após concluir a faculdade em Santos, retornou à São Paulo, onde trabalhou e conheceu o radialista Rui Monteiro, que o convidou para fazer teste na rádio Jovem Pan.



Um ano depois, Beto Hora trocou a Jovem Pan pela rádio Metropolitana, onde também ficou durante um ano. Em 1999, criou o programa Na Geral, juntamente com Lélio Teixeira e José Paulo da Glória, inicialmente transmitido pela Rádio Brasil 2000 FM (hoje, Eldorado FM) e posteriormente na Rádio Bandeirantes, onde ficou até outubro de 2016. No programa, Beto Hora realiza diversas imitações de diversas personalidades, como Roberto Avallone, Maria Bethania, Pelé, Cid Moreira, Clodovil, entre outros.

Em 2014, foi o "voz-padrão" das vinhetas daCopa do Mundo pela Bandeirantes e tornou-se "voz-padrão" de comerciais da emissora,em substituição à Walker Blaz. Em novembro de 2016, o "Na Geral" retorna ao ar pela Rádio 105 FM de Jundiaí (SP) e também pela Tri FM de Santos (SP).


Bruno Sutter 

Bruno Alexandre Sutter de Lima nasceu em Petrópolis em 13 de junho de 1979. É humorista, ator e cantor brasileiro, tendo obtido reconhecimento por iniciar sua carreira no grupo humorístico "Hermes e Renato", um dos precursores do humor negro na televisão brasileira. Bruno também é noivo da youtuber e modelo Nyvi Estephan. Durante o ano de 1998, Bruno chegou a ser cantor de churrascaria, interpretando músicas que iam de Netinho e Banda Beijo a Ace of Base, Elton John e É o Tchan.



Em 2013 junto com os demais apresentadores do Furo MTV lança o canal Amada Foca no YouTube. Como Detonator, lançou um disco solo com sua banda nova, "As Musas do Metal", e um livro, A Bíblia do Heavy Metal. No dia 9 de maio de 2014, estreou na rádio Kiss FM de São Paulo o programa Bem Que Se Kiss, no qual entrevista, com seu bom humor característico, personalidades admiradoras de rock.

Em fevereiro de 2015, foi eleito pelo portal Whiplash.net, através do voto popular o melhor cantor de heavy metal de 2014. Em fevereiro de 2016 repetiu o feito ao ser eleito mais uma vez como melhor cantor nacional do gênero de 2015. Atualmente, Sutter apresenta na rádio Kiss FM o programa Bem Que Se Kiss. Inicialmente transmitido toda sexta a partir do meio-dia, o programa mudou de horário em 22 de outubro de 2015, passando a ser transmitido às quintas-feiras a partir das 11h30, agora com 90 minutos de duração.


Emerson França

Emerson França é paulista da capital, tem 46 anos e começou a carreira em Itanhaém, no litoral paulista. Trabalhou em várias emissoras da região. 



Anos depois voltou a São Paulo e, sem oportunidade de voltar ao meio, trabalhou como metalúrgico e fui estudar locução na Rádio Oficina. Depois de muito tempo, conseguiu uma oportunidade na Band FM, onde se dedicou a trabalhar com o humor. Saiba mais sobre sua carreira, vendo este vídeo acima.



Felipe Xavier

Felipe Xavier de Castro Santos é radialista e humorista nascido em São Paulo, em 11 de janeiro de 1972. Iniciou a carreira no rádio a convite do também humorista Marco Bianchi. Na época, Felipe cursava arquitetura na Universidade de São Paulo. Passou a apresentar, juntamente com Marco Bianchi e Paulo Bonfá, o programa "Rádio Alegre", na Rádio USP FM, em 1991.

Em 1995, o trio foi então contratado para apresentar um programa humorístico na Rádio 89 FM: "Os Sobrinhos do Ataíde". Também apresentaram o programa Bola Fora, na TV Bandeirantes. O programa "Os Sobrinhos do Ataíde" foi extinto em 1999 e Felipe transferiu-se para a Jovem Pan, onde apresentou os programas "Homem-Cueca", "Boca Cheia" e "Selig". Ainda apresentou o MTV Rock & Gol durante dois anos na MTV Brasil. Felipe Xavier foi contratado pela Rádio Mix FM, em 2000, onde apresentou o quadro de humor "Chuchu Beleza",até 2009, quando foi recontratado pela Jovem Pan.



Xavier montou a sua própria produtora em 2001, a Fxavier, a qual apresenta programas da Rádio 89 FM, além de criar jingles e spots para o mercado publicitário. Em 2007 a produtora passa a se chamar 72 Entretenimento. 

Além do programa “Chuchu Beleza”, a “72” produziu os programas de rádio: “Trip Eldorado” apresentado pelo editor da revista Trip, Paulo Lima; os programas “Fala Aí” com o doutor Jairo Bouer; o programa “A Bela e a Bola” com a apresentadora Renata Fan; e o programa “Cinema” com Rubens Ewald Filho.Em 2009 Felipe saiu da sociedade 72 Entretenimento e fundou sua nova companhia, a Galáxia Áudio e Filmes.


José Simão

José Simão (São Paulo, 31 de dezembro de 1943) é um jornalista humorístico brasileiro. Tem uma coluna no jornal Folha de S. Paulo, no portal UOL, onde tem um site oficial com os seus conhecidos programas Monkey News e Ondas Latinas, no canal de televisão RedeTV! e na rádio Band News FM. Simão iniciou o curso de direito na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo em 1969, porém não o concluiu. Logo depois, viajou para Londres onde teve participação na conceituada BBC.


Na rádio Band News FM, José Simão apresenta diariamente Buemba! Buemba!, mais um quadro de humor satírico feito por ele. Conta com a participação de Ricardo Boechat , Eduardo Barão e Tatiana Vasconcelos. Simão sempre o inicia cantando o "Tango de la macacada", reinterpretado por muitos ouvintes que mandam à rádio novas versões da música. Seu programa tem personagens característicos, como Gervásio, em que Simão lê avisos de um chefe estressado, e "Os Predestinados", em que o jornalista apresenta nomes diferentes e que de alguma forma remetem à sua profissão de pessoas reais.

Fonte: Wikipedia e Redes Sociais

domingo, 6 de novembro de 2016

Veja os indicados ao prêmio APCA 2016 na categoria Rádio

Direto da sala de estar para as ondas do rádio: o apresentador Beto Hora participa via internet do programa "Na Geral", da 105 FM e da Tribuna FM, e é um dos indicados ao prêmio de melhor humorista no Rádio em 2016, pela APCA. (Foto: Divulgação)

O juri de Rádio da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes), entidade com 60 anos de história, definiu nesta sexta feira os programas e os radialistas que serão indicados para receber o prêmio da categoria, cuja escolha acontecerá em assembleia da associação no próximo dia 30, em São Paulo. Nesta relação estão sendo indicados cerca de 30 artistas e profissionais de comunicação, que concorrerão aos troféus de acordo com sua função, sejam tanto em emissoras de rádio AM e FM, como em produções radiofônicas exclusivamente veiculadas pela internet. 

Segundo os críticos membros do juri, esta lista inédita e os novos critérios de premiação foram adotados no intuito de valorizar ainda mais o trabalho do profissional que se dedica ao meio. Este ano não haverá uma categoria específica para premiar trabalhos na internet. Como o rádio está cada vez mais integrado ao mundo virtual e às novas plataformas de comunicação, não faz mais sentido ter um prêmio que distingua produções semelhantes apenas pelo modo como são transmitidos, veiculados ou até mesmo "consumidos", avaliam os jurados. 

A entrega dos troféus aos premiados pela APCA deverá ocorrer no primeiro semestre de 2017, em São Paulo.

++++

Os indicados ao troféu APCA 2016, categoria Rádio

Melhor humorista:
Beto Hora - "Na Geral" / 105 FM e Tri FM, de Santos
Bruno Sutter - "Bem Que Se Kiss" / Kiss FM
Emerson França - "Band Bom Dia" / Band FM
Felipe Xavier - "Chuchu Beleza" / Jovem Pan FM
José Simão - "Buemba Buemba" / Band News FM

Melhor apresentador (entretenimento):
Luiz Wilson - "Violas e Repentistas" / Imprensa FM
Paulo Galvão - "Bandeirantes Acontece" e "Rádio Livre" / Rádio Bandeirantes
Paulo Mai - "Jazzmasters" / Portal Alpha FM - (www.alphafm.com.br )
Rubens Palli - "Zy Pool" / Pool FM - (www.poolfm.com.br)
Serafim Costa Almeida - "Banda de Todas as Bandas" / Rádio Capital AM
Valter Ricci - "BR 102" e "Lendas do Rock" / Kiss FM

Melhor produtor (entretenimento):
Carlinhos Oliveira - "Oxydance" / Tropical FM
Cilene Barros - "Unespinha" / Unesp FM - Bauru
Expedito Duarte - "Forró Nativa" / Nativa FM
Mariana Piza - "Maritaca" / Rádio Vozes - (www.radiovozes.com/maritaca)
Sergio Sagitta - "Sons do Brasil" / USP FM
Vitão Bonesso - "Backstage" / Kiss FM

Melhor produtor (jornalístico):
Ana Paula Niederauer - "Estadão no Ar" / Rádio Estadão            
Cleyton Ubinha - "Os Pingos nos Is" / Jovem Pan News
Bruna Barbosa - "Bastidores do Poder" / Rádio Bandeirantes
Fabrício Marques - "Pesquisa Brasil" / Revista Fapesp, em parceria com a Rádio USP
Lara Schulze - "Radioatividade" / Jovem Pan News
Renan Sukevicius - "Em Alta Frequência" / Band News FM

Melhor repórter:
Caio Blinder - "Jornal da Manhã" e "Radioatividade" / Jovem Pan News
Caetano Cury - "Rádio Doc" / Rádio Bandeirantes
Catia Toffoletto - "Jornal da CBN" e "CBN São Paulo" / Rádio CBN
José Maria Trindade - "Jornal da Manhã" e "Morning Show" / Jovem Pan FM
Marcel Naves - "Blitz Estadão" / Rádio Estadão

Melhor comentarista ou colunista:
Cláudio Humberto - "Bastidores do Poder" / Rádio Bandeirantes
Cláudio Zaidan - "Esporte Notícia" e "Esporte Notícia Internacional" / Rádio Bandeirantes
José Nêumanne - "Direto ao Assunto" / Rádio Estadão
Luciano Pires - "Café Brasil" / Portal Café Brasil - (www.portalcafebrasil.com.br/podcasts)
Marco Antonio Villa - "Jornal da Manhã" / Jovem Pan News

Prêmio Especial do Juri:
Bradesco Esportes FM - pela cobertura das Olimpíadas
Rádio Eldorado FM - pela programação do "Dia da MPB"
Rádio Graviola - pelo lançamento de uma coletânea com artistas e bandas de sua programação
Rádio Jovem Pan - pelos 50 anos de exibição do "Jornal da Manhã"