Conheça a história do miado mais famoso do Rádio e de seu patrocinador

O jornalista José Paulo de Andrade apresenta o matinal "O Pulo do Gato", pela Rádio Bandeirantes, desde 1973: recorde de permanência no ar (Foto: Divulgação)

Esse é um dos programas mais tradicionais do rádio brasileiro. Há quase 44 anos no ar, "O Pulo do Gato", da www.radiobandeirantes.com.br  leva ao ar as manchetes dos jornais impressos e um resumo das principais notícias do dia anterior, informações sobre trânsito, tempo, estradas, aeroportos, transporte público, hora certa, mercado financeiro e reportagens das áreas esportiva e policial, sempre de segunda a sábado, das 5h30 às 7h.

Tudo isso entremeado com curiosidades sobre as principais efemérides do dia, como datas religiosas, cívicas e curiosidades sobre personalidades artísticas e políticas do Brasil e do Mundo. De quando em vez, o jornalista José Paulo de Andrade - seu apresentador desde a segunda semana em que o programa iniciou suas transmissões, no longínquo mês de abril de 1973 - destaca e lê notícias dos jornais e sites de Portugal, "um país que fala um idioma muito parecido com o nosso", como costuma brincar. 

A atração ajudou a formar pelo menos umas três gerações de ouvintes. É comum ouvir alguns representantes dessa audiência mais jovem dizer que "'aprendeu' a ouvir o 'Pulo' com seus pais ou até mesmo com seus avós." 

Ao lado do "Quinto Sinal" - "top" de cinco "bips" que soa a cada 15 minutos a partir da "hora cheia" ao longo da programação da própria Bandeirantes - a vinheta do "miado do gato" que identifica o programa quando está no ar é um dos sinais sonoros mais famosos da mídia radiofônica brasileira, quiçá, do mundo.

Em março de 2015, "O Pulo do Gato" virou tema de tese de mestrado de um de seus ex-produtores, o jornalista Claudio Junqueira.

O nome "O Pulo do Gato" se deve ao seu primeiro patrocinador exclusivo durante vários  anos - Eveready - cujo slogan era "A Pilha do Gato". A Union Carbide, fabricante do produto, já não é há muito tempo uma grande anunciante no veículo Rádio. As famosas pilhas do "bichano" foram substituídas por outras empresas de diversos setores na "chancela publicitária" do pioneiro jornalístico de notícias e prestação de serviços. 

Pilhas Eveready, "A Pilha do Gato" - que deu origem ao nome do programa. (Foto: Divulgação)

O blog Rádio Base fez um levantamento de todas as inserções comerciais de um dia típico do programa. Mesmo sem a Union Carbide, a atração conta com o patrocínio do Bradesco, possivelmente  mais antigo anunciante da Rádio Bandeirantes, e dos colchões Sankonfort - única marca anunciada pelo apresentador em forma de "testemunhal", fato este não muito comum em se tratando de programas jornalísticos no Rádio. 

Grade comercial - O Pulo do Gato - Bandeirantes - 13 de dezembro de 2016 - Das 6h10 às 7h

6h13
+ Preçolândia

6h23
+ Ford Caminhões
+ Tamarine

6h27
Boletim Estradas - (Preçolândia*)

6h28
+ Promoção Chevrolet 
Trânsito (Epocler*)

6h30
Patrocínio Meia hora (Bradesco Prime*)
+ Bradesco Prime

6h39
Patrocínio Meia hora (Bradesco Prime*)
+ Bradesco Prime
+ Data Center Embratel

6h41
Verão Bandeirantes (Preçolândia*)

6h45
Patrocínio Meia hora (Bradesco Prime*)
Repórter Bandeirantes (Claro e Souza Lima*)
++ Claro
+ Boston Medical Group
+ Souza Lima

6h53
** Sankonfort
Giro Esportivo (Engov*, Bautec*, Ford Cargo*, NET*, Sil*)

Resumo:
Preçolândia - 2 citações de 30 segundos e um comercial de 30 segundos
Ford Caminhões - 2 citações de patrocínio e um comercial de 30 segundos
Tamarine - 1 comercial de 30 segundos
Promoção Chevrolet - 1 comercial de 30 segundos
Epocler - 1 testemunhal pós boletim
Data Center Embratel - 1 comercial de 30 segundos
Bradesco Prime - 3 citações de patrocínio de meia hora e 2 comerciais de 30 segundos
Claro - 1 citação e 1 spot de 30 segundos
Boston Medical Group - 1 spot de 30 segundos
Sankonfort - 1 testemunhal lido pelo apresentador do programa
Engov, Bautec, NET e Sil - 1 citação de patrocínio de boletim

Convenções
(+) : comercial local
(++): comercial nacional
(*): citação de patrocínio
(**): testemunhal

Comentários