sábado, 20 de agosto de 2016

Emissora de rádio virtual lança disco com artistas de sua programação

Coletânea Rádio Graviola - Volume 1 (Foto: Divulgação)
A Rádio Graviola, estação de rádio que opera exclusivamente pela internet sediada no Rio de Janeiro e especializada em música pop, está lançando um CD duplo com músicos independentes que já passaram por sua programação.
A coletânea "Rádio Graviola – Vol. 1" traz 30 artistas que já tiveram seus trabalhos exibidos dentro dos programas e podcasts da emissora como "Mundo Independente" e "Polifônico". 

"De 700 artistas que convidamos para participar, 180 responderam positivamente, dentro do prazo e com toda a documentação necessária. A seleção não foi fácil. Tivemos uma resposta muito positiva das bandas, além de todas terem se engajado  no projeto. Desses 180 fiz uma seleção que resultou em um CD duplo, com 30 artistas de diversos gêneros e regiões do país”, explica a jornalista Val Becker, diretora da Rádio Graviola e idealizadora do projeto. 

Os grupos escolhidos fazem parte da "cena" de rock underground de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco, Amazonas, entre outras regiões. No álbum também foram incluídos alguns novos nomes da música popular brasileira.

Criada em 2008, a Rádio Graviola, segundo sua direção, tem o intuito de "oferecer um espaço para a livre experimentação sonora, para a divulgação de músicos independentes brasileiros dos diversos gêneros musicais e para a  veiculação de conteúdos que não encontram voz nas rádios comerciais". Inicialmente veiculada em podcasts, em 2010, a emissora começou as transmissões em streaming e, em 2011, em "live streaming".

Saiba mais em
http://www.radiograviola.com/

+++++++++++++++++++++++++++++++++++

Apesar da programação da emissora ser, na maior parte do seu tempo, dominada por um "playlist automático" sem muita criatividade quanto à sua plástica, e aos seus programas/podcasts serem produzidos com poucos recursos técnicos e uma qualidade um tanto quanto deficiente, a Rádio Graviola vale a pena ser ouvida, até porque o seu conteúdo musical é de primeira, mostrando mais do que promete. Isso é ótimo porque demonstra que a rádio tem um potencial enorme a ser desenvolvido.

E é muito louvável quando uma emissora nova como esta tem a iniciativa de produzir um disco com os grupos novatos que fazem parte de seu "set list", sem a preocupação premente de aferir grandes ganhos financeiros ou coisa que o valha. Eles querem criar uma marco na história da internet e da música pop do Brasil.

Seria salutar que outras webradios e, por que não, grandes estações de FM tradicionais também procurassem desenvolver iniciativas semelhantes ou até mais abrangentes do que esta. É uma maneira de fazer o Rádio crescer ainda mais como veículo e, de quebra, aprimorar a música brasileira. Ponto para a Rádio Graviola. (Marco Ribeiro)

Nenhum comentário: