sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Alceu Valença traz a alegria do carnaval de Pernambuco a São Paulo


O Bloco Bicho Maluco Beleza, comandado pelo cantor e compositor Alceu Valença, foi seguido por aproximadamente 60 mil pessoas, marcando a estreia do bloco de rua em São Paulo. 

A banda é formada por sete músicos e trinta batuqueiros do Rio de Janeiro. No repertório estão músicas como: Belle de Jour, Beijando a Flora, Tomara, Tropicana, Ciranda da Rosa Vermelha, Anunciação, Bicho Maluco Beleza, Me Segura Senão eu Caio, Estação da Luz, Dois Animais, Diabo Louro, Ciranda de Lia, Bom Demais, Girassol entre muitas outras.

També veio a São Paulotrês bonecos da Embaixada dos Bonecos Gigantes Olinda e dez passistas de frevo do Balé Cultural de Pernambuco, que circularam entre os foliões, durante o desfile do Bloco Bicho Maluco Beleza.

Marciano apresenta músicas do novo repertório no Estúdio Showlivre


Para apresentar os sucessos do novo trabalho, o renomado cantor e compositor Marciano, participará do Estúdio Showlivre. A apresentação será na próxima terça-feira, dia 3 de março, ao vivo, ao lado da banda que o acompanha frequentemente nos shows. Sob o comando de Clemente Nascimento, o programa traz um bate-papo descontraído com interação do público que poderá enviar perguntar para o artista, além de um show completo e exclusivo.   

Intitulado ‘Marciano Inimitável In Concert’, o mais recente CD e DVD de Marciano traz no repertório regravações de canções de sucessos do cantor, novas composições e participação de amigos grandes nomes da música brasileira, como Rionegro & Solimões, Bruno & Marrone, Cezar & Paulinho, Darci Rossi, Henrique Zarat, Ney Violeiro, Dani & danilo, Frank Aguiar e Guilherme & Santiago. 

“Fiquei muito feliz quando recebi o convite para fazer o Showlivre. Um espaço muito bom e que dá a chance da gente poder mostrar o trabalho da melhor forma possível: através da música! Espero que todos possam assistir e que gostem do resultado. Estou aguardando sua pergunta. Vamos participar juntos!” convida Marciano. 


Filme sobre Dominguinhos é lançado com show ao vivo


A cantora Mariana Aydar faz show marcando o lançamento em DVD do filme documentário Dominguinhos, na Fnac Paulista. Mariana se apresentará em formação de trio de forró, acompanhada por Mestrinho (sanfona) e Diego Oliveira (zabumba). Também haverá sessão de autógrafos e coquetel. Entrada franca.

"Dominguinhos", filme dirigido pela própria Mariana Aydar em parceria com Eduardo Nazarian e Joaquim Castro, é um documentário sobre a vida e a obra de um dos maiores mestres da música brasileira, morto em 2013. O projeto propõe uma visão original sobre o artista e revela um Dominguinhos que pouca gente conhece e que emociona também pelo seu virtuosismo e capacidade de improvisação. A narração é feita pelo seu próprio discurso o que reforça ainda mais o entendimento da alma doce, serena e humilde do artista que sempre será referência de excelência da música brasileira.

Show no lançamento do filme "Dominguinhos", com Mariana Aydar
Segunda-feira, 2 de março de 2015, às 19h
Fnac Paulista
Avenida Paulista, 901 e Alameda Santos, 960 (estacionamento), Jardins, São Paulo, tel: (11) 2123-2000


Músico de banda cover dos Beatles lança novo single solo


O músico e produtor musical Thiago Peguët, baixista e vocalista da banda Black Bird, cover dos Beatles está lançando música nova. A canção é em homenagem à minha filha Valentina (dois anos e meio), a primeira de todos os lançamentos que vão compor álbum 'Quebra-cabeças'. Ela tem influência clara dos anos sessenta, um bocado de bandas como Zombies e Doors.

"Em vez de lançar singles e depois o álbum, lançarei uma a uma e no fim monto meu quebra-cabeças com as canções dele. Será um álbum conceitual onde as faixas dialogarão umas com as outras e os fins e inícios de músicas serão encaixados, como peças de um quebra-cabeças mesmo", diz Peguët.



Na época de lançamento do álbum, ele pretende criar um site em que o ouvinte poderá criar suas sequências, do jeito que mais lhe agradar, dentro do slogan 'Monte o seu quebra-cabeças'.

Além da Black Bird, Thiago Peguët toca também com o Bloco do Sargento Pimenta e faz alguns shows com Erasmo Carlos, sendo sub oficial dos irmãos Pedro Dias (baixo) e Luiz Lopez (guitarra).

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Museu do Porto de Santos recupera negativos fotográficos raros

O Museu do Porto de Santos, na Baixada Santista, finalizou um minucioso projeto de preservação de cerca de 700 negativos fotográficos raros, em vidro, que resgatam imagens da primeira metade do século XX do maior porto da América Latina e um dos mais importantes do mundo. 

A ação inédita disponibiliza as imagens reveladas para consulta em um banco de dados na internet e foi concretizada a partir do Edital de Museus do Programa de Ação Cultural (ProAC), oferecido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP).

Segundo Antônio Carlos da Mata Barreto, gerente do Complexo Cultural do Porto, os materiais são do início do século XX e documentam, com perfeição, cenas históricas da formação e do cotidiano do Porto de Santos, que iniciou suas atividades na década de 1890.

“É um acervo importantíssimo não apenas para a história da cidade de Santos e do Estado de São Paulo, mas também para a história econômica do Brasil. Preservar essa memória, ainda mais com imagens raras registradas por meio de uma técnica primária de fotografia, e ajudar a contá-la para as novas gerações, é uma grande responsabilidade que vai ao encontro da valiosa missão do museu", afirma.

Iniciativa - O projeto de recuperação dos negativos em vidro foi proposto pela Comunica Relações Públicas, de Ribeirão Preto (SP). "A riqueza desse acervo é seu grande diferencial. Além de serem um valioso objeto de pesquisa histórica, o acesso as imagens reveladas permite a pesquisadores e outros profissionais recorrerem ao banco de imagens para utilização em vários outros projetos como documentários, publicações (livros, jornais e revistas), exposições, monografias, entre outros.

A preservação e a disponibilização online desse material é imprescindível para a difusão da coleção", afirma Maria do Carmo Esteves, diretora da Comunica e produtora executiva do projeto, que contou com os trabalhos de Beatriz Royer, como responsável técnica pelo projeto e Fernanda Cicero de Sá responsável pelo diagnóstico, conservação, acondicionamento, guarda e inventário da coleção.

Segundo Davidson Kaseker, diretor do SISEM-SP, o ProAC é uma forma de os museus paulistas definirem potencialidades de trabalho e ações. “Esse projeto do Museu do Porto de Santos é um grande exemplo de como o apoio do ProAC é importante principalmente para as instituições de pequeno porte no sentido delas concretizarem demandas extremamente relevantes com o uso de recursos públicos. E assim, se especializam e se profissionalizam cada vez mais", observa.

O acervo de negativos em vidro está disponível para consulta online no
http://www.museudoportodesantos.com.br/colecao-imagens-historicas

 Museu do Porto de Santos - O Museu do Porto está sediado no Complexo Cultural do Porto de Santos, espaço composto também por uma biblioteca com mais de três mil volumes e pela Pinacoteca Gaffrée & Guinle. A edificação foi construída em 1902 para ser residência dos dirigentes da então Cia. Docas, atual Codesp. Seu acervo conta a história do Porto de Santos por meio de diversas tipologias de objetos e documentos. Para conhecer mais sobre Museu, visite
http://www.museudoportodesantos.com.br.

Nova música de trabalho do cantor goiano já está na internet

Com lançamento pela Sony Music, o cantor goiano Raffael Machado, que vem despontando em todo o Brasil como um dos grandes nomes da nova geração da música sertaneja, apresenta oficialmente nesta quarta feira, dia 25 de fevereiro, sua nova música de trabalho “Chamada Desconhecida”.

A composição, de autoria do produtor musical Bigair dy Jaime, traz uma letra bastante romântica que fala de amor, lembranças e solidão. “A combinação desses três elementos traz uma harmonia mais do que perfeita para os corações apaixonados. Quem é que nunca sofreu por amor? rs”, brinca o cantor.

Com os versos “Eu pensei muito forte nesse nosso amor/ Que ontem de surpresa você me ligou/ E eu chorei feliz... E eu chorei feliz/ A noite pras paredes fiquei a sorrir/ Será que é verdade? Ela tá vindo ai / Me encontrar, amor eu quero bis/ Ninguém precisa saber que estamos juntos/ Pois vou fazer valer cada segundo/ Vamos nos amar, vamos nos amar/ Te abraçar, beijar, melhor que antigamente”, a nova canção vai embalar muitas paixões e promete ser o mais novo sucesso do cantor, em todo o Brasil.

Para conferir “Chamada Desconhecida” basta acessar o site oficial do artista www.raffaelmachado.com.br . A página conta também com playlist especial de Raffael Machado, vídeos e fotos do cantor.

Dupla novata homenageiam sertanejos veteranos

O cantor e compositor consagrado pela música sertaneja, Marciano, fez uma participação especial no clipe dos cantores paranaenses Jads & Jadson. Intitulada ‘Toca um João Mineiro & Marciano’, a canção homenageia a dupla João Mineiro & Marciano, a qual o cantor fez parte e se consagrou nos anos 80 com músicas que fizeram sucesso e são tocadas e conhecidas até os dias de hoje.

‘Foi uma honra enorme receber o convite para participar desse clipe! Uma dupla promissora e que fez essa grande surpresa e homenagem para dupla João Mineiro & Marciano. Desejo cada vez mais sucesso na carreira desses meninos de ouro. Estou torcendo para que essa música e esse clipe ‘bombem’ ainda mais.” diz o cantor Marciano.


Vale lembrar que o cantor Marciano está lançando o novo CD e DVD da carreira intitulado ‘Marciano Inimitável In Concert’ e conta com a participação de grandes amigos e nomes da música sertaneja, entre eles, estão Rionegro & Solimões, Bruno & Marrone, Cezar & Paulinho, Darci Rossi, Henrique Zarat, Ney Violeiro, Dani & Danilo, Frank Aguiar e Guilherme & Santiago.

Cantor paulista lança primeira faixa de disco solo na internet

O cantor e músico performático paulistaVitor Brauer lança primeira faixa de disco solo em formato virtual. "O Extraordinário Voo do Perdiz" conta a trajetória de um homem de um futuro muito distante que encontra um artefato antigo - cujo conteúdo é a trilha sonora do filme "O Piano"(1993), composta por Michael Nyman.

O resultado final é uma mistura de disco conceitual, audiobook, rádio novela e spoken word. O disco completo será lançado semana que vem, no dia 3 de março, pelo Altnewspaper e pelo bandcamp. De acordo com Vitor, o disco "pode ser ouvido como uma ode à própria arte e que questiona ancestralidade, morte, originalidade e o propósito de se fazer arte em tempos de reciclagem artística e de conteúdo."

Na faixa disponibilizada hoje, ouvimos "o Capitão" saindo de um planeta e o começo de suas alucinações, envolvendo a voz de uma mulher desconhecida. "O Capitão" parece ignorar as alucinações, a princípio, enquanto pensa banalidades, acerta o trajeto de sua nave e perambula por seus aposentos.

Jovem cantora se apresenta em teatro de São Paulo


A cantora Mariene de Castro apresenta seu mais recente trabalho,o CD "Colheita", lançado em 2014 pela gravadora Universal, em São Paulo. No repertório músicas do novo disco e canções que marcaram a trajetória da cantora.

Do trabalho atual, Mariene apresenta a faixa-título Colheita (Nelson Rufino), um presente do padrinho Zeca Pagodinho, que abriu mão de gravá-la para que a artista pudesse tê-la no disco; três músicas do compositor baiano Roque Ferreira, que acompanha Mariene desde sua estreia musical: Oxóssi,Tirilê (em parceria com Dunga), e A Força que Vem da Raiz, que no CD ganhou participação de Maria Bethânia.

Completam as cançõesMe Beija(Arlindo Neto/ Marquinhos Nunes/ Renatto Moraes); Mágoa (Toninho Gerais/Roque Ferreira); O Que É O Amor (Arlindo Cruz/ Fred Camacho/ Maurição); Impossível Acreditar Que Eu Perdi Você (Márcio Greyck/Cobel); Retrato da Vida (Dominguinhos/Djavan); e Balancê (Sara Tavares).

Mariene apresenta ainda músicas do CD Ser de Luz, com regravações de Clara Nunes: Ê Baiana (Fabricio da Silva/Baianinho/Ênio Santos Ribeiro/Miguel Pancracio), Conto de Areia (Romildo Bastos/Toninho Nascimento) e A Deusa Dos Orixás (Romildo Bastos/Toninho Nascimento).

Palco Premium Petrobras apresenta Mariene de Castro
Data: 3 de março, terça
Horário: 21h
Classificação: 12 anos
Local: Theatro NET São Paulo – Shopping Vila Olímpia, 5º andar - Rua Olimpíadas, 360
Clientes NET têm 50% de desconto na compra de até quatro ingressos

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Líder da Igreja Deus é Amor morre de infarto aos 79 anos


O líder da Igreja Pentecostal Deus é Amor Davi Miranda, uma das igrejas evangélicas neopentecostais mais antigas do país, morreu na noite de sábado, aos 79 anos, vítima de infarto enquanto dormia, em São Paulo. Miranda fundou aquela denominação religiosa em 1962. Segundo dados do IBGE, a igreja Deus e Amor possuía cerca de 900 mil fiéis e mais de mil templos espalhados pelo Brasil e pelo exterior, sobretudo em países da América do Sul. 

Davi Miranda também possuía diversas emissoras de rádio espalhadas pelo Brasil, sendo que três emissoras AM funcionavam em rede na capital paulista. O líder religioso foi o pioneiro no uso do rádio para a evangelização por parte dos cristãos evangélicos neopentecostais. Entretanto, diferentemente de outras denominações semelhantes, a Igreja Pentecostal Deus é Amor não possui programas ou emissoras de tv.  

Segundo a página oficial da "Deus é Amor", o corpo está sendo velado na sede da igreja, no bairro do Glicério, em São Paulo. A data do enterro ainda não foi divulgada.

domingo, 22 de fevereiro de 2015

Guitarrista de banda gaúcha encerra turnê solo em São Paulo


Guitarrista da banda Cachorro Grande, o músico Marcelo Gross resolveu recuperar diversas canções que estavam em sua gaveta para criar seu novo projeto paralelo. A miniturnê Gross Summer Tour 2015, que divulga o álbum Use o Assento Para Flutuar, lançado há um ano e primeiro disco de sua carreira solo, já passou pelas cidades de Varginha, Pouso Alegre, Marília, Bauru, Piracicaba e Varginha. No dia 26 de fevereiro, Gross vem acompanhado pelo baterista Clayton Martin (Detetives, Cidadão Instigado) e pelo baixista Fernando Papassoni (Detetives, Universo Elegante).

Inspirado por amores, histórias e viagens, o disco teve seu título retirado de um aviso aparentemente comum, mas que pode conter diversos significados, como conta o próprio Marcelo Gross. “O nome do disco tem a ver com viajar sem sair do lugar, e a música pode proporcionar isso. Esse nome me veio à cabeça, pois toda semana viajo de avião e vejo aquela etiqueta nos assentos. Achei interessantes as várias interpretações ao que inicialmente deveria ser apenas um aviso”.

O CD foi lançado pela gravadora Monstro e, em vinil pelo 180 Selo Fonográfico. O LP duplo foi editado em 45 RPM e prensado pela GZ Vinyl, na República Checa, maior fabricante de vinis do mundo.

Serviço:
Gross Summer Tour 2015 no Centro Cultural São Paulo
Quinta-feira, 26 de fevereiro, às 20h30
Local: Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso)
Entrada: R$ 20
Informações: (11) 3397-4002

Onde fica:



Cantor romântico participa de programa de tv e fala sobre vaidade


O cantor Raffael Machado, considerado por muitos admiradores a nova sensação do sertanejo universitário, participará neste domingo (22), do programa “Domingo Espetacular”, TV Record. Além de falar sobre a carreira e futuros projetos com a repórter Patricia Ferraz, o sertanejo revelará quais são os seus segredos de beleza caseiros para manter a pele em dia. 

“Foi-se o tempo em que vaidade era assunto só de mulheres. Nós, homens, também temos nossos ‘segredinhos’ e nossas dicas de beleza e são algumas delas que vou compartilhar com vocês neste próximo Domingo Espetacular. Sou fã demais do programa e essa reportagem vai estar bem curiosa e bastante interessante. Vocês não podem perder!”, declara o artista que no mesmo dia irá realizar duas grandes apresentações no Estado do Paraná, nas cidades de Cornélio Procópio e Maringá.

O “Domingo Espetacular” com a participação do cantor Raffael Machado vai ao ar pela TV Record, no domingo (22), às 19h30, logo depois do programa “A Hora Do Faro”.
Para saber mais acesse: www.raffaelmachado.com.br

Hamilton de Holanda e Yamandu Costa se apresentam juntos em São Paulo


A capital paulista será palco do reencontro de Hamilton de Holanda e Yamandu Costa. Há quatro anos, eles não dividiam um palco na cidade. Com seus instrumentos, respectivamente, o bandolim de 10 cordas e o violão de 7 cordas, a dupla apresentará músicas autorais, no dia 4 de março, quarta-feira, às 21h, no Palco Petrobras Premmia, no Theatro Net, na Vila Olímpia, em São Paulo. Entre as canções que serão executadas, estarão as faixas do disco Luz da Aurora, que gravaram juntos, além de peças de grandes compositores estrangeiros, como Astor Piazzolla.


O primeiro encontro entre os dois artistas foi há 16 anos, no Festival Chorando Alto, realizado em São Paulo. Ambos bebem da mesma fonte e  investem num trabalho autoral com raiz no som instrumental brasileiro. 


Sobre Hamilton de Holanda - O bandolinista, que se apresenta em eventos e festivais no Brasil e no mundo, recebeu da imprensa francesa o título de “Príncipe do Bandolim” e da americana, “Jimmy Hendrix do Bandolim”. O reconhecimento se deve em parte a uma inovação: ele adicionou duas cordas extras ao seu instrumento que ganhou um timbre diferente.


Sobre Yamandu Costa - Seu desempenho revela intimidade com o violão de 7 cordas e resulta em interpretações de personalidade. Toca choro, bossa nova, milongas, tangos, zambas e chamamés. Nascido em Passo Fundo (RS) em 1980, começou a estudar violão aos 7 anos com o pai, Algacir Costa, líder do grupo Os Fronteiriços, e se aprimorou com Lúcio Yanel, argentino radicado no Brasil. Até os 15 anos, sua escola artística era a música folclórica do Sul do Brasil, Argentina e Uruguai. Depois de ouvir Radamés Gnatalli, se interessou por outros músicos brasileiros, como Baden Powell, Tom Jobim e Raphael Rabello.

Palco Petrobras Premmia apresenta Hamilton de Holanda e Yamandu Costa
Theatro NET São Paulo – Shopping Vila Olímpia, 5º andar - Rua Olimpíadas, 360.
Ingressos: R$ 120,00 (Plateia Central)
                    R$ 100,00 (Plateia Lateral)
                    R$ 80,00 (Balcão Nobre)
                    R$ 50,00 (Balcão)
Clientes NET têm 50% de desconto na compra de até quatro ingressos.
Data: 4 de março, quarta-feira
Horários: 21h
Duração: 90 minutos
Classificação: 12 anos.
Capacidade: 799 lugares
Telefone do teatro: 4003-1212
Vendas:www.ingressorapido.com.br / consulte os pontos de vendas no site.

Onde fica:





A verdade das coisas sobre o fim do horário de verão


Veja mais em www.fb.com/jairkobe 

Músicas de Nelson Motta recebe novas interpretações


A Som Livre lança um disco em homenagem aos 70 anos do jornalista, escritor, produtor e diretor musical Nelson Motta. “Nelson 70” foca no letrista Nelson Motta, trazendo novas versões de sucessos assinados por ele e parceiros, de 1967 a 2014, interpretadas por artistas de diversos estilos. Nelson e a Som Livre têm relação de longa data, já que suas trajetórias tiveram um intenso caminho em comum, quando ele e João Araújo produziram trilhas sonoras de novelas.

O projeto “Nelson 70”, que inclui além do CD uma série que será exibida pelo Canal Brasil a partir de 29 de outubro (dia de seu aniversário), foi concebido por Adriana Penna, Guto Barra e Tatiana Issa.  No álbum, são 14 músicas e toda a curadoria artística, assim como a seleção de repertório, foram feitas pelo próprio Nelson.

Gravado pelos quatro cantos do país e também no exterior, o disco apresenta versões emocionantes como Lenine emprestando a voz em “Certas Coisas”, ao som da harpa de Cristina Braga; arranjos novos como em “Você Bem Sabe”, parceria entre Nelson Motta e Djavan, que ganha a interpretação voraz de Maria Gadú. A versão digital do disco trará a faixa bônus “O Cantador”, interpretada por Lisa Ono.

No Uruguai, Jorge Drexler cantou uma das músicas mais marcantes dos anos 80, “Como Uma Onda”, primeiro grande sucesso de Lulu Santos. Em Belo Horizonte, Fernanda Takai foi para o estúdio gravar “De Onde Vens”, primeira letra assinada por Nelson, aos 21 anos de idade, com Dori Caymmi. Para Gaby Amarantos, direto de Belém, a escolha foi o ícone nacional da era disco, “Dancing Days”. “Nelson 70” traz ainda uma canção inédita, “Nós e o tempo”  , a primeira parceria de Nelson com Marisa Monte e Cesar Mendes, que na gravação, ganhou arranjos e o piano luxuoso de João Donato.

As canções, ordem cronológica, por Nelson Motta 

De onde vens, 1967, com Dori Caymmi. Sempre fiz letras para músicas prontas, esta é uma das duas vezes em que escrevi uma letra para ser musicada, o que Dori fez no ato, em menos de uma hora, com grande naturalidade. A letra tentava imitar o estilo de Vinicius e falava de um relacionamento amoroso sombrio e doloroso, pura ficção para um garoto de 20 anos.

Perigosa, 1977, com Rita Lee e Roberto de Carvalho, feita a pedido das Frenéticas para seu primeiro disco. Foi a outra rara vez em que escrevi uma letra para ser musicada, com um ritmo de rock and roll. Roberto fez a música, e no final da minha letra, que terminava com “eu vou fazer você ficar louco, muito louco”, Rita acrescentou “dentro de mim” e fez toda a diferença.

Dancin’Days, 1978, feita em meia hora com Ruban Barra, o pianista das Frenéticas, os dois doidões na minha casa no Joá, a pedido de Daniel Filho, para ser o tema de abertura da novela “Dancin’Days”, de Gilberto Braga. A letra é uma celebração do clima da discoteca Dancin’ Days, de 1976.

De repente Califórnia, 1982, feita com Lulu Santos para o filme “Menino do Rio”, a pedido do diretor Antônio Calmon, para ser o tema do surfista “Pepeu” interpretado por Ricardo Graça Mello, que também a gravou para a trilha sonora, com grande sucesso de rádio e TV.

Areias escaldantes (A caravana do delírio), 1982, com Lulu Santos, de uma nossa série de rocks que chamávamos de “palestinos” porque sentíamos um clima árabe nas melodias que me inspiravam letras de aventuras e romances de espionagem ambientadas em desertos e oásis do Oriente Médio.

Como uma onda (Zen surfismo), 1982, feita com Lulu Santos para o filme “Garota Dourada”. A letra mistura as praias cariocas com Jorge Luís Borges, Buda e a Bíblia com Vinicius, que havia morrido há pouco, e o homenageei com a citação do seu verso “a vida vem em ondas como o mar”, do poema “ Dia da criação”. Lulu era uma estrela iniciante do rock, mas seu primeiro grande sucesso popular foi esse bolero havaiano.

Certas coisas, 1983, com Lulu Santos, uma balada apaixonada que fizemos especialmente para Roberto Carlos, mas, na época, ele jamais gravaria uma música que começasse com a palavra “não”. Mas foi sucesso com Lulu em 1983 e voltou em 1998 com Milton Nascimento. É minha musica favorita entre as parcerias com Lulu.

Coisas do Brasil, 1986, com Guilherme Arantes, que fazia enorme sucesso com seu pop melódico e seus teclados pesados, e me surpreendeu com uma bossa nova, techno, mas bossa, e muito nova, num momento de total ostracismo da bossa nova original. A letra se baseia em temas e clichês das letras de meus mestres Ronaldo Bôscoli e Vinicius de Morais.

Marina no ar, 1986, com Guilherme Arantes, totalmente pop, feita em homenagem à amiga Marina Lima, como a voz que aparece cantando no rádio do carro e transforma a vida de quem estava triste e solitário e encontra o amor quando ouve Marina: eu mesmo.

Você bem sabe, 1988, com Djavan, que me convidou para dirigir seu show “Oceano” e me ofereceu esse choro jazzístico muito diferente, cheio de voltas e surpresas melódicas e harmônicas, como é de seu estilo. As sonoridades que ele usava cantarolando a melodia me levaram a fazer alguns versos em inglês misturados ao português.

Ditos e feitos, 2002, com Roberto Menescal, que era meu ídolo no tempo da bossa nova e foi meu professor de violão em 1965/66 e amigo da vida inteira. Aprendi muito com ele, nossos caminhos se cruzaram muitas vezes, e 40 anos depois mestre e aluno se tornaram parceiros quando ele me mandou uma bossa nova e fiz a letra sobre nós dois e o tempo.

Apaixonada, 2004, com Ed Motta, tema romântico feito para o filme “A partilha”, a pedido do diretor Daniel Filho. Gravada pelo próprio Ed com uma grande orquestra, a canção acabou tocando poucos segundos na tela, mas encantou a fadista Cuca Roseta, que, a meu pedido, gravou-a como um fado em 2014.

Noturno carioca, 2010, com Erasmo Carlos. Somos amigos desde o tempo em que a MPB brigava com a Jovem Guarda. Em Lisboa, recebi com grande surpresa, alegria e honra duas músicas que ele me mandou por email pedindo letras para seu novo disco. E depois fizemos outras. Minha favorita é sobre o Rio noturno visto do alto e de longe, num momento de paz, beleza e plenitude.

Parece mentira, 2014, com Marisa Monte e César Mendes. Produzi o primeiro disco de Marisa, em 1988, ela se tornou uma ótima compositora e uma grande estrela no Brasil e no exterior e ficamos amigos para sempre. 25 anos depois, ela me ofereceu uma linda melodia, em parceria com César, que remete a clássicos da música brasileira dos anos 40 e de sempre, e fizemos juntos a letra sobre a fugacidade dos mistérios, das certezas e do tempo.

CD Nelson 70

1. Lenine part. de Cristina Braga – Certas Coisas (NM/ Lulu Santos)
2. Ed Motta part. de Daniel Jobim – Coisas do Brasil (NM/ Guilherme Arantes)
3. Marisa Monte e João Donato – Nós e o Tempo (NM/ Marisa Monte /César Mendes)
4. Jorge Drexler – Como uma onda (NM/ Lulu Santos)
5. Cuca Roseta – Apaixonada ( NM / Ed Motta )
6. Céu – De repente California ( NM/ Lulu Santos )
7. Gaby Amarantos – Dancin’Days (NM/ Ruban Barra)
8. Ana Cañas – Perigosa (NM/ Rita Lee/ Roberto de Carvalho)
9. Max de Castro - Areias escaldantes (NM/ Lulu Santos)
10. Maria Gadu– Você bem sabe (NM/ Djavan)
11. Leo Cavalcanti – Ditos e Feitos (NM/  Roberto Menescal )
12. Fernanda Takai – De onde vens (NM/  Dori Caymmi)
13. Silva – Marina no ar (NM/ Guilherme Arantes)
14. Laila Garin – Noturno carioca (NM/ Erasmo Carlos)

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Sambista maranhense de 77 anos lança primeiro disco na internet

O álbum, que já havia sido lançado no formato físico, agora está disponível também nas plataformas digitais, incluindo o iTunes (foto: Beto Matuck / Divulgação)

A sambista maranhense Patativa está com tudo e não está prosa. Aos 77 anos, sua carreira vive um novo e único momento: Patativa, que nunca havia gravado um disco solo, lança Ninguém é Melhor do que Eu, com a participação de Simone, Zeca Baleiro e Zeca Pagodinho.

O álbum, que já havia sido lançado no formato físico, agora está disponível também nas plataformas digitais, incluindo o iTunes. Com Zeca Pagodinho, Patativa divide os vocais em "Ninguém é Melhor do que Eu", que dá nome ao disco e fala da magia que cerca o universo do samba. Outros destaques do repertório são "Babado na favela", sobre o cotidiano das periferias de São Luís; "Santo guerreiro", sobre a relação de malandros e otários com o vil metal, em que canta com Zeca Baleiro, e "Saudades do meu bem-querer", com a participação de Simone. O álbum virtual "Ninguém é Melhor do que Eu" é um lançamento Saravá Discos.

Rosa Rosah lança novo disco e homenageia rainhas de bateria


Mesclando samba, pop, MPB, além de uma carreira que permeia a música latina, cubana, salsa, bossa nova, Rosa Rosah lança disco que leva o seu nome com a música de trabalho Rainha de Bateria. A faixa tem composição de Lina de Albuquerque e David Pasqua e faz uma homenagem a uma das figuras mais marcantes do carnaval, personagem dos morros cariocas ou de algumas comunidades de São Paulo. O CD tem composições de renomados da música como Virgínia Rosa, Chico César, Fernanda Porto. O lançamento será após o carnaval incluindo o formato digital.

“Rainha de Bateria é um presente. Sinto que cumpro meu papel, interpretando essa canção que expressa de forma tão emocionante a história real de uma rainha de bateria. A canção celebra as rainhas de bateria verdadeiras, genuínas, aqueles que incorporam na pele e na alma o suor do ano inteiro, batalhando o seu ganha pão de norte a sul do país, na raça e na força, para, num só dia, incorporar o espírito glorioso da batucada brasileira”, diz a cantora.

Lina de Albuquerque ressaltou a fonte de inspiração para a criação da música. “Quando pensei em um samba sobre a figura da rainha da bateria, tinha em mente aquela personagem dos morros cariocas, e também de algumas comunidades de São Paulo, que passam suas vidas esperando por aquele momento de glória, o de ser coroada rainha de bateria da sua escola ou comunidade. Essas pessoas são escolhidas por ter um papel de destaque e relevante nos lugares em que vivem.”

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Centro Cultural de Suzano expõe obras sobre a vida na periferia brasileira


Prossegue até o dia 12 de março, no Centro de Educação e Cultura “Francisco Carlos Moriconi”, em Suzano, a exposição “Abstração Periférica”, do artista plástico paulistano Edu Silva. Estão expostas 40 obras em vários tamanhos, nas técnicas pintura em acrílico sobre tela e papel, que ilustra a vida nas periferias das grandes cidades brasileiras. A visitação é gratuita.

As obras retratam a relação entre moradores e moradias das grandes cidades brasileiras e suas proximidades, principalmente nas periferias. “Em minhas obras são explorados noções de conflito e equilíbrio, oposições e complementaridades, confinamentos e dissoluções. Mesmo que abstratas, minhas pinturas permitem interpretações das relações sociais contemporâneas”, explica Silva.

Natural de São Paulo, Eduardo Silva, é formado em Designer Multimídia pelo Senac (SP). Porém foi no município de Embu das Artes onde o artista cresceu e deu seus primeiros passos nas artes. A partir da observação do modo de vida nos espaços urbanos concentrados, surgiu o desejo de representar tais cenários por meio de expressões plásticas. Foi educado dentro dos moldes da cultura nordestina, da qual absorveu fortes influências. Desde muito cedo começou a refletir sobre questões interculturais, as desigualdades sociais, urbanas e as representações artísticas ao seu redor.

O artista soma 13 exposições na Capital e na Grande São Paulo e tem como objetivo levar sua arte para outras regiões do país. Essa é uma de suas exposições mais visitadas. A mostra pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O Centro Cultural Moriconi fica na rua Benjamin Constant 682,  no centro de Suzano. A curadoria é de Pedro Neves e Policarpo José Ribeiro, o Poli.

Cascão finalmente resolve tomar banho nesse carnaval


Depois de várias piadinhas populares que tomaram conta das redes sociais ligando o personagem Cascão, de Mauricio de Sousa, à crise hídrica no País, a produção musical do estúdio Mauricio de Sousa Produções (MSP) resolveu aceitar o desafio e criou uma marchinha de carnaval explicando o que aconteceu com o personagem mais “cheiroso” da turminha quando resolve, finalmente, tomar banho. A marchinha do Cascão pode ser conferida no vídeo abaixo:



Hoje Resolvi Tomar um Banho

Autores: Marcelo 9volts / João Boy / Danilo Adriano
Hoje resolvi tomar um banho gostoso
Um banho com shampoo e sabonete
Hoje resolvi ficar limpinho e cheirosinho
Pra pular no salão com os amiguinhos
Hoje resolvi tomar um banho gostoso
Um banho com shampoo e sabonete
Hoje resolvi ficar limpinho e cheirosinho
Pra pular no salão com os amiguinhos
Mas na hora “H” virei a torneira
Esperando a água e fiquei na sujeira
Cadê a água água água água água… Sumiu
Cadê a água água água água água… Sumiu
Não tem lá em casa e acabou lá no rio
Cadê a água água água água água… Sumiu
Não tem lá em casa e acabou lá no rio
Cadê a água água água água água… Sumiu
Não tem lá em casa e acabou lá no rio
Cadê a água água água água água… Sumiu
Não tem lá em casa e acabou lá no rio
Ih! Não vai ser dessa vez

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Programa Papo Vip apresenta tributo a Luiz Gonzaga


Os clássicos “Asa Branca” e “Xote das Meninas” irão embalar a noite desta quarta-feira (18), durante a apresentação do projeto “Salve Lua”, idealizado pela cantora e musicista Adriana Sanchez, no programa Papo Vip com Amanda Françozo. Na atração, que vai ao ar a partir das 22 horas pela Rede Brasil de Televisão, a artista irá mostrar o resultado das releituras dos sucessos de Luiz Gonzaga trazendo suas influências e personalidade.

“Nesse tributo, faço uso de pedais e loops nas sanfonas, misturando em alguns momentos batidas eletrônicas, samplers e o toque tradicional da sanfona. Tudo isso, resulta em um som bem interessante”, convida Adriana Sanchez, que no próximo dia 28 de fevereiro realiza o show de estreia da turnê “Salve Lua”, no Tom Jazz, em São Paulo.

A participação de Adriana Sanchez no programa Papo Vip com Amanda Françozo vai ao ar a partir das 22 horas pela internet (www.rbtv.com.br) e na TV pela Rede Brasil. Para conferir, sintonize: Oi 01, Vivo 237, Claro TV 13, Sky 175, CTBC 714, HD 10.1 e UHF 50.

Jovem músico sertanejo é o mais tocado no rádio, diz levantamento


O cantor sertanejo Higor Rocha lançou na tarde do dia 10 a sua nova música “Desperdiçou Amor” na internet. Com menos de 24 horas a canção foi uma das mais executadas no Brasil. De acordo com o relatório da  Crowley Broadcast Analysis do Brasil, empresa especializada em monitoração eletrônica de broadcast (radiodifusão) de áudio, a canção alcançou o primeiro das mais ouvidas em Minas Gerais.

O jovem cantor vem ganhando cada vez mais espaço no mundo sertanejo, principalmente na região mineira, se tornando uma da grandes revelações do gênero. Higor Rocha lançou sua nova música inspirada em uma superação amorosa.A música foi lançada nas principais rádios do país e promete permanecer no topo das mais ouvidas.  

Higor vem fazendo grandes shows e conquistando fãs por onde passa. Já cantou ao lado de grandes artistas como Leo Santana, Leonardo entre outros. Além do sucesso do seu último vídeo clipe, “Filme de Romance” o jovem parou a maior festa sertaneja com seu show na 59° edição da “Festa do Peão de Barretos" que acontece todos os anos no interior de São Paulo. 

Bloco carnavalesco leva muita animação para bairro nobre de São Paulo


A tarde do sábado, 7 de fevereiro, teve a estreia do bloco de rua LoveBlock, que ao som de Modern Rock com arranjos de ritmos brasileiros reuniu no bairro de Itaim milhares de foliões.  LoveBlock contou com uma bateria, liderada pelo músico Dudu Fuentes. Durante os intervalos da bateria, o LoveBlock teve a participação especial do multi-instrumentista carioca Rodrigo Sha.

Entre as atrações ocorridas durante a festa, o LoveBlock distribuiu tattoos, body art com o artista de body painting Francisco Baldini, cenografia na rua criada pela artista Júlia Duarte e o Drone do Amor, que filmou todo o desfile do LoveBlock.

O evento teve idealização da produtora cultural Karina Valenzuela, realização do Movimento Buena Onda, Perestroika, Drone do Amor, Tristezinha do Bem, SowSim, Fábrica de Eventos e Altos Eventos distribuiu placas educativas e sinalizações fazendo os foliões refletirem sobre o uso do banheiro e a correta destinação do lixo gerado. Segundo informações da Polícia Militar, Bombeiros e Posto Médico não foram registradas nenhuma ocorrência durante o evento.

Marília Gabriela estreia peça de diretor "iniciante" no Teatro Faap





O espetáculo teatral “Vanya, Sonia, Masha e Spike” chega a São Paulo, com direção geral de Jorge Takla, texto de Christopher Durang, tradução de Bianca Tadini e Luciano Andrey, cenário de Attilio Baschera e Gregorio Kramer, figurino de Theodoro Cochrane e produção de Takla Produções. O texto, com referências aos personagens do escritor russo Tchekhov, apresenta a glamorosa estrela de Hollywood com seu namorado 30 anos mais jovem, que passam o final de semana em uma casa de campo da família dele, onde vivem seu irmão e irmã solteirões. Acontecimentos e imprevistos transformam esta estadia em um turbilhão de confusões hilariantes.

A peça foi considerada a comédia de maior sucesso de 2014 na Broadway, vencendo o Tony Award de melhor peça de 2013, produzida pelo Lincoln Center, em Nova York.

Uma comédia tchecoviana - Quando o diretor Jorge Takla assistiu à peça em 2012, em Nova York, entre risos e gargalhadas, ele teve a certeza de que “a força dessa deliciosa comédia era devida aos seus personagens loucamente humanos. São pessoas comuns se adequando a novos valores, esperneando, mas descobrindo, com leveza e humor, que apesar de tudo o nosso único porto-seguro ainda é a família”.

A comédia transcorre nos tempos atuais em uma tranquila cidadezinha, no verão da Pensilvânia. Até quando a irmã famosa Masha (Marília Gabriela), grande estrela de cinema de Hollywood, com cinco casamentos no currículo, decide visitar seus irmãos acompanhada do namorado, o jovem sensual Spike (Bruno Narchi), ator iniciante, que ambiciona a fama.

Os irmãos solteirões de Masha, Vanya (Elias Andreato), cinquentão, resignado com sua vida, vive desde a sua infância na casa de campo dos pais com sua irmã adotada, Sonia (Patrícia Gasppar), melancólica, que sonha com o impossível, e nunca teve um namorado.

A trama também conta com a inocente e sincera Nina (Bianca Tadini), jovem aspirante a atriz, deslumbrada com o teatro e cheia de energia, e com a faxineira Cassandra (Teca Pereira), inteligente e ardilosa, acredita ter poderes de vidência, profetiza todo o fim de semana memorável, cheio de rivalidade e arrependimento da família explosivamente engraçada.

Vanya, Sonia, Masha e Spike, com seus personagens comoventes à procura de suas identidades e do sentido da Vida, promete muita diversão e gargalhadas do público, revelando o mundo moderno em que vivemos com criaturas fascinantes, e de uma humanidade cativante.

Serviço:
Temporada: de 6 de março a 19 de Julho, no Teatro FAAP
Local: Teatro FAAP - Rua Alagoas, 903 – Higienópolis – São Paulo-SP
Mais informações –  www.faap.br/teatro

Site de música comemora o Carnaval no Nordeste


A alegria e o colorido do Carnaval tomaram conta das ruas e o Spotify continua festejando! Depois de criar uma lista para fazer qualquer gringo cair na folia, a plataforma agora vai visitar o Nordeste através de duas listas especiais.

A primeira, intitulada Axé Bahia, conta com os hits que incendeiam o carnaval em Salvador durante os grandes blocos de Ivete Sangalo, Bell Marques, Banda Eva, entre outros.

Subindo mais um pouquinho, aterrissamos em Pernambuco, onde Frevo, Dança e Cultura invadem as ladeiras do estado! As fotos das capas da playlist seguem anexas.

Você pode curtir a lista no Spotify e também embedar o conteúdo online por meio do Spotify Play Button.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Cantora baiana abrilhanta o show de estreia do carnaval de Salvador

Foto: Danilo Carvalho / Agência Fio Condutor

A cantora Sol Garcia brilhou no show de estreia no carnaval de Salvador e comandou abertura do camarote Brahma, na noite desta quinta feira (12), no circuito Barra Ondina. A morena apresentou um repertorio especial que incluiu as musicas de seu novo EP "Vez de Amar", lançado na última semana, além de sucessos da musica sertaneja e axé music, que garantiram a animação do publico com sua mistura da percussão com a sanfona.

O figurino usado pela cantora foi confeccionado pelo Atelie Guinza de Ribeirão Preto e assinado pela estilista Ma Yamasita. A banda Alavonté, comandada por Mano Goes, Magary Lord e Adelmo Casé deu continuidade ao primeiro dia de festa no badalado camarote, que possui vista privilegiada.

A cantora Sol Garcia desembarcou na ultima segunda-feira (9) em Salvador, e deste de então vem cumprindo uma agenda repleta de entrevistas em rádios, jornais, TV's, sites, alem participações especiais como convidada em shows de outros artistas.

A artista que brilha e atrai os olhares nos principais palcos e circuitos de musica sertaneja, se mostrou ansiosa e realizada por se apresentar na maior festa popular do país, com um gostinho todo especial, pois é nascida em Salvador.

Trovadores Urbanos comemoram seus 25 anos no Ibirapuera


O show “Trovadores Urbanos – 25 anos“ divulga a trajetória de 25 anos dos seresteiros, num espetáculo divertido, romântico, com histórias pitorescas e momentos especiais vividos pelo grupo. Os Trovadores Urbanos iniciaram sua carreira nas janelas de São Paulo. Somam, hoje, mais de 100 mil homenageados, cinco turnês no exterior e muitos shows pelo Brasil, além de compor uma carreira fonográfica expressiva e reconhecida, com sete CD´s e um DVD gravados.

Uma história feita de homenagens sinceras e emoções indescritíveis, presentes que marcaram a vida de muita gente,  anônimos que tiveram seus momentos de estrela, e celebridades que se emocionaram como qualquer um de nós. O espetáculo “Trovadores Urbanos - 25 Anos” faz  uma grande viagem musical,   com imagens de noites, luas, cantoria, compositores, janelas, grandes amores pétalas de rosas vermelhas.

Delicadeza, profissionalismo e muito romantismo! No palco do Auditório Ibirapuera, o quarteto vocal Trovadores Urbanos: Maida Novaes, Juca Novaes, Valeria Caram e Eduardo Santhana, acompanhados pelos músicos: Claudio Duarthe (violão), Pratinha (flauta e bandolim) e Adriano Busko (percussão).

Serviço:
Show Trovadores Urbanos
Sábado, 21 de fevereiro, às 21h
Duração: 90 minutos (aproximadamente)
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)
Classificação indicativa: Livre
Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer
Capacidade: 800 lugares
Av. Pedro Alvares Cabral, s/n – Portão 2 do Parque do Ibirapuera
Fone: (11) 3629-1075
Saiba mais: http://www.auditorioibirapuera.com.br/

Psychotic Eyes lança novo álbum de death metal acústico em junho


No final de 2014 a banda paulista de death metal progressivo Psychotic Eyes escreveu um novo capítulo na história do metal. A banda tinha perdido seu baterista e recebeu um convite para fazer um show importante. Como não queriam perder a oportunidade, tiveram a ideia de realizar um show acústico, sem bateria: death metal tocado com dois violões e vocais guturais!

O que parecia improvável tornou-se histórico! Nunca antes foi registrado um show de death metal acústico como o realizado pelo grupo na Galeria Olido em São Paulo. O espírito vanguardista do Psychotic Eyes ganhou projeção na mídia do mundo todo. O resultado final ficou tão bom que entrar em estúdio e registrar algumas músicas nesse formato acabou tornando-se inevitável.

"Olhos Vermelhos" foi então o título que Dimitri Brandi (vocal/violões) e Douglas Gatuso (vocal/violões) escolheram para aquele que será o terceiro álbum oficial do Psychotic Eyes - mesmo sendo inteiramente acústico - e também o primeiro  trabalho de death metal acústico da história!

O novo disco já está sendo gravado no estúdio HBC Records em Guarulhos (SP) com produção de Humberto Belozupko. O disco reunirá duas faixas inéditas, "Olhos Vermelhos" - baseado num poema de Luiz Carlos Barata Cichetto - e "Memento Mori". Também farão parte do álbum, em novos arranjos, "The Hand of Fate" - música presente no álbum de estreia do Psychotic Eyes autointitulado - além de "Life" e "Dying Grief", ambas do segundo álbum de estúdio, "I Only Smile Behind The Mask" (2011).

"As gravações estão sensacionais, o material vai ficar fantástico", diz eufórico Dimitri Brandi. "Só estão demorando mais do que o previsto, pois gravar death metal no violão está se mostrando uma tarefa muito mais difícil do que o esperado. Como o violão é um instrumento acústico, tudo o que fazemos é captado pelo microfone. Um guitarrista e um baixista acostumados a "descer o braço" nas cordas apanham um pouco, pois produzimos muitos ruídos cavernosos que não soam bem na gravação.

 Isso tem feito o processo demorar um pouco mais do que seria uma gravação com instrumentos elétricos, mas o resultado está ficando surpreendente". "Olhos Vermelhos" do Psychotic Eyes será lançado em Junho. Detalhes sobre formatos e plataformas de distribuição serão divulgados em breve.

Balaio de Samba promove roda de carnaval na Vila Madalena


Se você não está a fim de brincar o carnaval nos blocos, ou assistir aos desfiles de escola de samba, ir para a Vila Madalena curtir uma boa roda de samba será a balada ideal. Neste carnaval de 2015, o grupo Balaio de Samba, fará um show especial. A apresentação vai acontecer na terça-feira de carnaval, dia 17, das 16h às 20h, no Restaurante Pau Brasil, Rua Horácio Lane, 207.

O Balaio nasceu de um grupo de amigos, músicos, apaixonados pela cultura brasileira, que se encontravam para tocar informalmente em lajes, garagens e bares do bairro. Desses encontros surgiu a ideia de ampliar a brincadeira levando-a rua afora, para encantar mais pessoas com a cultura do nosso país.

Hoje, o Balaio é formado pelos integrantes do extinto “Projeto Virado a Paulista” e, com novos amigos, continuam com o mesmo objetivo: trazer a popularidade brasileira de uma forma mais descontraída, mantendo o respeito às raízes, cantando e contando causos. Continuam brincando jongo, samba carioca, samba de bumbo, samba baiano, sempre lembrando, é claro, os grandes mestres do Samba Paulista.

O grupo é formado por Rodrigo Dias, Carlos Roberto, Diogo Felix, Jefferson Motta e Priscila Cardoso, músicos estudados, mas vividos e temperados em muita roda de Samba, como diz a velha guarda: “Só vagabundo! Só malandro! É pura Lira”!

Na apresentação será possível curtir músicas como Batuque de Pirapora, Silêncio no Bixiga, Tristeza Pé no chão, Alguém me avisou (Foram me chamar), Argumento, além de marchinhas e sambas enredos que marcaram a história.

Site: http://www.balaiodesamba.com.br/ - Músicas, Informações, Agenda.

Serviço: Show "Roda de Samba com Balaio de Samba!"
Local: Restaurante Pau Brasil
Dia: 17.02 Terça | Horário: das 16h às 20h
Endereço: Rua Horácio Lane, 207, São Paulo



Trilha sonora do filma "Cinquenta Tons de Cinza" é lançada na internet



Há quem não concorde com tamanho fenômeno, mas o filme "Cinquenta tons de cinza" está aí, sensualizando geral, e com uma trilha sonora bem boa. O disco traz quinze faixas de artistas como Beyoncé, Sia e The Weeknd. O álbum realmente vale a pena para os fãs do filme.

E para quem gosta de festa, a Deezer preparou uma playlist de "Carnaval for Dummies". Isso mesmo! Uma lista cheia de hits para quem ainda é iniciante na folia. Tem de tudo: de Carmen Miranda a Carlos Galhardo.

 http://www.deezer.com/album/9629890



Paula Lima comenta desfile de carnaval nesta sexta na Rede Globo



Paula Lima, uma das vozes mais marcantes da música brasileira, fará parte do time de comentaristas da TV Globo nesta sexta (13) e sábado (14) durante as transmissões do Carnaval em São Paulo.

A artista que será marcará presença pelo terceiro ano consecutivo durante a festa mais popular do mundo, está muito feliz com o convite. “É uma honra ser convidada mais uma vez para falar do Carnaval, festa que eu amo e me apaixono mais a cada dia. Eu e toda a equipe da TV Globo esperamos que vocês se divirtam muito e fiquem com a gente nesta sexta e sábado!”, convida Paula Lima, que nas últimas semanas fez visitas as 14 escolas do grupo especial.

Além dos comentários, Paula Lima também vai marcar presença na passarela do samba do Rio de Janeiro durante o desfile da Viradouro. A escola de samba do grupo especial do Rio de Janeiro que será a primeira a entrar na Marquês de Sapucaí no domingo (15), trará a artista no carro abre-alas e narrará a trajetória dos negros no Brasil com o enredo "Nas veias do Brasil, é a Viradouro em um dia de graça".





Regina Casé homenageia Maria Betânia em desfile em Salvador


No carnaval 2015, o Bloco Cortejo Afro apresenta o tema “Oyá Balé – A Dona da Porteira do Continente Africano” – Uma homenagem a Mãe Santinha de Oyá”, e desfila sexta e terça-feira (13 e 17 de fevereiro), no Circuito Avenida e domingo (15 de fevereiro), no Circuito Barra – Ondina. Hoje, sexta-feira, o bloco contará com a participação especial da atriz Regina Casé. “Estou muito feliz em participar dessa festa, esse ano eles vão homenagear Iansã. Estarei vestida de Santa Bárbara e aproveitarei a oportunidade para homenagear a querida cantora Maria Bethânia, que comemora hoje, 50 anos de carreira.”.

Regina ainda ressalta que sempre reveza entre o Carnaval do Rio e o da Bahia. “Este ano estou na Bahia onde já passei tantos Carnavais memoráveis. Agora, ainda mais animada porque será o primeiro Carnaval baiano do Roque. Já estou preparando sua fantasia do Ilê, do Gandhy. Acho que vai ser lindo ”.

O Bloco Cortejo Afro foi criado em 2 de julho de 1998, na comunidade de Pirajá. Sua origem, dentro dos limites de um terreiro de candomblé, o Ilê Axé Oiá, sob a inspiração e orientação espiritual da Yalorixá Anizia da Rocha Pitta, Mãe Santinha, atesta toda a sua identidade, autenticidade e força.

Foi idealizado pelo artista plástico Alberto Pitta, que há 30 anos desenvolve trabalhos ligados à estética e cultura africana. A intenção de Pitta é resgatar as cores, sons e ritmos do carnaval, que em sua opinião “o tempo se encarregou de apagar, tornando a maior festa popular do mundo, numa pasta só”. Daí a introdução predominantemente do branco sobre branco, o azul e prata que são cores de Oxalá. Já os grandes sombreiros, segundo Pitta, “visam passar o visual dos reinados das tribos africanas, especialmente de Benin, Costa do Marfim, dentre outros países africanos”.

Neste carnaval, o Bloco contará com a participação de 2.500 foliões; a bateria será composta por 200 percussionistas – a maior banda do carnaval da Bahia - dos quais 60 vem da Europa; exclusivamente para tocar com o Cortejo Afro; ala composta por 100 senhoras da 3ª idade; e ala de 50 baianas tradicionais.

A Banda Cortejo Afro com seus percussionistas, e a Ala de Canto formada por Marquinhos Marques, Claudya Costta, Valmir Brito e Portella “Açúcar”, acompanhados pelas performances de Veko Araújo animarão o Bloco, fazendo o público cantar e dançar com eles.

Mais informações (71) 3482-5352

Ouça (e veja) um grande clássico do rock: The Clash - "London Calling"



Ao lado do U2, eles politizaram o moribundo rock do fim do século 20, que se tornou a principal música do planeta Terra: The Clash - "London Calling".



London Calling
London calling to the faraway towns
Now war is declared and battle come down
London calling to the underworld
Come out of the cupboard, you boys and girls
London calling now don't look to us
Phony Beatlemania has bitten the dust
London calling see we ain't got no swing
'Cept for the ring of that truncheon thing

The ice age is coming, the sun is zooming in
Meltdown expected and the wheat is growing thin
Engines stop running but I have no fear
London is drowning and I live by the river

London calling to the imitation zone
Forget it, brother, you can go it alone
London calling upon the zombies of death
Quit holding out and draw another breath
London calling and I don't wanna shout
But when we were talking I saw you nodding out
London calling see we ain't got no highs
Except for that one with the yellowy eyes

The ice age is coming, the sun is zooming in
Engines stop running and the wheat is growing thin
A nuclear error but I have no fear
London is drowning and I, I live by the river

Now get this
London calling yes I was there too
An' you know what they said? Well some of it was true
London calling at the top of the dial
And after all this, won't you give me a smile?

I never felt so much a'like, a'like, a'like


Tradução
Londres Chamando
Londres chama para as cidades distantes
Agora a guerra está declarada e a batalha começa
Londres chama para o submundo
Saiam do armário todos os garotos e garotas
Londres chama, agora não olhem pra nós
Toda aquela falsa Beatlemania comeu poeira
Londres chama, veja nós não temos balanço
Exceto pelo toque daquele cassetete

A era do gelo está vindo, o sol está se aproximando.
Derretimento esperado e o trigo está nascendo fino.
Máquinas param de funcionar, mas eu não tenho medo.
Londres está afogando e eu vivo pelo rio.

Londres chama para a zona de imitação
Esqueça-o, irmão, e vá sozinho
Londres chamando os zumbis da morte
pare de se segurar e dê outro suspiro
Londres chama, e eu não quero gritar
Mas quando estávamos conversando eu vi você cochilando
Londres chama, veja nós não temos chapados
Exceto por aquele com os olhos amarelos

A Era do gelo está chegando, o sol está se aproximando
Máquinas param e o trigo está crescendo fino
Um erro nuclear, mas eu não tenho medo
Londres está se afogando e eu vivo no rio

Agora pegue isto
Londres chama, sim, eu estava lá também
E vocês sabem o que eles disseram? Bem, algumas coisas eram verdade.
Londres chama para o topo do relógio
Depois de tudo isso você não vai dar um sorriso?

Nunca me senti tão parecido, parecido, parecido

Rádio Base apresenta: Clássicos do rádio dos anos 80, com U2 - "Pride"




Eles não curtiam punk rock, mas eram mais punks do que muita gente na terra natal deles, a República da Irlanda: U2

Essa música foi o primeiro sucesso da banda a tocar nas rádios brasileiras, que haviam acabado de descobrir o público de rock nas ondas sonoras e resolveram atender a demanda. Veja aqui o clipe da música "Pride"




Um homem veio em nome do amor
Um homem veio e foi
Um homem veio ele para justificar
Um homem para subverter

Em nome do amor
O que mais em nome do amor?
Em nome do amor
O que mais em nome do amor?

Um homem foi pego numa cerca de arame farpado
Um homem que resiste
Um homem lavado numa praia vazia
Um homem traído com um beijo

Em nome do amor
O que mais em nome do amor?
Em nome do amor
O que mais em nome do amor?

Manhã cedo, 4 de abril
Um tiro faz barulho no céu de Memphis
Livre ao final, eles pegaram a sua vida
Eles não poderiam pegar o seu orgulho

Em nome do amor
O que mais em nome do amor?
Em nome do amor
O que mais em nome do amor?

Em nome do amor
O que mais em nome do amor?
Em nome do amor
O que mais em nome do amor?

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Novo disco de Rick Martin já está disponível na internet


O novo disco do Rick Martin, "A Quien Quiera Escuchar", lançado nesta terça-feira em todo o mundo, chega ao Brasil em uma versão Deluxe com três faixas exclusivas. O conteúdo está disponível apenas para os usuários do Deezer, um serviço de streaming de áudio que surgiu recentemente na internet.

As músicas "A Medio Vivir (Live Version)", "Y Todo Queda en Nada / Fuego de Noche, Nieve de Día Medley (Live Version)"  e "Te Extraño, Te Olvido, Te Amo (Live Version)" completam a edição especial do álbum que reúne 16 faixas. As versões ao vivo do cantor só estão disponíveis no formato streaming através da Deezer. O acordo prevê exclusividade do material por um período de seis meses.

A versão Deluxe de "A Quien Quiera Escuchar" pode ser ouvida no endereço http://www.deezer.com/album/9640490. Para promover o disco, Ricky Martin também participará de uma ação com fãs no twitter até o dia  15 de fevereiro.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Clipe de "Face The Death", do Primator, já está disponível na web



A banda de heavy metal tradicional Primator prepara-se para lançar, ainda em fevereiro, o seu álbum de estreia intitulado "Involution". Com um conceito e letras inspiradas na "A Origem das Espécies" de Charles Darwin e em outros pensadores da filosofia e psicanálise, "Involution" foi produzido por Daniel de Sá (Andragonia, Crossrock) e vai reunir as faixas "Primator", "Black Tormentor", "Deadland", "Flames of Hades", "Erase The Rainbow", "Caroline", "Let Me Live Again", "Face The Death", "Praying for Nothing" e "Involution".


"Face The Death" é o primeiro videoclipe em divulgação ao álbum e foi dirigido pelo próprio produtor do disco, Daniel de Sá.  O vídeo estreou em rede nacional na edição do último sábado do programa Udigrudi da Play TV e agora já está disponível no canal oficial da banda no Youtube.

Guitarrista de Erasmo Carlos se lança em carreira solo


Depois de ter gravado três álbuns com Erasmo Carlos e um álbum com sua ex-banda Filhos da Judith, o guitarrista e cantor Luiz Lopez se lança carreira solo .

"Vai" é o nome da canção de estreia de Lopez. Tem toda a musicalidade dos anos 60 e é carregada de fortes influências. Entre elas, Beatles e Raul Seixas.



Plataforma Vevo alcança 10 bilhões de views por mês


A Vevo - plataforma virtual especializada em música e entretenimento - alcançou, pela primeira vez em sua história, mais de 10 bilhões de views registrados por mês. Mais precisamente são 10.335.997.898 visualizações. Esse número representa um aumento de 86% de views, em relação a janeiro de 2014.

Esse crescimento pode estar relacionado ao aumento de conexões mobile e smart TV, que hoje representam 49,5% da audiência da VEVO. Outro marco, são os 23 vídeos nomeados com o VEVO Certified, o que significa que ultrapassaram os 100 milhões de views.

Taylor Swift é um exemplo claro. A cantora lidera por 12 semanas consecutivas a lista de video clipes mais assistidos com “Blank Space”, acumulando mais de 440 milhões de views.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

O Rádio, esta tv com muita imaginação


Diário de Bordo, data solar 2015021001
Por Marco Ribeiro


Boa noite!!!!

* Lamento não saber como representar graficamente essa sensacional vinheta que abria a programação noturna da saudosa Rádio Excelsior "pós-máquina do som". Era quase uma "Hora da Ave Maria", bem sintética e desprovida de qualquer sentido religioso ou sacro. Era apenas um "Boa Noite". Cá entre nós, preferia a vinheta "Bom Dia'', que entrava sempre às 0h e às 6h, não antes do locutor Nilton José decretar "Um Novo Dia", ou após o providencial "A Palavra de Dom Paulo Evaristo Arns", provavelmente os cinco minutos mais calmos e sensatos do rádio dos anos 80 e 90.

* A propósito: a figura acima não é do período descrito no parágrafo anterior. É de 1977, conforme o blog do qual foi extraído - Pandini GP.




Para gringo ver (ou ouvir)

* Nesse período de férias, a TV Cultura de São Paulo está apresentando uma série de programas com entrevistados estrangeiros que foram previamente gravados "por conta da legendagem", segundo seu apresentador Augusto Nunes. 




* O programa também é transmitido simultaneamente pela Rádio Cultura Brasil - AM 1200 kHz, de São Paulo. Não é um expediente que eu particularmente aprove - como se a Fundação Padre Anchieta se incomodasse com isso. Afinal, senhores, rádio NÃO É TV SEM IMAGEM!!!! Que fique claro! Enfim, boa parte das emissoras de rádio usam desse expediente. Paciência.

* Pois bem, a menos que você seja um exímio poliglota ou um falante nativo dos idiomas das personalidades que até então se apresentaram no excelente jornalístico, é impossível saber o que se está falando. O motivo é simples: não há uma tradução simultânea para que o conviva esteja dizendo. 


* No "Programa do Jô", da TV Globo, que é transmitido simultaneamente pela Rádio CBN, ouve-se a voz do tradutor enquanto o entrevistado fala, caso seja estrangeiro e não fale português, e sim, o idioma de origem. 


* Já é meio ridículo ouvir um programa de tv pelo rádio, mas não deixa de ser um bom recurso, tipo, quebra galho. É possível acompanhar razoavelmente um telejornal não estando em frente à tv ou outro aparelho que reproduza imagens. Não nos esqueçamos que a tv brasileira é filha do rádio. Se vão usar o rádio para transmitir conteúdos "televisivos", que usem direito. Quem ouve rádio é ouvinte e não um telespectador "sem vídeo".  


* Só para arrematar o assunto, lembro certa em que Boni, no próprio Roda Viva, salvo engano, proferiu o seguinte pensamento quando lhe foi perguntado o que era o Rádio: "O Rádio é a tv com muita imaginação". E fim da transmissão.